Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluxo de Ar com water cooler frontal (gambiarra)


Posts recomendados

Olá senhores!

Estou montando um computador com a seguinte configuração:

I5 9600KF

2070 super Msi gamming X

Z390 Aorus Pro

16gb 3466mhz hyperX Fury Rgb

Fonte Riotoro enigma

Kit de fan gamdias com 4 fans

Gabinete Wheel Jack da Redragon

Water cooler ML240LR cooler master

 

O problema é o seguinte, o water cooler não entra na parte de cima do Wheel Jack, apesar de ter espaço para parafusar o radiador, ele pega na memória ram, tornando impossível colocar sem fazer gambiarra, de início não quero comprar outro gabinete ou trocar o water por um 120mm, e pensei nas seguintes gambiarras,

 

1- Um suporte de alumínio (fino para não tapar o fluxo de AR) que permita que water seja colocado e parafusado nela, q por sua vez vai parafusada no gabinete, permitindo a instalação na parte superior

 

2- a instalação do water na parte frontal, porém, a parte frontal desse gabinete já está com 3 fans, e ficaria bem feio remover duas delas pra encaixar o radiador, então eu colocaria as 3 fans pela frente e adaptaria o water atrás das 3 fans, mas isso fara com que todo ar que entre pela frente passe no radiador e os fans do radiador também empurrem ar na direção da placa-mãe.

 

3- furar o gabinete permitindo parafusar o water mais longe da memória ram e colocá-lo na parte superior.

 

Gostaria de saber qual dessas opções é menos pior, também estou aberto a qualquer outra dica ou ideia para resolver o problema, provável q no futuro eu troque o gabinete pra resolver de vez.. mas por enquanto seria necessário uma gambiarra kk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Waltercooler White disse:

O problema é o seguinte, o water cooler não entra na parte de cima do Wheel Jack, apesar de ter espaço para parafusar o radiador, ele pega na memória ram, tornando impossível colocar sem fazer gambiarra, de início não quero comprar outro gabinete ou trocar o water por um 120mm, e pensei nas seguintes gambiarras,

A melhor solução é trocar o gabinete sem sombra de dúvidas, especialmente porque esse modelo + as quatro ventoinhas custa o mesmo preço de um Corsair Carbide Series SPEC-DELTA, ou um Thermaltake J24 que são muito melhores e vem com 3 ventoinhas RGB e uma normal cada um, todas de alta qualidade, de quebra com suporte a WC. Outra coisa é que esse WC não terá desempenho maior do que um air cooler simples e barato como o MA410P a não ser que vá fazer OC. 

Enfim, se não quer devolver e prefere alterar as características de um componente NOVO que deveria ser perfeitamente compatível com o que você precisa DE FÁBRICA e não é por claramente ter qualidade duvidosa (Redragon é marca chinesa de qualidade razoável no máximo), então vamos às suas demais opções, salientando que eu jamais tomaria esta rota com componentes recém comprados:

 

7 minutos atrás, Waltercooler White disse:

1- Um suporte de alumínio (fino para não tapar o fluxo de AR) que permita que water seja colocado e parafusado nela, q por sua vez vai parafusada no gabinete, permitindo a instalação na parte superior

Não recomendo. Se você deslocar o WC do encaixe de saída de ar você terá perda de desempenho de arrefecimento no gabinete inteiro, pois ele vai reciclar ar quente.

 

8 minutos atrás, Waltercooler White disse:

2- a instalação do water na parte frontal, porém, a parte frontal desse gabinete já está com 3 fans, e ficaria bem feio remover duas delas pra encaixar o radiador, então eu colocaria as 3 fans pela frente e adaptaria o water atrás das 3 fans, mas isso fara com que todo ar que entre pela frente passe no radiador e os fans do radiador também empurrem ar na direção da placa-mãe.

Na parte frontal parece ser sua melhor opção, removendo os fans já presentes e passando eles para outro lugar, claro. O problema com isso é que apesar de você reduzir a temperatura da sua CPU, você vai aumentar da GPU que é o grande vilão de aquecimento do computador, e o mais susceptível a superaquecimento e danos subsequentes. 

 

9 minutos atrás, Waltercooler White disse:

3- furar o gabinete permitindo parafusar o water mais longe da memória ram e colocá-lo na parte superior.

Mesmo problema do 1, a menos que você faça uma gambiarra para vedar a saída de ar do WC. O QUE EU JAMAIS RECOMENDARIA, pois arrisca perder a garantia do WC ainda por cima.

 

Sério, troca isso aí e seja feliz com componentes melhores, mais duráveis, custando a mesma coisa.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, ACCEPT disse:

@Waltercooler White Faria os furos longe das memorias, opção 3 e tiraria o vidro frontal tambem para melhorar o floxo de ar.

O Wheel Jack é um dos poucos gabinetes que tem bom fluxo de ar apesar de ter vidro no painel frontal, pois o espaçamento dele para o gabinete é suficiente para permitir uma boa passagem de ar. Por outro lado, o filtro reduz um pouco o fluxo, mas isso acontece em todo gabinete filtrado, que sempre são melhores do que os não filtrados.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods,

Sabe aquele tapão na cara q você precisa leva pra não fazer mais besteira? Kkk entao.. valeu pelo comentário

Só pra complementar, pelo que eu dei uma olhada nos gabinetes que você mencionou e até mesmo em outros q eu estou olhando, todos tem a mesmo medida ou medidas muito próximas entre o fim da placa-mãe e o topo do gabinete, então tem grandes chances de eu ter o mesmo problema, quais gabinetes vcs indicam com um espaço interno maior na parte superior? Tanto faz o visual do modelo, só quero resolver o problema agora kkkk 

***Edit minha casa é muito quente e tenho duas cachorras, o wheel Jack foi escolhido também por conta dos filtros de poeira e pelos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os gabinetes de qualidade hoje tem filtragem de poeira e pelos em todas as entradas ar e nas saídas superiores. Então pode ficar sossegado se tiver que trocar.

 

Agora que você mencionou as medidas, vou comparar para ver as diferenças entre eles e te dou retorno logo mais.

adicionado 8 minutos depois

image.png.1cd519d6e54bd5dfde913410037414b3.png

 

image.png.d201ff3014907804211e21e5b2bc890d.png

image.png.a3f82831b3e7f2ffa88ad5cf634af519.png

 

Realmente o Thermaltake só tem compatibilidade de radiador adequada no painel frontal. Já o Corsair promete ter em cima (inclusive tem na foto do site como copiei acima). 

 

A despeito disso, acabo de pensar uma coisa... Você tentou instalar o radiador antes ou depois da placa-mãe? Você sabe que tem que instalar antes né?

adicionado 19 minutos depois

Outra coisa que lembrei, é que se quiser substituir o WC por um air cooler, você terá praticamente o mesmo desempenho de arrefecimento com o MA410P, porém durabilidade bem maior já que não tem bomba, nem líquido para falhar, nem acúmulo de material nos fins do bloco, o que acontece com o tempo na maioria dos WC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ DodsDods, 

 

Então cara, aparentemente escolhi a dedo os componentes q não funcionariam em conjunto, talvez por esse WC ter RGB no radiador aumenta a espessura dele, as memória hyperX também tem rgb o que deixam elas ligeiramente mais altas, e a posição onde elas ficam na z390 Aorus pro, por milímetros a placa e o water não permitem q você coloque o outro, independente da ordem, colocando a placa ou o radiador primeiro, por isso me deixa a dúvida sobre alguns outros gabinetes que também dizem permitir WC no topo, pois o que parece é q eu escolhi peças q não se encaixam bem, pesquisando aqui eu encontrei alguns Full Tower com espaço suficiente e até alguns daqueles esquisitos com formatos não convencionais que também resolveriam o problema..

Eu escolhi essa placa-mãe por permitir com folga o upgrade de processador, peguei um i5 de início pois não vou estressar nenhum componente, a 2070 super vai rodar em 60 fps no máximo pois ainda não tenho monitor, então vou usar minha TV, sobre o WC realmente não procurei por algo extremamente performático, vi q ele deixava numa temperatura aceitável, eu queria water porque dentro da minha casa o ambiente já é muito quente, e achei esse bonitinho e na promoção kkk

E as memórias minha única restrição era aproveitar que a placa permitia XMP e já pegar algo com uma frequência melhorzinha, vi a com RGB e achei bonitinha kkk

E aí chegamos nisso aí kkkkk já encontrei alguém que poderia pegar meu gabinete, agora basta procurar bem um substituto, mas pelo q vi vai sair bem mais caro..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sério, eu super entendo toda sua trajetória até finalizar as escolhas e compras dos seus componentes. Já estive aí onde você está agora, mas ainda quero te esclarecer. Realmente existem muitas memórias que são incompatíveis com WC. Realmente tem gabinetes mais favoráveis do que outros (eu por exemplo tenho um jumbo chamado Thermaltake Core X31 TG), mas os poucos que tem mais espaço são raros e caros. Apesar de eu não concordar com a aquisição de um gabinete "subpar" da redragon, devo admitir que esse wheel jack tem todas as especificações compatíveis com gabinetes da mais alta qualidade (só não sei da execução dessas especificações, o que só saberei quando tiver um em minhas mãos efetivamente). Assim sendo, recomendo que opte por uma das três opções:
 

  1. Troque de gabinete, o que sempre será benéfico tendo em vista que gastou com ventoinhas de má qualidade quando poderia, pelo mesmíssimo preço, ter adquirido um gabinete populado por ventoinhas de maior qualidade, qual teria maior qualidade em si overall.
  2. Troque suas memórias, que por terem perfil alto estão atrapalhando sua montagem. Isso seria válido mesmo em outros modelos de gabinete, mesmo vários de classificação "premium".
  3. Troque seu cooler. Esta é minha mais importante dica. Entenda que WC do tipo AIO não é lucro para ninguém. Te dá uma ilusão de que será melhor que Air Coolers, mas é raro, sempre foi, um AIO ter desempenho de arrefecimento superior a um Air Cooler de preço similar, sendo que praticamente qualquer Air Cooler seria mais do que adequado para sua montagem, mesmo com as memórias altas. Afinal, Air Coolers podem ser montados em duas posições diferentes, e já montei deles com memórias bem altas sem qualquer problema (vide o meu próprio gabinete, que tem memórias altas e ainda sim o Air Cooler não atrapalha).

Seja como for, você tem que tomar uma decisão. Além das opções que citei acima, ainda tem a de fazer a instalação do WC no painel frontal, que está longe de ser a posição ideal, mas já lhe deixaria (dentro de um espectro enorme de preguiça e ansiedade) satisfeito. 

Recomendo muito que troque seu WC. Essa é minha mais importante recomendação. Se quiser comprar um de preço similar ao que já tem, provavelmente encontrará o MA620P nessa faixa de custo. Isso sendo que ele dever ter desempenho ainda superior a esse AIO que você adquiriu.

 

Tudo isso para não falar AIO é ruim, pois como você bem pode notar, tenho birra de AIO.

adicionado 15 minutos depois
12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Troque seu cooler. Esta é minha mais importante dica. Entenda que WC do tipo AIO não é lucro para ninguém. Te dá uma ilusão de que será melhor que Air Coolers, mas é raro, sempre foi, um AIO ter desempenho de arrefecimento superior a um Air Cooler de preço similar, sendo que praticamente qualquer Air Cooler seria mais do que adequado para sua montagem, mesmo com as memórias altas. Afinal, Air Coolers podem ser montados em duas posições diferentes, e já montei deles com memórias bem altas sem qualquer problema (vide o meu próprio gabinete, que tem memórias altas e ainda sim o Air Cooler não atrapalha).

Esqueci de mencionar que air coolers de qualidade como os que indiquei, tem durabilidade muito superior, bem como desempenho adequado durante toda sua vida útil, bastando trocar apenas a ventoinha quando necessário, enquanto WCs tem bomba d'água e bloco que precisam de manutenção periódica, ou podem simplesmente falhar.

adicionado 19 minutos depois
51 minutos atrás, Waltercooler White disse:

talvez por esse WC ter RGB no radiador aumenta a espessura dele,

Nada a ver. Ventoinhas RGB ou não RGB tem espessura máxima pré-determinada para serem compatíveis em todos os cenários mais comuns. Seu problema está mais na memória mesmo. Pesquisei montagens com o Wheel Jack e não encontrei problema similar ao seu com uso de WC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!