Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, eu estou montando um computador pela primeira vez, e já estou a bastante tempo com essa dúvida, eu quero usar uma placa-mãe ex a320m gaming com um gabinete gamemax Black diamond, mas pelo que entendi a fan e a fita rgb do pc podem (ou devem, não tenho certeza) ser conectados no conector rgb da placa-mãe, mas o conector que vem deles tem 3 pinos e a placa-mãe só tem o de 4 pinos, eu posso engatar o 3 pinos na placa-mãe normalmente ou tem algum problema com isso?

Postado
Em 26/01/2020 às 04:44, Bruno Milani Wertz disse:

@JeanRGW Normalmente funciona sem problemas dependendo do modelo de seu cooler.

Não funciona não. O padrão RGB 12V com 4 pinos usa um pino para fornecer 12V, e os outros 3 pinos cada um controle uma das cores primárias (RGB - verde, vermelhoe e azul). Combinado o 12V mais um ou mais dos outros 3 pinos consegue-se mudar a cor do dispositivo conectado.

Já o padrão ARGB (addressable rgb) 5V com 3 pinos usa um modo totalmente diferente, um pino é o 5V, o outro é o terra, e o pino restante é o que carrega o sinal de dados. Neste padrão cada led conectado tem o seu endereço individual, e através deste pino de dados cada led individual sabe o momento de ser acionado, e qual cor tem que ser exibida.

Os coolers RGB vêm com dois cabos, um para acionar a ventoinha (esse sim pode ser 3 ou 4 pinos), que vão ligados nos headers de fan da placa-mãe, e o outro cabo é o RGB ou ARGB, dependendo do modelo do cooler, e este cabo é somente para os efeitos de luz do cooler. Se você ligar somente o cabo de força do cooler ele funciona, mas não aciona os efeitos de luz. Se ligar somente o cabo RGB, as luzes funcionam, mas o cooler não vai girar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!