Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3600x com Vcore muito alto...


Apologise

Posts recomendados

All, tranquilo?
Meu Ryzen 3600x deve ser da pior leva da fornada, trabalha 100% stock a 1.443v 😥

Com clock variando entre 3800 e 4197Mhz, chega a 78º no stress test...
O water cooler ML240L da Cooler Master parece não dar conta de mante-lo resfriado.


Com OC leve e todos os cores a 4297Mhz ele chega a bater 95º em curtos períodos de tempo (2 ou 3 segundos) e estabiliza por volta de 87~90º...

 

A temperatura no gabinete está sempre tranquila, entre 30 e 33º.
SSD M2 XPG S40 fica a 40~44º.
RTX 2060 EVGA dá 65º de pico, 42º idle.
HDD 1TB fica por volta 36º

 

São 6 fans de 120mm, 2 frontais, 2 traseiros (painel e fonte) e 2 na parte superior (water cooler), no Cooler Master Silencio S400.

Gabinete pequeno, mas a temperatura dentro dele parece boa.

Alguma sugestão de como melhorar o resfriamento desse Ryzen "esquentadinho"?

 

Ah, memórias HyperX Predator 8Gb 3200Mhz Stock (2 módulos, 16Gb).

 

 

IMG_4053.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, RS Faria disse:

@Apologise

 

Você tentou fazer um controle manual do Vcore? Tem placa-mãe que pesa na tensão e eleva a temperatura, pra além do razoável.. Você só vai saber se ele é ruim assim, se você tiver esse parâmetro sobre SEU controle..

Boa! Vou tentar setar ele então em um vcore mais baixo.
Qual seria um bom vcore para 4200Mhz?

Minha placa é uma Asrock B450 Steel Legend.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Apologise disse:

Quando o uso do PC é simples (música, filmes, vídeos...) uso stock.
Quando jogo, faço OC para 4300Mhz em todos os cores.

Você sabe que essa CPU é overkill para jogos né? E quem aumenta o desempenho efetivamente em jogos é a GPU, você sabe disso? Falo isso porque mesmo que você estivesse usando uma RTX 2080 Super você provavelmente não estaria vendo ganhos de desempenho significativos com OC da CPU, e mesmo que fossem significativos, aumentar os FPS acima de um certo patamar é simplesmente desnecessário e desgasta o hardware prematuramente sem qualquer razão. 
Aumentar 50 FPS para quem já está rodando a 100+, por exemplo, reduz a vida útil do hardware sem qualquer necessidade.

 

Enfim, se você está rodando em OC, então sua CPU não é "esquentadinha". Ela está respondendo como se esperaria que qualquer CPU responderia sob OC. O fator temperatura é justamente um dos grandes limitadores de qualquer OC. 

 

Eu recomendaria que você desligasse esse OC e fizesse um benchmark para ver qual é o ganho efetivo que ele está lhe oferecendo, e a partir daí ponderasse se realmente precisa disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você sabe que essa CPU é overkill para jogos né? E quem aumenta o desempenho efetivamente em jogos é a GPU, você sabe disso? Falo isso porque mesmo que você estivesse usando uma RTX 2080 Super você provavelmente não estaria vendo ganhos de desempenho significativos com OC da CPU, e mesmo que fossem significativos, aumentar os FPS acima de um certo patamar é simplesmente desnecessário e desgasta o hardware prematuramente sem qualquer razão. 
Aumentar 50 FPS para quem já está rodando a 100+, por exemplo, reduz a vida útil do hardware sem qualquer necessidade.

 

Enfim, se você está rodando em OC, então sua CPU não é "esquentadinha". Ela está respondendo como se esperaria que qualquer CPU responderia sob OC. O fator temperatura é justamente um dos grandes limitadores de qualquer OC. 

 

Eu recomendaria que você desligasse esse OC e fizesse um benchmark para ver qual é o ganho efetivo que ele está lhe oferecendo, e a partir daí ponderasse se realmente precisa disso.

Boa dica, vou fazer o teste e ver se tem algum ganho na prática...

É que é aquela coisa né, a gente quer sempre tirar 200% do nosso hardware 😰

adicionado 2 minutos depois
21 minutos atrás, T4RD-1S disse:

Só por curiosidade, qual versão da BIOS está instalada?

 

Tenho essa mesma placa e descobri da pior forma que a ASRock tem um bug no VRM  consequentemente no controle do VCore nas versões abaixo da P2.50 que afeta não apenas as B450.

Acabei de verificar e estou na P2.60...

 

O Vcore agora stock e idke está variando entre 1.431v e 1.444v... Um tanto alto para não estar fazendo nada...
No HWinfo 64 o menor vcore registrado é de 1.406v...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Apologise disse:

O Vcore agora stock e idke está variando entre 1.431v e 1.444v... Um tanto alto para não estar fazendo nada...
No HWinfo 64 o menor vcore registrado é de 1.406v...

O meu 2700 nessa mesma placa, segundo o Ryzen Master em idle fica sempre saltando de 0.8v para 1.43v por 1 segundo e retorna pra 0.8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Apologise disse:

Boa dica, vou fazer o teste e ver se tem algum ganho na prática...

É que é aquela coisa né, a gente quer sempre tirar 200% do nosso hardware

Cara, eu já perdi uma placa-mãe cara fazendo algo nesse sentido, e o pior é que não tinha mais dela para repor... Foi uma novela que não pretendo repetir nunca mais. Hoje em dia minha prioridade é o hardware durar até o dia que eu cansar dele. Se durar esse tanto, então cumpriu seu papel com louvor.

adicionado 2 minutos depois

Corrigi o texto, escrevi "acabar" onde eu queria dizer "durar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, problema resolvido!
Incomodado com as altas temperaturas do meu processador, resolvi retirar meu cooler para trocar a pasta térmica (que só tinha 1 semana de aplicada), mas por fim as dúvidas...

 

Retirei o WC a pasta térmica estava bem espalhada em todo core e block do WC.

Usava a Artic Silver comprada no Mercado Livre.

 

Mas na hora de montar resolvi testar a que veio da Cooler Master e... BINGO!

 

A temperatura agora despencou, ficando no uso normal (spotify, chrome e etc) variando entre 43 e 47 graus.

No burn test full load em stock não passa de 70 graus.

Com OC em todos os cores a 4300Mhz e 1.400v varia entre 72 e 78 graus!

 

Agora sim as coisas estão normais 😃

Suspeito que eu tenha comprado uma pasta térmica falsa no Mercado Livre... Alguém já ouviu falar nisso? 🙄

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Apologise disse:

Amigos, problema resolvido!
Incomodado com as altas temperaturas do meu processador, resolvi retirar meu cooler para trocar a pasta térmica (que só tinha 1 semana de aplicada), mas por fim as dúvidas...

 

Retirei o WC a pasta térmica estava bem espalhada em todo core e block do WC.

Usava a Artic Silver comprada no Mercado Livre.

 

Mas na hora de montar resolvi testar a que veio da Cooler Master e... BINGO!

 

A temperatura agora despencou, ficando no uso normal (spotify, chrome e etc) variando entre 43 e 47 graus.

No burn test full load em stock não passa de 70 graus.

Com OC em todos os cores a 4300Mhz e 1.400v varia entre 72 e 78 graus!

 

Agora sim as coisas estão normais 😃

Suspeito que eu tenha comprado uma pasta térmica falsa no Mercado Livre... Alguém já ouviu falar nisso? 🙄

 

Abraços!

Nosso querido e odiado mercado livre! Se você não comprou algo falso, então comprou algo falso, simples assim. Espero que na próxima compre algo em lojas confiáveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, WOZ Dods disse:

Nosso querido e odiado mercado livre! Se você não comprou algo falso, então comprou algo falso, simples assim. Espero que na próxima compre algo em lojas confiáveis!

Pois é, nem sabia que existia pasta térmica "duvidosa" no mercado...
Fica o alerta para todos, Arctic Silver 5, bisnaga de 3.5 gramas.

 

Agora sim eu estou feliz com meu setup!
O Ryzen está trabalhando bem mais frio, FarCry 5 tudo no ultra está uma coisa linda de se ver 😍

 

Abraços a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Apologise disse:

Pois é, nem sabia que existia pasta térmica "duvidosa" no mercado...
Fica o alerta para todos, Arctic Silver 5, bisnaga de 3.5 gramas.

A pasta é o problema, não quem a vende..

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1300161-qual-pasta-térmica-escolher/?do=findComment&comment=7115173

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

Boa!

Eu estava completamente desatualizado em relação a pastas térmicas...

 

Gostei tanto que já pedi uma Coolaboratory Liquid Pro, nem tanto pela performance, mas sim pela promessa de transmitir o calor para o cooler 9x mais rápido que as pastas atuais.

Isso deve ajudar a diminuir aqueles picos de temperatura super rápidos que o processador as vezes dá.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Apologise Picos de temperatura instantâneos, tipo sobe para 70, desce para 55, sobe novamente para 72, desce para 60, instantaneamente, é sinal de que o dissipador não está fazendo contato correto com o chip (CPU ou GPU). Geralmente isso ocorre, inclusive, quando não se usa nenhuma pasta térmica.
Só para constar.

adicionado 9 minutos depois
37 minutos atrás, Apologise disse:

Gostei tanto que já pedi uma Coolaboratory Liquid Pro, nem tanto pela performance, mas sim pela promessa de transmitir o calor para o cooler 9x mais rápido que as pastas atuais.

 

Assista esse vídeo só para se informar: 

 

A liquid pro aparentemente só tem aumento de eficiência em relação às pastas "normais" que já vem pré-aplicadas nos coolers para CPUs "delided". Se ainda não tiver comprado isso, recomendo uma de marca mais tradicional, que não seja condutiva, que tenha alta viscosidade, pois só a aplicação de pastas líquidas já é tão arriscada e complexa que eu considero arriscadas demais para a maioria dos "profissionais" da área, quanto menos para não profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...