Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc trava, HD Some e volta toda hora


Posts recomendados

Boa noite galera, estou com o seguinte problema: eu ligo o Pc uso ele normalmente, e do nada ele congela, quando reinicio  mostra mensagem de “Boot device" não inicia o windows e eu olho na Bios e meus HD sumiram.  Depois ele reaparece do nada. Já mexi nos cabos, já troquei de slots, retirei as memórias limpei e recoloquei...e nada resolve.

obs 1 :Esse problema tinha começado depois que tinha feito um Overclock no meu processador, mas eu ja desfiz o Overclock inclusive, pois estava esquentando demais.

Obs 2: Eu comprei Coolers novos e mais potentes.

Minhas principais desconfianças são : A fonte não tá aguentando alimentar, ou a placa-mãe que tá bixando ( mas ela é relativamente nova...)

 Minha config :

AMD Phenom II x6 1055t

placa-mãe m5a78l-m usb3+

2x4Gb de RAM da Hyperx Fury ddr3

1 SSD da Sandisk  de 240

placa de vídeo GeForce 730 ddr5

1 HD antigo  de 300

Fonte é de 500w me falaram na época que era de 500w reais, mas confesso que ela já é bem antiga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte não é ruim, pode ser que o aumento de tensão do processador tenha causado algum problema a placa após o overclock, mas pra ter certeza terá que testar com outro HD, se o problema persistir, realmente deu defeito na placa. Ou testar o SSD em outra máquina, ou via case por USB, isso para ter certeza que não foi o SSD que deu problema.

 

São os dois discos que o bios deixa de reconhecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Sthefany Silva disse:

Boa noite galera, estou com o seguinte problema: eu ligo o Pc uso ele normalmente, e do nada ele congela, quando reinicio  mostra mensagem de “Boot device" não inicia o windows e eu olho na Bios e meus HD sumiram.  Depois ele reaparece do nada. Já mexi nos cabos, já troquei de slots, retirei as memórias limpei e recoloquei...e nada resolve.

obs 1 :Esse problema tinha começado depois que tinha feito um Overclock no meu processador, mas eu ja desfiz o Overclock inclusive, pois estava esquentando demais.

Obs 2: Eu comprei Coolers novos e mais potentes.

Minhas principais desconfianças são : A fonte não tá aguentando alimentar, ou a placa-mãe que tá bixando ( mas ela é relativamente nova...)

 Minha config :

AMD Phenom II x6 1055t

placa-mãe m5a78l-m usb3+

2x4Gb de RAM da Hyperx Fury ddr3

1 SSD da Sandisk  de 240

placa de vídeo GeForce 730 ddr5

1 HD antigo  de 300

Fonte é de 500w me falaram na época que era de 500w reais, mas confesso que ela já é bem antiga.

 

Qual marca e modelo é essa fonte?

Quanto tempo de uso tem esse hd?

Sistema operacional esta no hd ou ssd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Qual marca e modelo é essa fonte?

Quanto tempo de uso tem esse hd?

Sistema operacional esta no hd ou ssd?

Então a marca da fonte eu não sei... Por que ela ja deve ter uns 5 anos e o adesivo com a marca ja descolou... Sobre o HD, o SSD é Bem novo, deve tá na garantia, e o HD normal é bem antigo tipo uns 8 anos. 

adicionado 2 minutos depois
6 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

A fonte não é ruim, pode ser que o aumento de tensão do processador tenha causado algum problema a placa após o overclock, mas pra ter certeza terá que testar com outro HD, se o problema persistir, realmente deu defeito na placa. Ou testar o SSD em outra máquina, ou via case por USB, isso para ter certeza que não foi o SSD que deu problema.

 

São os dois discos que o bios deixa de reconhecer?

Exatamente, os dois Discos. O SSD é bem novo e também não é reconhecido. O HD normal é bem mais antigo... Mas como ambos  travam e não são reconhecidos, estou praticamente descartando a ideia de ser os HD.

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Qual marca e modelo é essa fonte?

Quanto tempo de uso tem esse hd?

Sistema operacional esta no hd ou ssd?

Ahh esqueci de falar, o sistema operacional está no SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja vi travamentos de hd por causa da fonte. Pode fazer testes com outra fonte para ter certeza.

Tire a alimentação do hd e só use o ssd para ver se resolve, ja peguei travamentos por hd defeituoso, caso a controladora perceba um curto, ela pode se desligar, por isso que qualquer coisa ligado ao sata vai sumir, agora se tem um drive de dvd e ele ficar, ai descarto essa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, lauro.m.s1379 disse:

Ja vi travamentos de hd por causa da fonte. Pode fazer testes com outra fonte para ter certeza.

Tire a alimentação do hd e só use o ssd para ver se resolve, ja peguei travamentos por hd defeituoso, caso a controladora perceba um curto, ela pode se desligar, por isso que qualquer coisa ligado ao sata vai sumir, agora se tem um drive de dvd e ele ficar, ai descarto essa ideia.

Eu desativei o HD antigo ontem a noite pra testar isto, mas o problema continua... Então não é um HD específico... Provavelmente será fonte ou placa-mãe :(  

ps. Tem risco de ser o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte for muito antiga ou de qualidade duvidosa, gera ruídos onde se passa da ordem de 150mv, gera tela azul, travamentos e queima de componentes. Troquei uma C3Tech 500w por ela queimaram 3 hd de 500gb cada em menos de um ano, depois que eu troquei, nunca mais queimou hd. Detalhe que o hd tinha 1 ano e meio de uso. Hoje estou com uma 80plus e muito satisfeito, nunca me deu trabalho a 4 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, lauro.m.s1379 disse:

Fonte for muito antiga ou de qualidade duvidosa, gera ruídos onde se passa da ordem de 150mv, gera tela azul, travamentos e queima de componentes. Troquei uma C3Tech 500w por ela queimaram 3 hd de 500gb cada em menos de um ano, depois que eu troquei, nunca mais queimou hd. Detalhe que o hd tinha 1 ano e meio de uso. Hoje estou com uma 80plus e muito satisfeito, nunca me deu trabalho a 4 anos.

Que fonte boa e num preço saudável você me recomenda? Eu provavelmente vou trocar de qualquer forma a fonte por que pretendo colocar uma Radeon Rx 580 futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2020 às 13:36, lauro.m.s1379 disse:

Ja vi travamentos de hd por causa da fonte. Pode fazer testes com outra fonte para ter certeza.

Tire a alimentação do hd e só use o ssd para ver se resolve, ja peguei travamentos por hd defeituoso, caso a controladora perceba um curto, ela pode se desligar, por isso que qualquer coisa ligado ao sata vai sumir, agora se tem um drive de dvd e ele ficar, ai descarto essa ideia.

Travamentos e reinicialização sim, mas nunca vi os HDs sumirem do BIOS por causa da fonte.

adicionado 4 minutos depois

@Sthefany Silva antes de gastar faça mais testes. Tente instalar um Linux num pendrive e use por algum tempo pra ver no que dá. Pode usar esse tutorial pra isso: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/aprenda-usar-o-pendrive-como-um-sistema-operacional-movel.html

adicionado 8 minutos depois

Ou compre um case para o SSD e tente rodá-lo como HD externo.

adicionado 18 minutos depois

Pode tentar fazer um LivePendrive do Windows também:

Aqui:

E aqui:

https://www.profissionaisti.com.br/2015/05/criando-o-windows-to-go-windows-8-1-rodando-direto-do-pen-drive/

adicionado 19 minutos depois

Obs.: Se o sistema rodar direitinho pelo pendrive e não trava, realmente a placa está defeituosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Travamentos e reinicialização sim, mas nunca vi os HDs sumirem do BIOS por causa da fonte.

adicionado 4 minutos depois

Comigo sim, com fonte ruim e hd também. Moro no interior e tem gente que ainda tem pentium 4 aqui cara ou quando não é o celeron 775 2.3ghz, Aqui até rato dentro de pc tu acha, barata só vejo a sombra dentro da fonte pois no pipoco não sobra muita coisa, só a expressão do corpo marcado na chapa por dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!