Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento do i9-9900K com Watercooler DX 121A


Posts recomendados

Bom dia amigos! 

 

Venho enfrentando um problema que não sei mais como resolver. Tenho um conhecimento básico em hardware, suficiente pra fazer algumas trocas e montagens. Sei pouquíssimo de BIOS. Recentemente troquei meu processador e resolvi comprar um watercooler pra garantir que não iria superaquecer. Eu mesmo fiz a instalação desse WC (primeira vez que instalei um WC) segui vídeos tutoriais e o manual. O problema é que pelo que parece ele não vem segurando a temperatura e venho me preocupando.

 

Ele em uso normal fica em torno de 50 a 55 graus. No stress de jogos pesados vi que ele chegou a 75 até travar o jogo. Então resolvi desligar e só jogo agora com o PC aberto e com ventilador do lado dele pra evitar um stress maior. 

 

O que pode estar causando esse superaquecimento? Alguma tensão? Já instalei, desinstalei o WC, troquei pasta térmica, e nada! 

 

Ps: Até cogitei levar para um técnico daqui pra me ajudar, o problema é que os técnicos aqui da minha cidade sabem menos que eu desse tipo de hardware rsrs Eles não costumam trabalhar com PCs de alta performance.

 

 

Meu processador é um i9 - 9900K

Meu Watercooler é o DX 121A: https://www.amazon.com.br/Water-cooler-ARGB-Cooler-DX-121A/dp/B0822XJXBV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Oliveirama480 disse:

Qual é o modelo do seu water cooler? Usa em qual socket? 

Nesses casos, o comum é o WC não estar fazendo um contato correto com o processador e/ou as fans não estarem funcionando na rotação correta.

 

Pois é, sobre o contato eu reinstalei umas 3 vezes pra ver se colocava ele 'mais colado' com o processador e o que me parece é que realmente está bem instalado. Sobre a rotação, desde que instalei eu não mexi nelas porque realmente não manjo muito.

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Eder Neumann disse:

onde voce ligou a bomba dele? reconfigurou a velocidade dela na bios? o WC é novo? ouça/sinta se ele produz a vibração padrão de funcionamento da bomba

Eu liguei no CPU Fan. Não reconfigurei a rotação porque não manjo e não sabia a mais indicada. O que percebi é que quando começa a esquentar ele da uma aceleradinha ai achei que tava em alguma configuração automática que se adequasse a temperatura. A bomba funciona sim, percebo a vibração dela assim como percebo que um dos cabos fica quente e outro frio. O WC é sim novo, eu comprei um mais em conta porque a grana tava curta. O meu é esse: https://www.amazon.com.br/Water-cooler-ARGB-Cooler-DX-121A/dp/B0822XJXBV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luan Verissimo disse:

Pois é, sobre o contato eu reinstalei umas 3 vezes pra ver se colocava ele 'mais colado' com o processador e o que me parece é que realmente está bem instalado. Sobre a rotação, desde que instalei eu não mexi nelas porque realmente não manjo muito.

verifique se o bloco de refrigeração não ficou "calçado" em algum capacitor ou peça, ele deve estar somente em cima do processador não podendo estar nem mesmo encostado em mais nada além dele e dos proprios pontos de fixação, senão haverá uma grande chance de ocorrer falha na montagem.

 

1 hora atrás, Luan Verissimo disse:

Não reconfigurei a rotação porque não manjo e não sabia a mais indicada.

para a bomba podes manter sempre no máximo.

 

Outro teste bacana pra identificar se a troca termica ocorre bem é verificar a temperatura das mangueiras de forma isolada (com a mão mesmo) ver se uma esta mais quente que a outra quando estiver em 70°C por exemplo...

se estiverem frias e o processador quente o problema é contato, se estiverem quentes (as duas) pode ser bomba, ventilação ou radiador, se uma estiver quente e a outra fria/morna ta tudo certo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O normal é a bomba funcionar em rotação máxima, verifique com o fabricante do watercooler a portência recomendada para a bomba. Algumas placas mãe vem com um header exclusivo para bomba de watercooler (AIO pump header), e esse header é fisicamente igual aos outros de ventoinhas, mas esse funciona sempre a 100% da potência, sem opção de controlar a velocidade.

Recomendo que você verifique na BIOS se o cpu fan onde você ligou a bomba de watercooler está configurado para manter sempre 100% da potência, senão reconfigure e deixe em 100%.

Acabei de ver que seu watercooler é com radiador de 120mm, então não espere milagres desse watercooler, provavelmente vai funcionar quase igual a um cooler box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2020 às 11:32, Eder Neumann disse:

verifique se o bloco de refrigeração não ficou "calçado" em algum capacitor ou peça, ele deve estar somente em cima do processador não podendo estar nem mesmo encostado em mais nada além dele e dos proprios pontos de fixação, senão haverá uma grande chance de ocorrer falha na montagem.

 

para a bomba podes manter sempre no máximo.

 

Outro teste bacana pra identificar se a troca termica ocorre bem é verificar a temperatura das mangueiras de forma isolada (com a mão mesmo) ver se uma esta mais quente que a outra quando estiver em 70°C por exemplo...

se estiverem frias e o processador quente o problema é contato, se estiverem quentes (as duas) pode ser bomba, ventilação ou radiador, se uma estiver quente e a outra fria/morna ta tudo certo.

 

 

To achando que ou a potência do Water Cooler não seja o suficiente pra esse processador, ou ele tá com defeito. Verifiquei se ele está bem 'colado' ao processador e ele realmente está, sem nenhum calço. Inverti o radiador pra circular melhor colocando as mangueiras pra baixo e mesmo assim continua a temperatura 50 graus em uso normal e 75 em jogos pesados.

 

Coloquei a rotação da bomba no máximo e mesmo assim não houve nenhum "ganho". As mangueiras estão dessa forma sim, uma quente e a outra temperatura normal.

adicionado 4 minutos depois
Em 10/02/2020 às 21:12, Marco Tada disse:

O normal é a bomba funcionar em rotação máxima, verifique com o fabricante do watercooler a portência recomendada para a bomba. Algumas placas mãe vem com um header exclusivo para bomba de watercooler (AIO pump header), e esse header é fisicamente igual aos outros de ventoinhas, mas esse funciona sempre a 100% da potência, sem opção de controlar a velocidade.

Recomendo que você verifique na BIOS se o cpu fan onde você ligou a bomba de watercooler está configurado para manter sempre 100% da potência, senão reconfigure e deixe em 100%.

Acabei de ver que seu watercooler é com radiador de 120mm, então não espere milagres desse watercooler, provavelmente vai funcionar quase igual a um cooler box.

 

Pela BIOS eu coloquei a rotação da bomba no máximo. Já a rotação do fan eu deixei padrão. Eu to achando que realmente pode ser que ele não esteja conseguindo "suportar" o processador por ser fraco mesmo e pode ser que esse processador seja meio esquentadinho no stress, realmente não sei. O estranho é ele não conseguir manter nem em uma temperatura 'usável'. Achei que mesmo com um water cooler mais básico ele seguraria no máximo até uns 60 a 65 graus em uso intenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Verissimo i9 9900K esquenta muito mesmo.

 

1-De tempos em tempos o líquido do watercooler precisa ser trocado.

2-O gabinete influência na temperatura. Se o seu gabinete com as peças dentro está apertado, então tem que ir para um maior.

3-Temperatura ambiente também influência. Se mora em uma cidade que passa dos 30º facilmente, aí sem uso de central de ar e com um quarto com má circulação de ar, o computador esquenta e muito. 

4-Se a pasta térmica é de má qualidade, não vai dar conta do recado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Luan Verissimo i9 9900K esquenta muito mesmo.

 

1-De tempos em tempos o líquido do watercooler precisa ser trocado.

2-O gabinete influência na temperatura. Se o seu gabinete com as peças dentro está apertado, então tem que ir para um maior.

3-Temperatura ambiente também influência. Se mora em uma cidade que passa dos 30º facilmente, aí sem uso de central de ar e com um quarto com má circulação de ar, o computador esquenta e muito. 

4-Se a pasta térmica é de má qualidade, não vai dar conta do recado.

 

1 - Eu comprei ele novo, acredito que teria que ficar um bom tempo antes da troca. Até os selados tem que efetuar troca do líquido?

 

2 - Meu gabinete até que é tranquilo, tem espaço de sobra nele. E nesses testes eu fiz com a lateral dele aberta, após os testes fechava por conta da poeira e umidade.

 

3 - Realmente a minha cidade é quente, a sensação térmica aqui passa dos 30 brincando.

 

4 - A pasta térmica que eu usei foi a que veio no WC mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Verissimo eu acredito no mínimo, uns seis meses em seis meses para trocar esse líquido do water cooler.  O melhor é contatar a fabricante do water cooler e ver esse tempo de troca e também quais os tipos de líquidos podem ser colocados no seu water cooler quando for necessário fazer essa troca. Acredito que o líquido tem que ter um certo padrão de qualidade e deva existir as marcas mais confiáveis para o water cooler. Do jeito que estão as coisas, picareta é bem capaz de vender qualquer coisa como líquido para water cooler. Já vendem gasolina adulterada nos postos há décadas, então toda suspeita não é demais. 

 

Se o gabinete não está pequeno para o que tem dentro dele, talvez tenha que ver o uso dos cooler's. Você está com o limite máximo deles no gabinete? Todos de 120mm ou 140mm? Tem que ver a velocidade de giro deles, para saber que estão funcionando corretamente. 

 

Essa situação de cidade quente é uma coisa que vem me atrapalhando também. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Eder Neumann disse:

vale lembrar  que 75°C não é muito quente para este processador... ainda tem um vão bem grande até as temperaturas perigosas... o motivo dele desligar pode ser outra coisa.

que fonte você tem ai?

Pois é, eu tô meio por fora das temperaturas limites desse processador, tipo, até qual temperatura é 'seguro'.

Eu tô usando uma Fonte Corsair 600w Vs600 80plus White. Minha placa de vídeo é uma GTX 1060 6GB.

adicionado 4 minutos depois
9 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Luan Verissimo eu acredito no mínimo, uns seis meses em seis meses para trocar esse líquido do water cooler.  O melhor é contatar a fabricante do water cooler e ver esse tempo de troca e também quais os tipos de líquidos podem ser colocados no seu water cooler quando for necessário fazer essa troca. Acredito que o líquido tem que ter um certo padrão de qualidade e deva existir as marcas mais confiáveis para o water cooler. Do jeito que estão as coisas, picareta é bem capaz de vender qualquer coisa como líquido para water cooler. Já vendem gasolina adulterada nos postos há décadas, então toda suspeita não é demais. 

 

Se o gabinete não está pequeno para o que tem dentro dele, talvez tenha que ver o uso dos cooler's. Você está com o limite máximo deles no gabinete? Todos de 120mm ou 140mm? Tem que ver a velocidade de giro deles, para saber que estão funcionando corretamente. 

 

Essa situação de cidade quente é uma coisa que vem me atrapalhando também. 

 

Entendí. Não tava sabendo que Water Cooler lacrado também tem que ser feito troca do liquido. Primeira vez que uso WC, sou bem iniciante mesmo. haha

 

O Gabinete é um Mid, ele tem bastante espaço ainda sim. Comprei ele justamente pensando no calor aqui da cidade e nele tenho 6 fans (Fora o do WC), mas não tenho controle sobre a velocidade porque eles são ligados numa placa de controle e essa placa é diretamente ligada na Fonte. (Não sei se tem como ligar diretamente na placa-mãe pra ter controle de velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!