Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R7 360 2GB Superaquecimento


Posts recomendados

Bom, após 3 anos com uma configuração horrível vinda de PENTIUM G3260 + R7 360. Fiz um belo upgrade, comprei um Ryzen 5 1600 AF, B450M S2H + 8 GB RAM 3000Mhz e mantive a R7 360
Apesar de ter dado esse upgrade, meu computador em alguns momentos desliga, com ou sem superaquecimento da R7 360. E bem, acredito eu não sei culpa do processador, ainda mais por ser parrudo. Sei que com essa configuração, os jogos vão puxar mais ainda da placa, mas seria normal ela bater 96ºC? E ainda causar o desligamento após minutos jogados ou fora de game?
Aliás, minha fonte é uma DMix AF-500, acredito eu ser uma bomba. Talvez é o problema? Se sim, alguma dica de fonte custo/benefício? 
Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

Bom dia, essa temperatura está muito além... normalmente essa placas começam com problemas em 90 Graus.  Você sabe fazer a manutenção ?

Bom dia, poís então. Está muito além, o que me deixa preocupado. Pois causa o desligamento do PC, e não quero perder peças que comprei logo agora. 
E não, não sei fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Victor Censi Dimbarre disse:

Bom dia, poís então. Está muito além, o que me deixa preocupado. Pois causa o desligamento do PC, e não quero perder peças que comprei logo agora. 
E não, não sei fazer

Vamos lá.. as temperaturas do processador como estão ? normalmente.... as temperaturas da placa de video seriam o problema a parte.. 

 

Eu em hipótese nenhuma te recomendo continuar utilizando essa placa de vídeo nesse estado, tente passar um aspirador ou utilizar um soprador de ar para tirar a poeira, caso não exista poeira e a ventoinha esteja normal, tente calibrar as fans para 100% em 80° Graus. Caso mesmo assim o problema persistir... infelizmente vai precisar desmontar com cuidado e substituir a pasta térmica do chip, sinceramente é um processo simples. Consegue mandar fotos da placa ? 

 

Vou tentar lhe ajudar conforme a resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

Vamos lá.. as temperaturas do processador como estão ? normalmente.... as temperaturas da placa de video seriam o problema a parte.. 

 

Eu em hipótese nenhuma te recomendo continuar utilizando essa placa de vídeo nesse estado, tente passar um aspirador ou utilizar um soprador de ar para tirar a poeira, caso não exista poeira e a ventoinha esteja normal, tente calibrar as fans para 100% em 80° Graus. Caso mesmo assim o problema persistir... infelizmente vai precisar desmontar com cuidado e substituir a pasta térmica do chip, sinceramente é um processo simples. Consegue mandar fotos da placa ? 

 

Vou tentar lhe ajudar conforme a resposta

Logo irei por uma RX 580 8GB nessa configuração, e trocar essa bomba (fonte). Vou mandar pra trocar essa pasta térmica, não me arrisco em mexer, sou muito leigo com isso. 
E aliás, a fonte não poderia estar causando todo esse aquecimento?
Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

@Victor Censi Dimbarre , dificilmente essa temperatura seria culpa da fonte... você chegou a verificar a do processador ? Você poderia medir a tensão do cabo auxiliar de alimentação... mas é quase certeza que é problema de resfriamento.

 

Acredito que o jeito seja mandar pra manutenção e pedir pra verificarem.
No fortnite, minha placa de vídeo fica na casa do 75ºC, está tranquila, não?
Tanto que aumentei o RPM da placa pra 6000, estava em 4000...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Censi Dimbarre Você reparou que na imagem de monitoramento que nos enviou a ventoinha da placa de vídeo está parada?

 

Se for isso mesmo, não adianta aumentar a velocidade, pois a ventoinha estragou. Você pode trocá-la, o que é difícil pois teria que comprar um modelo compatível, ou pode fazer um truque que aprendi no toms hardware

 

adicionado 2 minutos depois

image.thumb.png.408b67b7a0f48a4a33c40fa573d75ac6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

@Victor Censi Dimbarre Você reparou que na imagem de monitoramento que nos enviou a ventoinha da placa de vídeo está parada?

 

Se for isso mesmo, não adianta aumentar a velocidade, pois a ventoinha estragou. Você pode trocá-la, o que é difícil pois teria que comprar um modelo compatível, ou pode fazer um truque que aprendi no toms hardware

 

Ela está rodando normalmente aqui, PC está aberto ao meu lado, e aliás, ela faz um barulhão rodando aqui...

adicionado 1 minuto depois
agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

@Victor Censi Dimbarre , sim.. nesse caso está normal, em qual configuração você joga e nível de quadros, outras questão importante, para controlar fans da placa de vídeo, não usa nenhum de terceiros ? 

Minha configuração suporta o mínimo do GTA V, então infelizmente é nisso mesmo, baixo/médio... E não, não uso nenhum programa, controlo tudo via software da AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Victor Censi Dimbarre disse:

Ela está rodando normalmente aqui, PC está aberto ao meu lado, e aliás, ela faz um barulhão rodando aqui...

Se ele está funcionando sem monitoramento de RPM, então pode estar falhando e a placa pode não estar conseguindo aumentar a velocidade quando a temperatura aumenta. Trocar a pasta térmica não vai fazer milagre a menos que ela esteja sem nenhuma. Como dito pelos colegas, você tem que limpar o dissipador da placa, tem que conferir a velocidade de rotação da ventoinha, o gabinete em si tem que estar bem ventilado também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu imagino que esse pico de 98 graus pode ter ocorrido pela trava da ventoinha, comigo aconteceu duas vezes com uma RX 580, estranho, essa temperatura acontece sempre ao carregar o GTA V por exemplo ? Considerando que jogando fortnite fica 75 Graus, talvez seja problema de controladora mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Então, eu imagino que esse pico de 98 graus pode ter ocorrido pela trava da ventoinha, comigo aconteceu duas vezes com uma RX 580, estranho, essa temperatura acontece sempre ao carregar o GTA V por exemplo ? Considerando que jogando fortnite fica 75 Graus, talvez seja problema de controladora mesmo.

A ventoinha pode estar falhando quando a placa tenta coloca-la na velocidade máxima. Seja como for, recomendo que troque a ventoinha ou prenda uma de 80 ou 120 mm diretamente sobre ela com abraçadeiras plásticas (o truque que mencionei do toms-hardware). Veja na foto como fazer:

 

695967701_aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9ULzUvMzA0MzEzL29yaWdpbmFsL2d0eDQ4MC1hYy1leHRyZW1lLTAyLmpwZw.thumb.jpeg.34f5568f51cb5185b3366cc6bca7f058.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Se ele está funcionando sem monitoramento de RPM, então pode estar falhando e a placa pode não estar conseguindo aumentar a velocidade quando a temperatura aumenta. Trocar a pasta térmica não vai fazer milagre a menos que ela esteja sem nenhuma. Como dito pelos colegas, você tem que limpar o dissipador da placa, tem que conferir a velocidade de rotação da ventoinha, o gabinete em si tem que estar bem ventilado também. 

Irei mandar pra manutenção e pedir pra que façam um teste com uma placa diferente e ver se o mesmo ocorre...

 

agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

Então, eu imagino que esse pico de 98 graus pode ter ocorrido pela trava da ventoinha, comigo aconteceu duas vezes com uma RX 580, estranho, essa temperatura acontece sempre ao carregar o GTA V por exemplo ? Considerando que jogando fortnite fica 75 Graus, talvez seja problema de controladora mesmo.

Ela acontece somente in-game. Fora do jogo ou no Google ela estabelece na casa do 55º-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Censi Dimbarre Faz sentido, o que é estranho é pegar 75° em um, e 98° em outro... beleza então, já que vai para manutenção será resolvido, o que me refiro é que pode ser tanto problema mecânico como driver, no meu caso a ventoinha desligava do nada, reinstalei o sistema dela... resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Matheus Andrei Jankovski disse:

@Victor Censi Dimbarre Faz sentido, o que é estranho é pegar 75° em um, e 98° em outro... beleza então, já que vai para manutenção será resolvido, o que me refiro é que pode ser tanto problema de mecânico como ser driver, no meu caso ela desligava do nada, reinstalei o sistema dela... resolveu.

Tenho o driver recomendado instalado. Posso atualizar pro atual... E já digo aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Victor Censi Dimbarre disse:

Irei mandar pra manutenção e pedir pra que façam um teste com uma placa diferente e ver se o mesmo ocorre...

A menos que seu gabinete esteja sufocando os componentes internos, não vai acontecer o mesmo com outra GPU. Entenda que cada GPU tem sua própria ventilação independente. O único componente do seu computador que poderia fazer a GPU aquecer fora do normal é o gabinete, se esse for muito ruim ou estiver sem ventoinhas ou com entradas de ar obstruídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

@Victor Censi Dimbarre Faz sentido, o que é estranho é pegar 75° em um, e 98° em outro... beleza então, já que vai para manutenção será resolvido, o que me refiro é que pode ser tanto problema mecânico como driver, no meu caso a ventoinha desligava do nada, reinstalei o sistema dela... resolveu.

Dependendo dos recursos que um jogo usa (nas configurações) ele pode exigir muito mais que o outro. Se os dois estivessem no mínimo com framecap de 30 PFS, provavelmente ficaria na mesma temperatura ou mais próximo. Só de ligar MSAA ou algo assim já aumenta a carga da GPU em muito, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

23º C? Não acho absurda, mas ainda acho que essa GPU merece um diagnóstico. Se o @Victor Censi Dimbarre puder nos informar o que perguntei nos meus posts ajudaria bastante.

Perdão pela demora. Mas não, a CPU está aberta, é espaçosa para todos os componentes. Não estou em casa, mas quando eu chegar, mando print da temperatura do processador em ação no GTA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Victor Censi Dimbarre disse:

Perdão pela demora. Mas não, a CPU está aberta, é espaçosa para todos os componentes. Não estou em casa, mas quando eu chegar, mando print da temperatura do processador em ação no GTA.

Gabinete aberto geralmente perde eficiência de ventilação em alguns componentes, especialmente dependendo da posição que o gabinete está. O ideal é gabinete fechado, com ventoinhas de entrada e saída em abundância formando um fluxo de ar neutro ou ligeiramente positivo. Deixar o gabinete aberto ainda gera riscos de acidentes que geralmente são muito danosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!