Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 - Erro DPC Watchdog Violation


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

estou precisando de ajuda. Acabei de comprar um PC. Conectei o teclado USB (K70 da Corsair) e utilizei ele por algumas horas. De repente, recebo uma tela azul com o seguinte erro: DPC Watchdog Violation. Reiniciei a máquina e o PC não reconheceu mais o teclado (não consigo mais nem acessar a BIOS, pois não reconhece o mesmo antes de carregar o sistema operacional). A princípio, as portas USB estão funcionando, pois testei o mouse em todas elas e ele funcionou perfeitamente. Além disso, os drivers das portas USB também estão atualizados. Posteriormente, testei o teclado no notebook e o mesmo funcionou. Porém quando ligo o teclado no PC, nem as luzes ligam. Alguém saberia dizer o do que se trata?

 

Creio que seja algum arquivo que foi corrompido do Windows 10 (a princípio, desconheço esse SO, pois é a primeira vez que eu estou usando ele - até então utilizava o Windows 7).

 

Testei o teclado em todas as portas USB, mas nem sinal de vida.

 

Alguém sabe como resolver este problema?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as configurações da minha máquina:

 

- Memória DDR4 Kingston HyperX Predator 16GB (2x8GB) 3200MHz

- placa-mãe ASRock X470 Master SLI/AC Wifi Chipset X470 AMD AM4 ATX DDR4
- Processador AMD Ryzen 7 3800x 3.9ghz (4.5ghz Turbo)
- Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 2070 Super EX (1-Click OC) 8GB GDDR6 256Bit
- HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM, 64MB
- SSD WD Blue SN500 250GB, M.2 2280, Leitura 1.700MBs e Gravação 1.300MBs
- Fonte Corsair CX650 650W, 80 Plus Bronze

- Teclado Corsair K70 RGB MK.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gaquin disse:

Tenta outro teclado pra ver o que acontece.

 

Sim, vou tentar fazer isso. Pelo que percebi, é um problema do teclado. Quando eu desconecto ele e reinicio o PC, às vezes ele volta a funcionar, à vezes não (é meio aleatório). Posteriormente, algum tempo depois (aleatório - sem eu fazer nada) o teclado deixa de responder.

 

Segue alguns fóruns que encontrei sobre este problema:

 

https://forum.corsair.com/v3/showthread.php?t=165095

https://forum.corsair.com/v3/showthread.php?t=137186

https://forum.corsair.com/forums/showthread.php?t=132291

https://forum.corsair.com/v3/showpost.php?p=728429&postcount=53&p=728429&postcount=53

https://forum.corsair.com/v3/showthread.php?t=165510

 

Bom enquanto, creio que consegui resolver o problema (talvez temporariamente, mas ainda vou testar com outro teclado). O que eu fiz: atualizei o software do teclado (chamado de ICUE) e a partir dele, consegui atualizar o firmware do periférico. Até o momento o erro não ocorreu mais.

 

Até o momento, obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

bom, o problema era o teclado mesmo (creio que não tenha nada a ver com o erro DPC Watchdog Violation). Já estou enviando de volta a Kabum, pois o mesmo se encontra na garantia. Conforme mencionei acima, o teclado congelava (não respondia mais) assim como o seu jogo de LEds RGB. Entrei em contato com a Corsair e ela solicitou que eu fizesse os seguintes procedimentos: soft reset e hard reset. Vou deixar aqui os passos para fazer ambos procedimentos (aqui não surtiu efeito, mas pode ser que para alguém funcione).

Sempre realize o soft reset antes do hard reset (ou seja, se o soft reset não funcionar, aí tente o hard reset).

 

Passos para o soft reset:

1- Desconecte o teclado.

2 - Com ele desconectado pressione e segure a tecla ESC.

3 - Sem soltar a tecla ESC, conecte o cabo na USB do computador.

4 - Continue segurando o ESC até o teclado começar a piscar.

5 - Depois pode soltar o ESC e desconectar o cabo do teclado do computador.

6 - Conecte-o novamente no computador sem apertar teclas.

 

Passos para o hard reset:

1 - Desconecte o teclado do computador.

2 - Com o clipes ou alfinete, aperte o botãozinho dentro de um buraco que pode aparecer ao lado da saída do cabo ou embaixo de um dos pés na parte debaixo do teclado.

3 - Fique apertando este botãozinho com o alfinete e sem soltar conecte o teclado no computador. Ele irá reconhecer um novo drive “CRP_Disabled”.

4 - Abra o “CRP_Disabled” e apague o arquivo FIRMWARE.BIN.

5 - Copie o arquivo que recebeu por email (do RMA da Corsair, sim você tem que abrir um ticket no site da fabricante para que eles enviem o arquivo para você), para dentro do “CRP_Disabled”.

6 - Desconecte o teclado, depois conecte-o novamente.

 

Vou deixar aqui outras soluções que funcionaram para outras pessoas, segundo alguns fóruns gringos.

1 - Utilize um hub USB para conectar o seu teclado ao invés de conectá-lo diretamente na USB da placa-mãe.

2 - Adicione uma placa PCi com portas USB no seu computador e conecte o teclado em uma dessas portas.

 

Eu tentei a segunda opção (PCi), mas também não funcionou. Nem mesmo formatar o computador e reinstalar todos os drivers surtiu efeito. Nos fóruns que acompanhei, há inúmeras pessoas com este problema nos teclados (Strafe, Rapidfire, MK.2, etc.) e mouses (Ironclaw, etc.) da Corsair. Portanto, não é um erro de SO, mas de hardware.

Destaco que testei outros dois teclados e eles funcionaram perfeitamente no meu PC. Além disso, testei o teclado com defeito em outro computador, com outro Windows (o W7), e ele também apresentou defeito.

 

Postarei os resultados nesta thread assim que receber outro teclado.

 

Desde já agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!