Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um circuitinho antigo que está defeituoso. Pelo que vi o defeito deve ser este circuito mesmo (MN4040B  que é um contador binario de 12bits)

Tenho em meu estoque um monte de CD4020 (também contador binario mas de 14 bits)

O número de saídas não tem problemas pois preciso de apenas 2bits...

Minha dúvida é a seguinte:

No datasheet anexo do primeiro componente, aparece uma bolinha no desenho da entrada do clock... seria isso uma entrada inversora?

existe diferença neste aspecto entre os componentes? um muda o estado das saídas com um pulso positivo e outro com um pulso negativo?

obrigado.

MN4040Bs contador binario matsushita.pdf

Postado

Embora a função seja praticamente a mesma, as pinagens são diferentes. 

A substituição só funciona quando é em um projeto que ainda vai precisar fazer a placa e tudo mais. 

• Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Isso mesmo. A bolinha implica em entrada ativada por zero ou borda descendente.

Obrigado valeu pela dica.

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Embora a função seja praticamente a mesma, as pinagens são diferentes. 

A substituição só funciona quando é em um projeto que ainda vai precisar fazer a placa e tudo mais. 

Obrigado valeu pela dica... vou colar o CI sobre a placa e usar fios só pra consertar o aparelho.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Obrigado valeu pela dica... vou colar o CI sobre a placa e usar fios só pra consertar o aparelho.

Tá certo, até ia citar essa opção. Mas me pareceu óbvio demais que você já sabia disso :lol:

Os dois cis tem algumas diferenças, tipo algumas saídas que tem em um e não tem no outro. 

Se aí só usa as que forem iguais vai funcionar normalmente. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!