Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual upgrade dar nesta configuração ?


Posts recomendados

COMPONENTES ATUAIS :

 

placa-mãe        : ASROCK A320M-DGS

Processador     : Ryzen 5 1600

Memoria RAM   : Corsair Avenger 2x8gb 3000Mhz

Placa de vídeo  : EVGA Gtx 1050 2gb

Fonte                 :  BR1 500w

 

 Estou com essa configuração desde 2018, estava aguentando TUDO, até agora pelo menos. Há cerca de 2 messes começou a dar problemas em certos jogos de 2019 para cá, não só isso também em certos jogos houve vezes que deu tela azul, no ultimo jogo AAA ( Monster Hunter World ) estava jogando no médio, FPS travado á 60, normal até ai, só que chegou a uma parte do jogo onde simplesmente o FPS cai de tal forma que dá tela azul, aparenta ser falta de memoria ram, The Division 2, comprei agora na promoção de 95%off, o jogo estava injogável.

 

 Em vez de formatar para ''provavelmente'' resolver o problema da tela azul, ainda assim acho melhor dar um upgrade logo de uma vez, o que eu estou querendo mudar e o seguinte :

 

- placa-mãe

- Memoria RAM 

- Placa de vídeo                  TODOS esses componentes há no máximo de custo geral de 2mil.

- Fonte

- Gabinete 

 

 

                                                         Desde já obrigado !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DN547 Sua CPU já é o bastante para esses jogos, mas sua GPU é muito fraca. O problema de tela azul que você tem tido não está relacionado ao desempenho de seu computador. Ou isso é um erro de hardware ou do windows. Presumo que seja essa sua fonte que é muito ruim querendo abrir o bico. Como o colega @Angern mencionou acima, você vai precisar de uma fonte e esse deve ser o primeiro componente a ser adquirido. Eu pessoalmente recomendo uma Corsair CX550. A Nidus 500 mencionada acima também é de boa qualidade (bom projeto interno) e isso já foi comprovado por testes. Sua placa-mãe pode não ser capaz de fazer um OC, mas acredito que ainda aguenta um tempo e seria bobagem substituí-la se estiver funcionando normalmente. O SSD fica a seu critério, mas as marcas que recomendo são Corsair, Western Digital, Samsung, Intel, Patriot, Crucial e Adata/XPG.

A RX 580 é uma excelente opção custo/benefício e vai te dar desempenho suficiente para jogar todos os jogos citados. Se você preferir Nvidia (como eu), a GTX 1660 seria suficiente, sendo que o modelo Super é ainda um pouco melhor. Se quiser algo mais potente para rodar jogos das próximas gerações, a próxima opção é a RTX 2060.

 

Recomendo que verifique se seu gabinete está bem ventilado (com pelo menos 4 ventoinhas instaladas criando um fluxo de ar neutro ou positivo). Se ele for de qualidade pode mantê-lo sem problemas, pois as placas de vídeo hoje cabem praticamente em qualquer gabinete. Se não tiver ventoinhas suficientes, adquira todas que ele suportar para aumentar a vida útil dos seus componentes.

Lembre-se de não economizar em fonte (como fez com sua primeira montagem), pois é ela que determina a vida útil de todos os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete e um antigo, comprei um ''PC'' de 150 conto, peças extintas praticamente, e fui montando as peças por peças ao longo do tempo, provavelmente a ventilação deve ser o principal problema, sendo que não estou utilizando o cooler padrão para o Ryzen, já que ele não cabia nessa placa-mãe por isso a troca, e também essa atual placa-mãe e muito ruim para jogos, é não há nenhum outro tipo de refrigeração fora o cooler no processador e o da placa de vídeo.E a fonte, bem, eu fui num técnico e ele instalou essa aqui, devia ter atualizado ou melhor pensado nas peças antes, mas enfim, obrigado pelas sugestões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, DN547 disse:

E a fonte, bem, eu fui num técnico e ele instalou essa aqui, devia ter atualizado ou melhor pensado nas peças antes, mas enfim, obrigado pelas sugestões!

Técnico de bairro raramente se preocupa com a longevidade do seu PC. Geralmente eles instalam qualquer porcaria para te deixar feliz com o preço baixo, mas você acaba voltando para trocar outras coisas que queimaram por causa dessa porcaria... enfim, é por essas e outras que aprendi a fazer manutenção. 

 

14 minutos atrás, DN547 disse:

Meu gabinete e um antigo, comprei um ''PC'' de 150 conto, peças extintas praticamente, e fui montando as peças por peças ao longo do tempo, provavelmente a ventilação deve ser o principal problema

Troque então. Os da lista abaixo são excelentes. Recomendo o Corsair SPEC-DELTA e o Thermaltake Versa J24 sobre os demais por já virem com 4 ventoinhas pré-instaladas.

LISTA DE GABINETES: 
Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Cougar MX330-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Versa J24

 

17 minutos atrás, DN547 disse:

e também essa atual placa-mãe e muito ruim para jogos, é não há nenhum outro tipo de refrigeração fora o cooler no processador e o da placa de vídeo.

Como você já tem a placa-mãe, não recomendo que a troque, pois a troca dela não vai influenciar em nada seu desempenho. Ela tem menos opções de upgrade, e isso não é um problema até o dia que você realmente precisar melhorar sua CPU. O Ryzen 5 1600 é um excelente processador e recomendo que mantenha ele por enquanto. Quando ele não for mais suficiente, você poderá comprar algo bem melhor por um preço bem menor do que gastaria hoje, pois componentes de maior desempenho e menor custo são lançados constantemente. 

 

Suas memórias são excelentes por sinal, mesmo a placa-mãe não suportando sua velocidade máxima. Enfim, recomendo que mude só esses detalhes. Se quiser um cooler de qualidade para a CPU, recomendo o MA410P ou o Cooler Master Hyper 212.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu para ver a sua escolha de placa de vídeo. Não recomendo SSD, ou qualquer outro componente, da marca kingston, pois é a pior dentre as marcas de qualidade. Se não tiver opção, ok, mas nessa faixa de preço tem várias: Patriot, Samsung, Intel, Adata/XPG, Western Digital e Crucial são minhas escolhas primárias, mas se sua placa-mãe é compatível com M.2, melhor pegar um modelo dessa interface. Não importa se é NVMe ou não, pois a diferença "efetiva" de desempenho é pequena.

 

A fonte e o cooler de CPU são bons, mas o gabinete não vem com nenhuma ventoinha adicional (é padrão vir com a traseira, que faz muito pouco pelo arrefecimento do sistema). Recomendo a adição de pelo menos mais duas ventoinhas de 120 mm ou 140 mm, dependendo do que o gabinete comporta (sempre abra a página para conferir).

Sua escolha de fonte é só felicidade, pode comprar sem medo, mas observe bem modelo e marca da placa de vídeo. Se postar para nós poderemos te ajudar em determinar o custo/benefício da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não deu para ver a sua escolha de placa de vídeo

PLACA DE VIDEO POWERCOLOR RADEON RX 590 8GB GDDR5 RED DRAGON 256-BIT, AXRX 590 8GBD5-DHD

 

É esta a placa, a plint bugo.

 

Não sei muito bem sobre SSD, se puder me indicar algum de pelo menos 240gb, ficaria agradecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, DN547 disse:

PLACA DE VIDEO POWERCOLOR RADEON RX 590 8GB GDDR5 RED DRAGON 256-BIT, AXRX 590 8GBD5-DHD

Marca de qualidade dúbia. Pessoalmente eu preferiria ir de MSI, Gigabyte, Asus ou Galax em último caso (apesar de ter ganhado algumas premiações e ter garantia extendida, Galax ainda é marca iniciante na minha opinião).
 

24 minutos atrás, DN547 disse:

Não sei muito bem sobre SSD, se puder me indicar algum de pelo menos 240gb, ficaria agradecido. 

SSD das marcas Samsung, Intel, Western Digital, Patriot, Crucial e Adata/XPG são todos confiáveis. Alguns tem desempenho "teórico" maior que os outros, mas no final o que importa é o custo/benefício. Compre o que achar de melhor preço dentre esses. Se achar M.2 e sua placa-mãe for compatível, melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DN547 É marca com bastante tempo de mercado. Se é melhor que umas zotac da vida eu não sei, mas vai de você. Pessoalmente eu só compro MSI, Gigabyte e Asus. Estou começando a aderir a comprar Galax pela garantia de 3 anos, mas vai ser um longo tempo até eu sentir plena segurança em indicar. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!