Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos.

Tenho 3 fans frontais no meu gabinete, porém como minha placa-mãe não tem sys_fan suficientes para conecta-los, estou usando um adaptador que expande o sinal de uma sys_fan para até 10 fans conectadas nele (mas só uso 3).

Como são fans de 2000 RPM, ele está barulhento demais! Mas quando fui tentar diminuir a velocidade no SpeedFan, o programa não reconhece os fans do gabinete (inclusive o cpu_fan e fans da VGA).

O que vocês me indicam?

OBS: São fans de 4 pinos

Postado

Embora os conectores da placa-mãe pode usado por vários fan atravé do cabo "splitter" ela só tem como controlar um deles, por isso cabos decentes tem apenas um deles com 4 conectores e o resto com 3, você só vai conseguir controlar um, mas eu não gosto muito de ligar mais de um na placa-mãe, primeiro para não sobrecarregar a trilha, depois porque não irá conseguir controlar, então eu opto por ligar direto na fonte com o splitter.

E outra coisa, senão quer gordura na cozinha não frite bife, ou seja tem que optar por aquecer ou ter barulho e não aquecer, sou contra esses potênciômetros ou trimpots par regular rpm principalmente do processador, isso porque a temperatura interna do gabinete varia um pouco, então prefiro não interferir em rpm de fan nenhum.

Postado
48 minutos atrás, misterjohn disse:

Embora os conectores da placa-mãe pode usado por vários fan atravé do cabo "splitter" ela só tem como controlar um deles, por isso cabos decentes tem apenas um deles com 4 conectores e o resto com 3, você só vai conseguir controlar um, mas eu não gosto muito de ligar mais de um na placa-mãe, primeiro para não sobrecarregar a trilha, depois porque não irá conseguir controlar, então eu opto por ligar direto na fonte com o splitter.

E outra coisa, senão quer gordura na cozinha não frite bife, ou seja tem que optar por aquecer ou ter barulho e não aquecer, sou contra esses potênciômetros ou trimpots par regular rpm principalmente do processador, isso porque a temperatura interna do gabinete varia um pouco, então prefiro não interferir em rpm de fan nenhum.

Olá amigo. Obrigado pela orientação.

Mas como pode ter visto acima, não estou conseguindo nem mesmo controlar o que está fora do splitter, como o CPU_Fan, por exemplo.

Sabe me dizer o que posso fazer para conseguir ter o controle? Ou mesmo outro programa que faça isso, pois só ouvi falar do SpeedFan.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, José.Joaquim disse:

Olá amigo. Obrigado pela orientação.

Mas como pode ter visto acima, não estou conseguindo nem mesmo controlar o que está fora do splitter, como o CPU_Fan, por exemplo.

Sabe me dizer o que posso fazer para conseguir ter o controle? Ou mesmo outro programa que faça isso, pois só ouvi falar do SpeedFan.

Não saberia porque como te disse, sou contra mexer em rpm de fans, programas desse gênero é o que não faltam.

O que posso te sugerir é que revise o procedimento e o cabo para ver se tem mesmo o 4 pino e se ele está instalado correto

adicionado 2 minutos depois

Ve se essa imagem ajuda em algo ou dá uma "luz":

jTqkmKA.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!