Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar pasta térmica de metal líquido no wraith prism amd?


Posts recomendados

Boa noite.
Acompanho o site/canal faz muuuito tempo mesmo, porém até então nunca tinha feito uma pergunta no Fórum.

Enfim, estou terminando de montar minha máquina, e  está para chegar meu R7 3700x.
Como o título já diz, fui atrás de saber os beneficios das pastas térmicas de metal líquido, e realmente constatei que há uma diferença perante as outras.
O negócio é que não pretendo investir em um Water Cooler de momento, utilizando assim o próprio Cooler Box da AMD que vem incluso no processador.
Li que esse tipo de pasta não é recomendado para cooler de alumínio ou outro material, apenas para cobre. Minha dúvida é, eu posso estar utilizando essa pasta térmica de metal líquido no Cooler Box Wraith Prism da AMD ? Vi em alguns vídeos, eles não falam diretamente, mas deduzi pelas imagens que eles são de cobre também, e já vem até com uma pasta térmica aplicada de fábrica, essa seria outra questão, se eu puder usar o metal líquido, tenho que remover toda essa presente de fábrica no cooler né?
Agradeço a atenção desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel S Spagnuolo disse:

se eu puder usar o metal líquido, tenho que remover toda essa presente de fábrica no cooler né?

É sempre recomendado retirar a pasta térmica antiga quando se aplica uma nova, seja lá a original do cooler ou não.

 

Não conheço tudo a fundo do tema de pasta térmica de metal liquido, então deixo o tema para outros que entenda mais sobre isso.

 

MAS, eu recomendo que use a original do processador, pois a pasta térmica já é boa, e não tem nenhuma necessidade de trocar, o processador não é um forninho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel S Spagnuolo

 

Usar, você pode.. Não tem sentido nenhum, mas pode.. 

 

 

 

Diga-se, aquilo é, literalmente, metal líquido, ou seja, qualquer coisinha que cair no soquete ou em algum componente da placa-mãe, por exemplo, ao ligar, vai fechar em curto, o componente atingido..

 

Por outro lado, sim, ela oferece ganhos enormes, especialmente pra CPUs Intel, que usam uma pasta térmica ruim, entre a CPU em si e o heatspreader (a AMD solda esses dois).. Se viu sobre LM, deve ter visto sobre delid..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho o R7 3700X, usei ele alguns meses com o cooler box, com jogatina leve, e o processador não esquenta tanto a ponto de incomodar com o Wraith Prism. Usei a pasta térmica Artic Silver 5 pois como eu comprei processador+mobo+memória fora do Brasil, eu precisava testar tudo antes de colocar na mala e voltar, e como eu tive que instalar o cooler box e depois remover para colocar na mala, não dava para reutilizar a pasta térmica original.

Não sei qual o impacto de usar liquid metal com o cooler box, pelo que vi a maioria do pessoal usa isso quando faz delid, mas a diferença de pastas térmicas com condutividades diferentes não era exatamente proporcional à condutividade, ou seja, a diferença de uma pasta térmica com condutividade 5 para 10 não significava ter um processador trabalhando com metade da temperatura.

O Wraith Prism, se não me engano, tem somente os heat pipes em cobre, o resto dele é todo alumínio, e uma simples gota em contato com a parte em alumínio vai estragar o cooler.

Existem outras opções de cooler se a intenção é baixar mais ainda a temperatura, eu partiria para um cooler de terceiros. Eu particularmente só troquei o original pois o mesmo é meio barulhento quando o processador está quente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!