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Saudações pessoal.

Minha moto sempre teve um problema de partida. É comum ela bater o relê e demorar para "colar", dificultando a partida pela manhã ou depois de dias parada. Aos poucos fui trocando componentes e observando. Foi trocado a bateria, o relê de partida e os interruptores que ficam na linha positiva do relê e o caminho para o terra, mas o problema sempre permanece. Como minha moto tem um dispositivo anti-furto (e este se encontra antes do relê para evitar a partida) desconfio que ele "roube" alguns volts de tensão, já que o mesmo fica na linha positiva do relê. A tensão que deveria chegar no relê, em teoria, é de 12V, mas até uns 11v ou 10,5v é aceitável alguma perda. O que acontece é que as vezes eu meço 6V no relê, e como o motor de arranque tende a derrubar a tensão por alguns segundos, o rele não consegue colar.

 

O que eu estou pensando em fazer:

Ajudar o rele principal com um rele auxiliar com a desvantagem dele ficar exposto as intempéries e falhar. Ou empregar um transistor com a preocupação do mesmo um dia entrar em curto e manter meu motor de arranque ligado.
Segue o diagrama do sistema de partida. O consumo do rele é de 2A.
Qualquer ideia é bem vinda.
 

TWISTER PARTIDA - 1.JPG

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Supondo que seu sistema anti-furto utilize um relé interno não é para haver queda de tensão entre a entrada e saída da linha positiva. Com base no que foi descrito está ali o seu problema.

Dica: a corrente de partida do motor é elevada, um mau aperto da fiação nos bornes dos componentes também pode provocar queda de tensão que não é percebida quando o sistema não está arrancando o motor.

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Corroborando Serjão... Se já fez todas aquelas trocas...

-a V não deveria cair tanto

-a bateria pode ser de qualidade duvidável

-maus contatos do Serjão

-algo rouba a carga da bateria (seu alarme?) durante os dias parados

-seu motor de arranque está com problema e consumindo d+

-seu motor a combustão meio que pode estar travando a partida

-um relé adicional em paralelo não deve ajudar tanto e de fato a corrente é bem alta

-existem mosfets de centenas de A mas mesmo assim eu não ficaria a vontade com eles no lugar do relé

-Ou a soma de tudo

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Os bornes da bateria estão perfeitamente presos. O motor de arranque já foi revisado, naturalmente em outras manutenções preventivas. As escovas estão boas. Em meus testes eu até desconecto o motor de arranque e deixo apenas o rele em funcionamento. A bateria é original (Yuasa) de excelente qualidade. O problema não é a corrente que o rele leva até o motor de arranque, mas sim a corrente que alimenta a "bobina" do rele. Mesmo sem o motor de arranque (sem carga) a tensão no rele durante a partida é menor que 7 volts. Por vezes, quando a tensão chega a 8v o rele consegue colar. Por isso que, quando eu troquei a bateria da última vez, pensei ter solucionado o problema. Acontece que daquela vez, a bateria por ser novinha, ficou com uma tensão de pico mais alta, uns 13v, fazendo com que a tensão no rele também ficasse 1 volt mais alta. Isso durou 2 dias.

 

A fiação que sai da bateria para alimentar o rele vai até o guidom da moto, na volta passa por 3 interruptores e volta até o rele. É natural alguma perda ai.

O alarme consome uns 100mA em repouso. Não está roubando carga.

adicionado 13 minutos depois

Uma ideia seria essa:

 

IMG_20200308_115158503.jpg

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2 horas atrás, Rafael.R disse:

 

A fiação que sai da bateria para alimentar o rele vai até o guidom da moto, na volta passa por 3 interruptores e volta até o rele. É natural alguma perda ai.

Não deve ter perda nenhuma, interruptor são apenas contatos. 

 

Deve verificar cada um deles, teste os contatos com multímetro ou com a ajuda de uma lâmpada.

Veja também se a fiação se não está quebrada ou com os terminais sujos, enferrujados ou cheios de zinabre. 

Teste o relé por fora, ligue-o diretamente a bateria com outros fios que você tiver aí e veja a tensão cai, se cair o relé está em curto e deve ser trocado. 

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Ou seja...

A bobina do relé tem R relativamente alta - portanto I baixa - pra dar aquela perda toda. Sem o motor de arranque, ligue tudo e meça a V em cada contato - entre eles onde houver parafuso - inclusive na bateria. Onde estiver alta, lá está seu problema

Resolver isso..

3 horas atrás, Rafael.R disse:

Mesmo sem o motor de arranque (sem carga) a tensão no rele durante a partida é menor que 7 volts.

...'por fora' não me parece muito eficaz. De fato com esta perda toda você acha até no tato pois deve estar até esquentando

 

3 horas atrás, Rafael.R disse:

100mA

Pra uma bateria de 7Ah é quase muito

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Boa pessoal. Vim dar um retorno no tópico e dizer como eu contornei o problema.
Comecei fazendo o seguinte: Primeiro, como eu disse antes, desconectei o motor de arranque para não aciona-lo desnecessariamente nos testes. Feito isso, fui acionando o relê (partida) e medindo a tensão ponto-a-ponto em todos os interruptores e conectores. Conforme a imagem que eu vou postar abaixo, o conector que liga a "S2" é o que apresentava maior queda de tensão ao dar partida na moto, cerca de 1,5v de queda. Fiz uma limpeza minuciosa deste conector e tive uma boa melhora. Mas há uma queda geral em todos os pontos de conexão entre a bateria e o relê de partida. O alarme não apresentou resistência na passagem de corrente e o relê de partida está em perfeitas condições. A tensão da bateria também não diminui sob essa carga que é de 2A.

É que a alimentação que chega até o relê passa por 3 interruptores na linha positiva e dois interruptores na linha terra, mais todos esses conectores e um diodo. Como minha moto tem 16 anos (uma Twister 2004, único dono), acho que isso é normal. Mas eu deixo aqui a minha crítica a essa engenharia elétrica da Honda, pois é um vai e vem de fios finos sem fim com conectores que estão expostos a água. Portanto, trocar o chicote elétrico é muito dispendioso para ficar na mesma, sem contar com a reinstalação do alarme que encarece a mão de obra. Vou destinar essa grana para outras manutenções de segurança, como troca dos pneus e bateria.

 

Conforme a imagem abaixo eu elaborei o seguinte circuito onde basicamente fiz uso de um relê auxiliar e um capacitor eletrolítico de 4.700uF. A ideia é que ao ligar a chave liga/desliga da moto o capacitor é carregado e, ao dar a partida na moto, esse relê auxiliar é acionado descarregando o capacitor no relê de partida. Com esse projeto, se o esse relê apresentar alguma falha, o circuito não manterá o motor de arranque acionado, que era minha insegurança.

Funcionamento: Ao ligar a chave Liga/Desliga o capacitor C1 é carregado via contato NF do relê auxiliar (Ponto1). Ao dar a partida na moto (interruptor S3, Ponto3) o relê auxiliar é acionado pela mesma alimentação que aciona o relê original e descarrega a carga do capacitor neste último relê (Ponto4). O diodo D1 tem suma importância e foi acrescentado ao circuito para impedir que o contato NA do relê auxiliar mantivesse o mesmo acionado, mantendo o motor de arranque ligado. Como dito anteriormente, a tensão que chega ao relê original é de 6~7 volts, as vezes um pouco mais (isso varia), então, para o relê auxiliar usei um de 6 volts.

Assim que terminei o circuito fiquei fazendo testes e de ouvido já deu para perceber como o relê original "colava" com mais firmeza. Eu fiquei repetindo os testes com e sem o capacitor e a diferença era nítida.
Tudo que o circuito faz é dar uma ajudinha no relê principal e, ao rodar com a motor hoje, constatei que o circuito funciona muitíssimo bem.

Agradeço a ajuda de todos e críticas são bem vindas.

 

TWISTER PARTIDA - 1.JPG

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6 horas atrás, Rafael.R disse:

tensão que chega ao relê original é de 6~7 volts, as vezes um pouco mais (isso varia), então, para o relê auxiliar usei um de 6 volts.

Continuo achando que você não resolveu o problema ou 'escreveu torto por linhas retas'. Algo como mediu de forma equivocada, pontos não certos, multímetro mostrando valores falsificados, usou uma referência não terra ou algo do gênero. Afinal...

 

Em 07/03/2020 às 17:08, Sérgio Lembo disse:

não é para haver queda de tensão entre a entrada e saída da linha positiva

 

Em 08/03/2020 às 14:52, Isadora Ferraz disse:

I baixa - pra dar aquela perda toda.

 

Você pode ter ficado satisfeito com a solução mas creia-nos... alguns de nós ainda não. Mas o que te importa né? kk Boa sorte mas ande com um extintor...😁

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15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Você pode ter ficado satisfeito com a solução mas creia-nos... alguns de nós ainda não. Mas o que te importa né? kk Boa sorte mas ande com um extintor...😁

Olha Isadora, eu entendo perfeitamente que o mais correto é corrigir o problema de maneira adequada. Disso não tenho dúvidas! Acontece que eu não achei um único ponto onde esse problema estivesse, portanto, existem duas maneiras de resolver isso: refazer essa parte da fiação ou comprar um chicote novo. Tenho outras prioridades antes de comprar uma fiação nova e refaze-la tem lá uma carga grande trabalho, a começar em conseguir fios nas cores dos originais, remover toda a fita isolante que os protege, remover todas as carenagens, refazer todos os caminhos da fiação (que é um vai e volta sem fim...) e comprar novos ou re-crimpar todos os conectores.

Enfim, lhe garanto que o improviso foi muito bem instalado e que não é definitivo. O extintor eu dispenso.

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9 horas atrás, Rafael.R disse:

não achei um único ponto onde esse problema estivesse

ok mas o fato de você não ter achado não significa que ele não existe.  Ele está lá escondidinho comendo boa parte da tensão da sua bateria.

Apesar de aparentar ser um emaranhado de fios, existe alguma ordem no caos. Penso que  - teoricamente -  com poucas medições seria possível achá-lo. Concordo que na prática há outra teoria e não posso esquecer de respeitar a limitação de cada um. E finalmente concordo também que sua contribuição (colocar relé de 6V em sistema de 12) foi curiosa mas infelizmente não posso recomenda-la pra quem tiver problema semelhante ao seu. sorry.

abç

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Para o relê de 6v eu tentei coloca-lo em série com um zener de 6v. porém, como a tensão disponível é de 7~8volts, o relê de 6v não acionava regulado pelo zener. Tive de retirar o zener.

Daqui um tempo vou refazer essa parte da fiação.

 

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4 horas atrás, Rafael.R disse:

Para o relê de 6v eu tentei coloca-lo em série com um zener de 6v. porém, como a tensão disponível é de 7~8volts, o relê de 6v não acionava regulado pelo zener. Tive de retirar o zener.

Daqui um tempo vou refazer essa parte da fiação.

 

Fique tranquilo em fazer uso do relé de 6V na linha de bateria 12V nominais. Se prestar atenção na dinâmica de funcionamento do circuito o relé auxiliar que implantaste funciona somente durante  a partida do motor. Estamos falando de um tempo de poucos segundos. O sobreaquecimento da bobina será pequeno, terá tempo de sobra para resfriar antes da próxima partida do motor. Quando se pensa numa bobina de 6V numa linha de 12V imediatamente vemos 4X a potência nominal mas o recurso está sendo utilizado porquê não está havendo 12V durante o procedimento de sorte que não aquecerá tanto assim. Mesmo que os problemas venham de forma milagrosa a sumirem a bobina resistirá sem danos na condição de trabalho a que está exposta. Como exemplo da minha tranquilidade lembro os motores de indução que durante a partida consomem 8X a corrente nominal sem que isso danifique a máquina.

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6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Fique tranquilo em fazer uso do relé de 6V na linha de bateria 12V nominais...

Exatamente. A partida (que agora está boa) não leva 1 segundo.

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7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Fique tranquilo em fazer uso do relé de 6V na linha de bateria 12V nominais.

No fim os fios sujos com mal contato já estão servindo de resistência para esse relé. não vai queimar nunca, o que pode acontecer é a resistência ir aumentando com o passar do tempo até que vire um mal contato completo e não seja possível acionar mais nada.

 

Me lembrou um sistema que fiz provisoriamente em um acionamento de bomba d'agua, o fio disponível para a boia era muito fino e longo (uns 40 metros) tinha uma resistência alta. Então fiz a mesma coisa, coloquei uma fontezinha de 12V e um relé de 5V para acionar o contator 220V que acionava o motor.

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  • 2 anos depois...
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Boa noite amigos.

Tive o mesmo sintoma em minha motocicleta essa semana.

Vim pesquisar aqui e bati diretos nos pontos citados pelos amigos acima.

A tensão na alimentação da bobina estava com +12v terra -7v, bateria com 12,7.

O problema estava no interruptor sensor neutro, estava com uma resistência de 20ohms.

O sensor do descanso também apresentou resistência.

Como eles ficam na parte de baixo da moto sempre acabam oxidando com mais facilidade.

Se o seu sintoma também está com queda no aterramento, vale conferir esses três sensores, neutro, descanso e o sensor da embreagem. 

Também medi a continuidade dos cabos, estavam todos ok. 

Obs. O relé estava estalando, mas não estava fechando o contato (mesmo alimentando direto com 12v), também fiz a substituição dele. 

🤘🏻

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Postado

@Facanha O meu caso é mais estranho. Eu removi o interruptor do descanso lateral, e os interruptores da embreagem e do neutro são novos. Eu também chequei os contatos do meu dispositivo anti-furto. Minha solução foi o circuito acima antes de trocar o chicote elétrico por um novo. 

 

Valeu

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