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HD Interno sem SO atingindo 100%


Ir à solução Resolvido por Ramon Simeone,

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Boa noite, tenho uma maquina com 2 hds internos (um de 360gb e outro de 1tb) e 1 ssd de 120gb, que é onde esta instalado o Windows, porém sempre que inicio qualquer programa instalado no hd de 1tb ele atinge os 100% de uso e trava a maquina toda, ja fiz a analise com crystal disk e deu tudo ok, ja tentei varias coisas mas nunca resolve, porque em todos os tutoriais o hd que esta atingindo os 100% é o que esta com sistema operacional, o que é diferente do meu caso, alguem tem alguma ideia do que possa ser? agradeço de antemão

 

Descrição dos Discos abaixo:

------------------------
Disk & DVD/CD-ROM Drives
------------------------
      Drive: C:
Free Space: 25.7 GB
Total Space: 114.5 GB
File System: NTFS

 Model: KINGSTON SA400S37120G ATA Device

 

      Drive: D:
Free Space: 254.5 GB
Total Space: 305.2 GB
File System: NTFS
Model: SAMSUNG HD322HJ ATA Device

 

      Drive: F:
Free Space: 231.9 GB
Total Space: 953.9 GB
File System: NTFS
Model: ST1000DM010-2EP102 ATA Device
 

  • Coordenador
Postado
11 horas atrás, Ramon Simeone disse:

porém sempre que inicio qualquer programa instalado no hd de 1tb ele atinge os 100% de uso e trava a maquina toda

Se o HD fica em 100% quando vai iniciar algum programa, então não tem nada de errado. Se quiser resolver, vai ter que colocar o programa no SSD. O HD ficar em 100% de uso nos momentos de processamento pesado (boot do Windows, scan de antivírus, abertura de programas, durante jogos e etc.) é completamente normal.

  • Curtir 1
Postado

@mick 07 Ok, eu entendo, porém isso não acontecia a algum tempo atras, e como eu ja disse a maquina TODA trava e só volta a funcionar quando eu dou um jeito de fechar o programa que estava sendo inicializado pelo HD, e isso ocorre mesmo quando abro algum video que esta nesse HD.

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma?

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

  • Curtir 1
Postado

@Ramon Simeone As vezes pode ser um problema em algum cabo mal encaixado ou algum setor danificado do disco. Recomendo que faça uma checagem de erros do disco F:

Windows + X > Windows PowerShell (Admin) > Digite f: e depois "chkdsk /r" sem as aspas. Confirme a desmontagem do disco e aguarde a verificação. Se não for possível desmontar o disco no momento, agende a verificação para uma próxima reinicialização.

  • Solução
Postado

Pessoal, só pra atualizar aqui, unico jeito que consegui resolver mesmo foi formatando o HD que tava batendo os 100%, resolveu de boa, fica a dica, Obrigado ao pessoal que me deus suporte.

 

  • Curtir 1

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