Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumento de RAM melhora o FPS no jogo?


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!

Há 3 meses tive um problema de curto na minha placa-mãe e tive que trocá-la, onde descobri inclusive que meu pente único de memória (de 16Gb) havia sido danificado também. Decidi comprar uma placa de vídeo superior, mais uma placa-mãe nova, e infelizmente só puder comprar um pente de 8 Gb de RAM na promessa de comprar outro futuramente.
O curioso é que desde que isso ocorreu meu FPS nos jogos que costumo jogar caiu drasticamente, sendo que isso não ocorria anteriormente, mesmo com uma placa de vídeo inferior.
Penso em comprar mais uma memória RAM de 8Gb (da mesma frequência e fabricante, inclusive), mas não sei se isso resolverá o problema do fps.

Alguém saberia dizer se o aumento de memória RAM geraria uma melhora efetiva no fps? Quero jogar jogos como Apex Legends e Call of Duty Warzone sem mais problemas. O curioso é que o PC atende as configurações mínimas do game (COD por exemplo), mas continua com travamentos absurdos e fps próximo dos 90 ao longo do jogo.
 

Obs: Minhas Configurações são as seguintes:

          - Intel(R) Core(TM) I5-6400 2.70 Ghz

          - GeForce GTX 1050 Ti, 4Gb

          - placa-mãe Asus H110M-C/BR
          - 8Gb RAM DDR4, 2400Mhz

          - SO: Windows 10 (64bits)

          - Monitor AOC 19

          - Teclado e mouse genéricos

 

Obs 2: Fiz o test do hardware no site "Can You Run It" e esse foi o resultado:

2014792989_CanYouRunItTest.thumb.jpg.cc040bcc03ed3a15c39fca976fc1f8af.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não acho que fará TANTA diferença. diminuindo os gráficos e/ou limitando a 60 fps você poderá se divertir no jogo sem precisar meter a mão no bolso pra pegar outro pente e fazer esse "teste".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva Oi, meu xará! Brigado pela ajuda.
O que me deixa encabulado é que antes eu tinha uma GeForce GTX 750 Ti e 16Gb de RAM e conseguia jogar Apex Legends sem queda de fps, mas depois que troquei para GTX 1050 Ti e coloquei só 8Gb de RAM eu comecei a ter problemas, por isso associei a redução da memória. 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo , diretamente não mas....

 

O que pode ocorrer é que com menos RAM seu sistema tende a fazer mais Paginação, mover conteudos da Memoria RAM para o HD. E durante esse processo você vai ter uma queda nos FPS. Se o Jogo usa muita RAM e você tem muitos programas abertos em segundo plano, essa operação vai ser feita de forma mais frequente...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiencia digo que sim! Dual channel sempre vai fazer seu processador rodar mais liso. eu jogo Warzone e com 8 GB vai ficar travando mesmo! tive que comprar outra memoria pro meu atualmente o jogo está utilizando 10gb in game!

adicionado 0 minutos depois

Por experiencia digo que sim! Dual channel sempre vai fazer seu processador rodar mais liso. eu jogo Warzone e com 8 GB vai ficar travando mesmo! tive que comprar outra memoria pro meu atualmente o jogo está utilizando 10gb in game!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te contar uma experiência aqui, não sei se serve; bom, anteriomente estava com 16 GB RAM e num i3 4th (i3 4170) e RX 570 4 GB, tentei pôr os gráficos no máximo, mas o jogo não ia, apresentava muita estabilidades, apesar de FPS alto, então resolvi pôr mais um pente de 4 GB, nisso houve uma maior estabilidade, mesmo com texturas insanas que exige 8 GB Vram, mas minha GPU tem 4 GB Vram, o FPS era praticamente o mesmo, contudo a estabilidade, de travar muito frequentemente parou, acontecia raramente.

Vídeos aqui para comprovar:

1: 

 

20 GB / RX 570 4 GB / i3 4th (i3 4170)

 

 

2:

 

i3 4th (i3 4170) / RX 570 4 GB / 16 GB  

 

 

 

 

 

Agora sobre WarZone, aqui como consegui rodar: 

Realmente o jogo consumo ali entre 12 GB, como está descrito nos requisitos recomendados.

Se definir tudo no máximo, o jogo vai ter um consumo de RAM mais alto, caso tenha 8 GB (RAM) não importa a GPU que tenha, se definir tudo no máximo vai ter umas instabilidades, até que não erra os requisitos recomendados nesse quesito.

Para os que tem 8 GB precisa desabilitar algumas opções. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jpplokox Não tankar é pra dizer que não aguentou segurar o riso, meu mano. Rsrs.

adicionado 1 minuto depois

(PROBLEMA RESOLVIDO)

 

Pessoal! 

Comprei a memória RAM de 8Gb e atualizei o driver da minha placa de rede, pois percebi que caia muito durante o jogo por conta de desconexão. Com isso consegui o fps que precisava (acima de 100) e agora posso rodar o jogo sem me preocupar com os travamentos.
Queria agradecer a todos que tiraram um tempo para me ajudar com o tópico!

Vlwwwwwww! Vocês são feras! Agora meu Warzone e Apex foram salvos! Rs.

adicionado 4 minutos depois

 @OPCsemFuturo Me amarro, mano!! Os vídeos ficam muito mais bacanas com ela. De verdade. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeDragoni23 Qual configuração você usa em cada jogo? Com RX 570 lembro-me de ter FPS acima de 100 no Apex Legends, já no WarZone, poucas vezes. Se por acaso estiver usando 'low' ou 'competive' então é isso, prezo por qualidade/desempenho, no mais, use como preferir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...