Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Percebi que quando ligo o arduino uno/nano

ele demora uns segundinhos para começar a atuar, piscando umas luzes até ficar pronto...

creio ser a demora que ele leva para dar o boot e se "encontrar"...

Alguma maneira de acelerar isso?

pois ele demora assim mesmo para o código mais básico como piscar um LED...

Alguma opção mais rápida (neste boot), que seja barata de MC a me indicar?

Obrigado

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Caso não tenha como, mais umas rapidinhas mas não muito óbvias...

-coloque-o para dormir com consumo quase zero e acorde com qualquer evento

-pra aplicação final,  grave sem bootloader: vai economizar espaço e de repente liga mais rápido.

Ah thá me lembrei... aquelas piscadelas não devem ser da sua aplicação ou do seu mc e sim do m. controlador adicional que está na placa. Pra comprovar, remova seu mc (se estiver num soquete) e monte o pisca num protoboard...

• Obrigado 1
Postado

Nem sabia que dava pra gravar sem boot loader, vou pesquisar sobre o assunto.

A versão que estou usando, neste teste, não sai o CI da placa.

Mas é bom saber que pode ser referente ao resto dos componentes da placa.

Valeu pelas dicas..

adicionado 29 minutos depois

Perguntinha básica: se eu gravar meu código no arduino através de um destes (Gravador AVR USBasp),

Ele estará gravado sem o bootloader (mesmo que ainda soldado na placa)?

Obrigado.

Postado

@Blumer Celta ,

Bom, uma vez programado o seu Arduino, você pode ler todo o Atmega328 com um desses USBASP da vida, e pode sim gravar em um outro chip igual, numa plaquinha, basta colocar um cristal de 16Mhz e dois capacitores de 18 pF e pronto, vai rodar. Só que tem de saber certinho como fazer isto ....

Esse delay é do sistema do Arduino, quando você liga ele faz algumas coisas e demora um pouco para executar imediatamente o programa.

Se você usar um outro compilador C e fizer o programa com ele, verá que a execução é imediata. Só que vai ter de sofrer um pouco mais do que fazer tudo na IDE do Arduino ...

Paulo

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Adquira um gravador USBASP e faça a gravação via ICSP (aqueles 6 pinos da placa UNO/NANO) sem bootloader.

Pra isso você gera o código HEX pela IDE (CONTROL+ALT+S) , e através do soft de gravação como o PROGISP que eu uso você grava o uC. A execução é imediata.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, aphawk disse:

@xyko-2020 ,

Grande amigo, faz tempo ein ?

Saudades dos velhos tempos né ?

Um abraço !

Paulo

Grande Paulo. 

Em tempos de "reclusão doméstica" imposta por um certo "bichinho", lembrei que tinha o FCH pra me ocupar e ser útil. Só em 3 dias, já estou ficando viciado aqui novamente.🤗

Grande abraço!

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Só pra esclarecer o tempo

Em 25/03/2020 às 12:13, Blumer Celta disse:

...ele demora uns segundinhos para começar a atuar, piscando umas luzes até ficar pronto...

creio ser a demora que ele leva para dar o boot e se "encontrar"...

Só para esclarecer, é isto mesmo. O arduino fica aguardando os dados na serial pelo  bootloader. Por isso, é importante não receber nenhum dado de outros equipamentos pela serial neste tempo. Pode ser que, por acaso, os primeiros bytes coincidam com os mesmos que o bootloader identifica que é para gravar o chip.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!