Ir ao conteúdo

Erro 43: reparo de placa de vídeo no forno

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Galera, vim aqui compartilhar a minha experiência com vocês.
Eu tenho uma GTX 670 Twin Frozr e ela estava apresentando um erro 43 no gerenciador de dispositivos. Eu pesquisei bastante sobre e vi que podia ser um problema na solda, eu não queria levar a um técnico pois li que poderia sair caro para fazer um reballing. Então decidi leva-la ao forno na esperança de sair algo de lá.
Vale ressaltar que esse experimento é para apenas uma última opção, quando já não tiver mais o que fazer.
Lembrando que para esse experimento, você vai precisar de papel alumínio.
1 Passo - Eu desparafusei ela completamente, retirando todas as partes de plástico possíveis.
2 Passo - Retirei a pasta térmica dela completamente.

3 Passo - Coloquei papel alumínio em todos os capacitores e partes de plástico que não dava para ser retiradas.

Depois de cobrir todas as partes citadas acima, eu deixei o forno pré-aquecendo por 15 minutos a 180 graus.
Logo após, eu peguei uma espécie de um prato grande de vidro, cobri com papel alumínio também e em cima coloquei a placa de vídeo, a deixei por 15 minutos dentro do forno.
15 minutos passados, desliguei o forno e retirei a placa de vídeo e a deixei esfriar por mais ou menos 1 hora.
Depois retirei todas as partes de papel alumínio, recoloquei a pasta térmica dela e coloquei novamente todas as partes de plástico que eu havia retirado.
Conectei tudo e fui testar em meu computador e pronto, funcionou.

Li também que esse método funciona quando a placa de vídeo apresentar artefatos.

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
  • Solução
Postado

É importante alertar sobre o grande risco ao realizar o procedimento em questão. O erro 43 geralmente é provocado por falha na solda BGA ou por defeito na GPU. No caso de falha na solda, o procedimento de reparo é chamado de reballing e consiste na reconstrução das pequenas esferas que fazem o contato entre o chip (GPU) e a PCB da placa de vídeo. Esse procedimento depende de equipamentos muito específicos (e caros) e só pode ser realizado por profissionais qualificados.

O processo de aquecer a GPU é conhecido como reflow. Esse processo é utilizado principalmente como método de diagnóstico, e não como reparo. Ao aquecer a solda, eventuais falhas no contato podem ser preenchidas pelo derretimento do metal, fazendo a placa funcionar. Contudo, a solda fica com diversos pontos de fragilidade e é esperado que a placa deixe de funcionar em pouco tempo. Além disso, importante ressaltar que mesmo o processo de reflow exige equipamentos e conhecimentos específicos para ser realizado. Geralmente é utilizado um soprador de ar quente de alta potência, direcionado a pontos bem específicos.

O processo de colocar a placa no forno é contraindicado e, apesar de fazer a placa funcionar temporariamente na minoria dos casos, tende a danificá-la de forma permanente e irreversível, impedindo o reparo por reballing. Mesmo que os plásticos sejam retirados, diversos componentes da placa não foram projetados para suportar a temperatura dentro de um forno. Ou seja, esse procedimento, embora possa resultar em uma sobrevida curta da placa de vídeo, tende a ser uma sentença de morte para a mesma. Quem quiser realizar o procedimento deve estar ciente disso. Mais informações no seguinte vídeo:

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...