Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionador banheira antigo troca ou reparo?


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

É uma banheira antiga com hidromassagem e um motor, ficou muito tempo parada e quando foram usar não funcionava, eu não sei os detalhes se ligava e não acionava ou se nem chegava a ligar, ocorre que um técnico veio e diagnosticou defeito no acionador e como o fabricante não comercializa mais, sugeriu comprar a peça nova em site de leilões, aquele que usava como símbolo duas mãos dadas e agora dois cotovelos.

O problema é que não sei identificar qual modelo devo comprar dentre as várias ofertas de vendas e aproveitando a situação, também quero tentar descobrir qual é o defeito por mera curiosidade.

Abri a caixa para mostrar os detalhes internos:

1.jpg.634b898e4052ab741296c762321e5920.jpg

2.jpg.54ab54313af96be8d1697f88a346b069.jpg

Testei o fusível e a condutividade dos fios, bem como, visualmente as soldas e trilhas, tudo aparenta estar em perfeito estado.

O que me chamou a atenção foi o terminal de rede que parece servir para realizar diagnóstico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Pincipi disse:

o fusível e a condutividade dos fios

Teste a condutividade do trafinho. Ele usa ter um semi-inútil fusível térmico interno que pode ser bypassado.

Aquele RJ (teoricamente) é apenas pra conectar e isolar através do opto o sistema liga-desliga nesta placa. Deve vir da controladora que também deve ser analisada ou fotografada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz O trafinho deve ser a peça maior, que tem uma fita azul, como faço o teste?

O sistema já estava desmontado, no hora não achei nada que encaixa no RJ, vou ter que esperar o fim da quarentena para ver se não é o fio azul passando por trás do motor:

3.jpg.2d3ae6b1259571a06f051558b3c8f87a.jpg

Os fios brancos encaixam no botão:

4.jpg.6d5ca2e37e4063ea14693e9cc6e3fd29.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um aparelho desses, no painel tem um pic que faz o controle da temperatura através de um sensor ligando e desligando a resistência no momento certo. 

O circuito do pic provavelmente vai no conector RJ45. 

Nesse é mais simples, pois não tem a parte do circuito que controla a temperatura. 
A plaquinha só serve pra ligar e desligar o motor, o transformador e o triac são os componentes com mais chances de problemas. 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Há os óbvios aspectos eletro, técnicos além dos  éticos mas resumamos a ... claro, é seu ganha pão.

14 minutos atrás, Pincipi disse:

Segundo o técnico, o motor e o botão estão bons e apenas o acionador, a peça em evidência neste post é que precisa ser substituída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Partindo do principio de que ele está falando a verdade, não está nos enganando:

a) Eu poderia consertar a peça;

b) Eu poderia comprar a peça nova;

c) Eu poderia comprar todo o conjunto controlado/motor/botão novo (Os atuais são integrados);

d) Só o pessoal do fórum me salvaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito  que a função do cabo RJ45 é apenas acionar o Triac através do opto,

Como já foi dito pelos amigos acima...

 

Em que são ligados os dois fios pretos? Pois é esta peça que o Triac aciona...

 

Você pode retirar o Triac da placa e fazer um "jumper"  na placa onde iam os terminais D e S do Triac(os contatos com as duas trilhas mais grossas), com isto, você vai estar acionando de forma direta a peça dos dois fios pretos.

Não sei se esta peça  é um motor ou uma resistencia, pois não conheço o aparelho, mas antes faça um teste de continuidade entre estes dois fios para garantir que a referida peça não está em curto...

 

E para onde vão estes dois fios brancos mais finos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Pincipi disse:

falando a verdade, não está nos enganando:

a) Eu poderia consertar a peça;

b) Eu poderia comprar a peça nova;

Se trasladar isso pro lado do técnico, tudo bem. Ele lhe daria estas opções. Mas caso ele opte apenas por trocar a peça, há as questões que mencionei:

-ele prefere trocar pois não tem tempo (ou capacidade) pra consertar

-ele poderia até consertar mas prefere te vender outra por segurança (ou você perceberia que é a mesma consertada)

-etc

Se for 'técnico' oportunista fazendo gracinha com meus amigos daqui...? Se dá mal kk

 

Este circuito é simples. O principal que é o trafo você mediu e está bom. Pra confirmar, ligue e meça a Vdc nos eletrolíticos. As d+ peças são comuns e fáceis de achar nas lojas (quando abrir) ou na net (sem pressa). De novo, há também o lado de onde vem o RJ que deve ser avaliado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal.. você removeu pra medir. Mas o que pedi pra medir foi a tensão com o trem perigosamente ligado. Pode não ser muito importante mas eu (eu) mediria. E claro há a análise do que estiver na outra ponta do fio RJ...

Pra conferir valores dos resistores (aparentemente corretos), aprenda ler resistor por código de cores...

3_faixas.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 28/03/2020 às 23:08, Airtonarl disse:

Em que são ligados os dois fios pretos? Pois é esta peça que o Triac aciona...

Eu acho que é o motor da bomba que é acionado pelos dois fios pretos. Segundo o técnico o motor está bom.

Em 28/03/2020 às 23:08, Airtonarl disse:

E para onde vão estes dois fios brancos mais finos ?

São ligados ao botão de acionar.

Acima tem as fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Pincipi disse:

São ligados ao botão de acionar.

Acima tem as fotos.

Da pra ver que um dos contatos deste botão é ligado diretamente ao positivo de C2, o outro contato vai para o conector RJ45, e com certeza ele segue para a suposta placa interface que está faltando... E depois esse sinal volta e aciona o Triac através do opto, pois para este botão acionar o triac, sem a necessidade de um CI, somente se ele fosse do tipo que você aperta e ele fica pressionado, que acho que não é o caso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...