Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

configurar load balance roteador tp-link tl-er6020


Posts recomendados

Olá Senhores,

 

Seguinte, estou procurando um equipamento para realizar o LOAD BALANCE de duas internets em um cliente de pequeno porte que possuo.
Minha dúvida é a seguinte, como ele gerencia as internets? Eu vi que posso configurar qual o link será o principal e qual será o de backup mas qual parâmetro ele utiliza? Ele "pingará" a porta LAN/WAN e somente se ele estiver somente Down que o link backup será acionado, ou se tiver tráfego ruim no link principal (saída para WAN) que já acionará o link backup? Tem como eu configurar isso nesse equipamento exemplo: Se o ping para o WAN estiver muito alto acione o link de backup? 
Fico grato para quem puder me ajudar.. valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil responder sua pergunta, pois você não citou qual o algorítimo de load balancing que esse roteador utiliza ou suporta. Existem vários: por métrica de rotas, por peso de rotas, por último link ativo, round robin, e cada equipamento se utiliza de um algorítimo de acordo com o que o fabricante desenvolveu. É como um desenvolver um App, tem-se a lógica, mas cada um codifica de um jeito. Eu sempre acho essas informações nos manuais dos dispositivos. Conhecendo o suporte TPLINK no Brasil, nem perca tempo ligando lá kkkkkkk ou contate o norte americano. Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoborba13 Olá amigo, tudo bem?

Procure a opção failover, esse é a função que vai testar se o link está integro, degradado ou 100% down. Dependendo do balance você pode customizar de acordo com a latência desejada, caso você não ative essa função, o balance não vai convergir o link (caso esteja configurado para link principal e link backup) pois a interface sempre vai estar UP.

 

att;

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cadu Campos 1 - A latência é medida para qual endereço na WAN? 
2 - Quando você diz: "Dependendo do balance você pode customizar de acordo com a latência desejada."  Você sabe me dizer algum/qual modelo eu consigo fazer a customização do valor da latência para que ele desative e em seguida ative a internet backup?
3 - Compreendo que como estará em FailOver.. Quando ele migrar para o link de bakcup, terei que voltar para o link principal depois manualmente certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegoborba13 Vamos lá.

 

1 - Você que vai definir qual destino ele vai ficar testando, geralmente utilizam o 8.8.8.8
2 - Roteadores corporativos (mikrotik, cisco, juniper, huawei) um de fácil acesso e configuração que recomendo é o mikrotik.

3 - Não, o failover vai atuar nisto, quando identificar que o link normalizou ele migra, mas vale lembrar que dependendo, pode estar ocorrendo gargalo na operadora e a latência ficar variando, com isto, o failover vai ficar migrando constantemente, ai deve ter a atuação manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Delazeri Opa...  Quando você diz "algorítimo de load balancing"  vocë quer dizer o script utilizado pela firmware do roteador para gerenciar o balanceamento das internets certo? 
Vocë indica algum equipamento ou software que faça essa configuração?

adicionado 3 minutos depois

@Cadu Campos Em outros lugares onde postei... algumas pessoas citaram essa marca mikrotik para mim mas ninguém nunca tinha configurado. Acho que darei mais uma pesquisada em cima desse cara, de preferência um que tenha portas GIGA. Desde já.. muito obrigado pelas informações Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!