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Problema geral de conexão e particular de adaptador de rede


Ir à solução Resolvido por Paultx,

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Me desculpem se esta não é a área certa, mas como tem a ver com conexão à internet, achei que seria aqui mesmo.

 

O problema

 

Devido a dificuldades financeiras, atrasei o pagamento de faturas da NET/Claro e acabaram bloqueando a conexão. Recentemente fizemos uma negociação e ficaram de liberar até anteontem à tarde. Só que desde então ligo o modem e a conexão não funciona, o ícone da bandeja do Windows fica aquele globo terrestre com sinal de indisponível. Todos os cabos estão corretamente conectados e tal, não mexi nas configurações de rede desde que o técnico instalou tudo da primeira vez.

 

Comecei a pesquisar no PC para tentar meios de resolver sem ter de contatar a NET, até porque estão usando praticamente só atendimento automático, por causa da pandemia, e além disso o robô falou num telefonema anterior que haviam detectado um problema na minha área e tal. Mas como ele disse que tudo poderia normalizar ontem às 17h30, esperei, mas nada mudou.

 

Indo a Configurações de Rede e Internet, tentei vários caminhos, inclusive Solução de Problemas de rede, mas sem sucesso. Inclusive, a certa altura, fui bater numa área do velho Painel de Controle e lá vi que a conexão não aparece na área Conexões de Rede, apenas a de Bluetooth. Então supus que no bloqueio que fizeram tiraram as configurações do meu PC, mas nem sei se isso é possível ou legal.

 

A propósito, para postar isto aqui, estou usando a conexão Wi-Fi aberta da Claro, via smartphone e ancoragem USB.

 

Outra coisa: quando ligo o modem da NET, ele não dá conexão para o PC, mas no smartphone a rede Wi-Fi de minha casa não só aparece como disponível, mas até mesmo se conecta automaticamente. Inclusive nas propriedades ela aparece com sinal excelente e tal. Só que não. Aparece e se conecta mas não dá acesso a nada.

 

Aliás, consegui até mesmo entrar na configuração rápida do modem da NET via navegador no PC, com os dados que o técnico deixou e eu salvei, e aparentemente está tudo certo ali.

 

Prosseguindo. Como não aparecia nada relativo a essa conexão do modem da NET no PC, fui conferir no Gerenciador de Dispositivos e lá está, na seção de Adaptadores de rede, o item Intel ICH10 R BM LM Ethernet Controller RTX64 com aquele sinal de alerta triangular amarelo com ponto de exclamação, indicando problemas. Nas opções de menu e nas propriedades dele só constam:

 

- Detahes do Driver
- Atualizar Driver
- Desabilitar Dispositivo
- Desinstalar Dispositivo

 

A opção Reverter Driver está desabilitada. Tentei Atualizar Driver, mas o Windows retorna que o melhor já está instalado.

 

E, finalmente, outra rodada da Solução de Problemas de rede, que antes só mostrava respostas mais genéricas (tipo A conexão falhou com erro 651), acabou identificando esse componente acima.


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Por favor, quem puder me ajudar nessa, agradeço desde já. Estou precisando retomar a normalidade da conexão à internet, porque a uso muito para trabalhar (estou desempregado e fazendo eventuais frilas). Tenho "sobrevivido" há alguns meses me virando com o plano de dados do celular, mas isso está aos poucos me levando uma grana boa todo mês, porque preciso fazer recarga com uma frequência muito maior que o normal.

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Vi agora nas propriedades o status do dispositivo. Acho que o caso é de recuperar o driver dele.

 

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Alguma sugestão?

adicionado 5 minutos depois

Suspeito que deva ser o driver do modem da NET. Fui ao site dessa IntervalZero mas não sei o que baixar de lá, a partir dessa identificação RTX64.

Tem um PDF que lista o meu dispositivo como compatível, mas não dá pista do que baixar. Socoooorroooo!

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Obrigado, Ricardov, mas eu só vou usar restauração ou recuperação do Windows como último recurso. Minha experiência com isso até hoje não foi muito agradável, e quero primeiro esgotar alternativas menos, digamos, incertas. Falo isso porque já tive casos piores com o Windows 10 e restaurar ou reinstalar não só não resolveu alguns problemas, como trouxe outros.

A propósito, eu já tinha checado a Restauração e há poucos pontos para voltar, e nada que pareça relacionado com esse caso.

Além disso, há uma contradição quando o sistema diz, ao tentar atualizar o tal driver, que já está em instalado o melhor driver e tal, mas a solução de problemas e o status no Gerenciador de Dispositivos dizem que ele está ou corrompido ou ausente. Ora, se está corrompido, ainda vai, mas se está ausente, como pode ser o melhor?

E mais: fico sempre em dia com as atualizações do Windows 10 (hoje tenho a 2004, instalada via Insiders), e faz um tempo que algumas delas têm causado vários problemas para muitos usuários mundo afora.

Assim, minha ideia é primeiro tentar ver se consigo esse driver. Pois vai que eu faço todo um processo de restauração e, no fim, não resolve (como já ocorreu antes)?

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A restauração volta o Windows para um estado anterior que em estava funcionando corretamente, inclusive o driver. Mas claro que se for um problema de hardware não vai resolver.

O seu problema pode estar relacionado com a atualização do Windows. Tente usar o Windows em modo de segurança.

Também pode usar um Live Linux num pendrive e ver se reconhece a placa de rede.

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4 horas atrás, roblox_gamer disse:

 

Valeu, roblox_gamer. Mas...

 

Seguindo o caminho sugerido no tutorial não achei os valores Upperfilters e Lowerfilters. Mas a tua dica me deu uma baita luz, daí fui pesquisar. Achei um tutorial com a relação dos códigos de erros do Gerenciador de Dispositivos e os respectivos dispositivos.

 

Aí descobri que adaptador de rede muda para 4D36E972 naquela linha do registro. A que consta no tutorial sugerido é para drives de DVD etc.

 

Mas o pior é que também no meu caso esses valores não aparecem... Muito estranho!

regnet01.thumb.png.9c4c546ba84ad217f1189816ed518bbb.png
 

Vocês acham que se eu usar SFC e DISM pode ajudar nesse contexto?

Update
Rodei os dois e não encontraram problemas.

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3 horas atrás, roblox_gamer disse:


Essa solução se aplica a drivers de monitores, placas gráficas e áudio. Mas me deu uma pista e fui atrás. Aliás, roblox_gamer, pode passar links sem tradução do inglês, me viro bem nesse idioma.

No site da Intel, que é nominalmente identificada no caso (Intel ICH10 R BM LM Ethernet Controller RTX64), achei lá, instalei e rodei o software Assistente de driver e suporte Intel. Resultado:

Intel_result_for_RTX64_a.png.81454153fc07ab5e4f0c3d2b30e9137c.png

 

Quanto ao driver em questão, chama atenção o status de unknown. O jeito vai ser esperar a resposta da tal IntervalZero. Acho que só eles têm uma resposta para esse enigma.

Intel_result_for_RTX64_b.png.ec386de46dbb303eeebee519191f07c9.png

adicionado 33 minutos depois

Em tempo: tentei antes de tudo soluções como Desabilitar Dispositivo e Desinstalar Dispositivo, mas nada funcionou.
Também tentei a Redefinição da rede, seguindo dica encontrada aqui. Não resolveu.

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Após tentar ontem uma solução sugerida aqui, com o resultado do item IDs de hardware, pesquisei e fui bater no site do DriverIdentifier, instalei e rodei. Ele realmente identificou o driver, ofereceu algumas opções de download, e no fim das contas também não resolveu.

 

Mas à noite me lembrei de um CD de recuperação que tinha criado no meu notebook há muito tempo e usei-o hoje para tentar atualizar esse driver. A primeira tentativa, usando o driver com o mesmo nome, falhou.

 

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drvr02.png.4c5cbd43026e9683b7e44ee867c29153.png

 

Com a outra opção de driver, resolveu. O driver com problema sumiu do gerenciador e entrou esse outro.

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drvr07.png.e356e9b869534f304501f79b2b258bee.png

 

Mas como a conexão à internet pelo modem continuou ausente, tentei de novo a Solução de problemas, e aí...

drvr06.png.4614ccefc1fbbcafb122a89b5ef28f14.png

 

Um problema impede a solução de problemas de ser iniciada... Chega a ser surreal! Pior é que testei isso com outros itens além do adaptador de rede e todos tiveram o mesmo erro.

 

Corri atrás desse código de erro 0x8000FFFF e tentei quase todas as soluções aqui, menos apagar a pasta C:\Windows\SoftwareDistribution e a restauração do sistema (último recurso).

 

E nada! É mole? Não, é Microsoft... É f... O cara resolve um problema, aparece outro.

Parece que vou ter mesmo  de me submeter a uma restauração do Windows, tendo que reinstalar depois um monte de programas e correndo o risco de novos problemas, como já aconteceu antes.

Quando restaurei uma vez o Windows 10, fiquei com um dos meus três HDs inútil, porque ele não o reconheceu mais. Ainda tive de correr atrás de soluções para pelo menos resgatar os arquivos que estavam nele. Ainda bem que achei um programa, o TestDisk, que não só ignorou que o sistema operacional não encontrava o HD como também me deixou copiar seu conteúdo para outro disco.

Como o problema principal deste tópico foi resolvido, podem trancar ou arquivar, pois agora a batalha é outra. Grato novamente a todos pela atenção e ajuda. Espero que o meu caso e o que foi apresentado aqui possa ajudar outros com os mesmos problemas. Até mais e fiquem em casa!

 

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  • Solução

Atualização necessária

 

Resolvi os problemas do driver do adaptador de rede e da conexão à internet, que estava ausente por falta de liberação do sinal pela operadora devido a entraves burocráticos (desencontro de ordens de serviço, conforme informou o técnico que veio ver o caso).

Depois disso, pesquisei muito e acabei desistindo de tentar resolver o novo problema do erro 0x8000FFFF, que começou a aparecer em todo lugar.

Então decidi finalmente tentar uma recuperação do Windows 10 via Restaurar o PC. Primeiro, com a Media Creation Tool usando um pendrive. Baixei tudo nos conformes e tudo correu normal até que no final veio uma mensagem de erro.

 

Depois disso fui tentar formatar esse pen drive e o Windows avisou que não era possível. O drive ficou somente leitura e não podia realizar nenhuma operação. Lá fui eu pesquisar, baixei o MiniTool Partition Wizard para tentar formatar e nada. Só no meu notebook eu consegui formatá-lo.

Aí o jeito foi tentar pelo ISO baixado e gravado em DVD. Reiniciei e fiz o boot pelo DVD, chegou a um ponto em que apareceu a minha conta com o meu nome registrado, mas não pude continuar: teclado e mouse ficaram inoperantes. Tive de desligar "na marra" para começar de novo.

 

Daí deixei de lado pendrive e DVD e fui pelo caminho dentro do próprio Windows 10, a partir de Configurações > Restaurar o PC. Escolhi manter os meus arquivos.


Mas, como eu temia e mencionei aqui, a solução de um problema do Windows, de novo, trouxe outro problema, só que desta vez ainda maior. Após tudo estar supostamente "restaurado", o PC voltou sem acesso ao mouse, ao teclado e também à internet!

Ou seja, lá vou eu ter de correr atrás de outra solução para o que supostamente seria a melhor solução de um problema do Windows. Ainda bem que copiei tudo o que precisava num outro HD, baixei o ISO do Windows 10 mais recente e salvei no segundo HD e num DVD.

 

Sinceramente, eu nunca pensei tanto em mudar de OS como agora. Uso o Windows desde o 3.1 e sempre tive de aprender a conviver com esses problemas, inclusive por um bom tempo achei até divertido encarar esses desafios. Mas chega uma hora que não dá mais... Como diria um personagem do cinema americano: "I'm too old for this *****!"...

E como não tenho condições de comprar Mac, vou começar a me informar com mais profundidade sobre Linux. Esta é a triste realidade de um usuário fiel, que sempre pagou pelo sistema e pelos programas e pacotes da Microsoft: na hora das dificuldades mais sérias só arruma frustração - basta ver que o atendimento via Microsoft Answers chega a ser ridículo na maioria dos casos mais graves. Lamentável!

Desculpem pelo desabafo, mas eu precisava. Ainda mais nestes tempos escuros.

Fiquem bem. Em casa.

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@Paultx Que novela hein! Que bom que resolveu o problema com a Internet. Agora referente ao hardware do PC, por que você não tenta rodar uma instalação Linux que roda direto da memória RAM por pendrive, sem tocar no seu HDD e ver se o Linux consegue enxergar sua placa de rede funcionando?

Baixe a ISO do Ubuntu, a distro Linux mais user-friendly e compatível com hardware:

https://releases.ubuntu.com/19.10/ubuntu-19.10-desktop-amd64.iso

Depois, baixe o Rufus e crie um pendrive bootavel por ele usando essa ISO:

https://rufus.ie/

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@Rafael Delazeri Isso já nem é novela, está mais para um daqueles antigos dramalhões mexicanos... Eu já tinha resolvido o drama do adaptador de rede. Só que o tal "refresh" do sistema sumiu com mouse, teclado e internet. O jeito foi mesmo recomeçar do zero, instalando o Windows 10 de novo.

Como a tendência é as atualizações da Microsoft virem agora sempre com novos problemas, não vou mais participar do Insider e só vou instalar atualizações com muita cautela, até onde possível.

Tem até gente fazendo graça com essa parada... Olha isso aqui: Forget Windows 10, Windows 20 is the Microsoft operating system we need!

Um abraço a todos e até o próximo problema. Fiquem em casa!

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