Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera!!

Seguinte, minha irmã comprou um Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR) e tô querendo adicionar um SSD pra ela (ele já vem com um HDD de 1 TB, que será mantido pro armazenamento geral [fotos, vídeos, livros, documentos, etc.], enquanto o SSD será usado exclusivamente pro SO [Windows 10] e demais programas instalados [MS Office, Firefox, VLC e afins]).

Pois bem, tendo em vista o uso que será dado ao SSD e o perfil de uso dela (básico - navegar na internet, editar documentos/planilhas do Excel, ver filmes...) tô pensando em pegar um SSD pequeno, mesmo, de 120 GB (apesar de que se o preço for competitivo pode ser de 240 GB), e sem muita preocupação em performance (o foco principal é a confiabilidade, até porque em termos de SSD NVMe imagino que velocidade não seja um problema).

Spoiler

Aliás, eu uso esse mesmo setup no meu laptop (que inclusive comprei há uns 10 anos por recomendação da galera aqui, um Avell; mas no meu caso o SSD é um Crucial BX500 SATA 2,5" de 120 GB e o HDD é um velhão de 500 GB, e tenho apenas 42 GB em uso no SSD [e não vejo esse uso chegando à metade da capacidade do SSD nos próximos 2 anos]).

Com isso em mente encontrei uns modelos no Zoom:

1. preço bacana (que é onde eu gostaria de me manter)

1.1. Gigabyte GP-GSM2NE3128GNTD, 128 GB, R$ 240 (a marca é conhecida mas não sei o quão confiável é na área de SSDs)

1.2. Adata XPG SX6000 Lite, 128 GB, R$ 289 (é uma marca bem popular, mas também não sei bem da confiabilidade)

2. preço mais intermediário (o que admito que já está bem carinho pra mim e se possível pretendo evitar)

2.1. Intel 760P, 128 GB, R$ 350 (acredito que seja confiável por ser Intel)

2.2. Kingston A2000, 250 GB, R$ 360 (a marca em si tem bons produtos, mas não sei desse modelo em particular)

2.3. Corsair Force Series MP300, 240 GB, R$ 390 (é uma marca bem conhecida mas não sei da confiabilidade no mercado de SSDs)

3. caros (aqui tô colocando por colocar, porque realmente não tenho condições de partir pros 400+)

3.1. WD Blue, 250 GB, R$ 455 (desse o pessoal fala muito bem e se tivesse condições partiria pra ele)

Mas é claro que não precisam se limitar a esses modelos, se souberem de algum interessante abaixo do limite de 300 Reais fiquem à vontade para sugerir.

Importante ressaltar que a principal preocupação aqui é com a confiabilidade do drive - quero poder instalar as coisas lá e ficar sem me preocupar por uns anos, até porque é pra minha irmã e ela não manja muito de computador.

Obs.: a princípio eu ia de SSD M.2 SATA, até porque o desempenho extra do NVMe não fará muita diferença, mas parece que esse laptop só suporta NVMe.  😕

Obrigado, e fico à disposição para mais informações!

• Coordenador
Postado
Em 15/04/2020 às 11:57, jogadoria disse:

1.2. Adata XPG SX6000 Lite, 128 GB, R$ 289 (é uma marca bem popular, mas também não sei bem da confiabilidade)

Esse é um bom SSD. Pode procurar também o WD Black.

Veja alguns modelos que foram testados aqui no Fórum, evite aqueles que possuem controladora da Phison, pois está dando erro e ficando inutilizáveis: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/armazenamento/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...