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Boa noite galera, tudo bem?

Eu estou com um problema no meu notebook, é um Dell Inspiron 5437. Quando eu ligo ele, ele fica com a tela preta e fica apenas o logo da dell por muito tempo, tem vezes que não sai dessa tela e eu tenho que desligar umas duas vezes, e ai sim eu consigo passar dessa etapa, mas mesmo assim, o notebook fica muito lento. Eu tentei abrir o computador, fiz uma limpeza e troquei a pasta termica por uma thermal grizzly. Aí depois que eu liguei, eu senti que ele ficou mais lento e que os barulhos aumentaram. Alguem sabe o que eu posso fazer? Vou anexar um link do video do youtube para vocês terem uma ideia dos barulhos.

 

 

Valeu!!

 

Postado

Esse barulho parece ser do HD tentando iniciar. Se possível, insira ele em outro computador para salvar seus dados importantes o quanto antes e providencie uma troca de disco.

  • Coordenador
Postado

Já fez o diagnóstico de hardware da Dell? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Fez algum undervolt?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Postado
Em 16/04/2020 às 04:55, mattaus disse:

Esse barulho parece ser do HD tentando iniciar. Se possível, insira ele em outro computador para salvar seus dados importantes o quanto antes e providencie uma troca de disco.

@mattaus To achando que é isso mesmo Mattaus, eu fiz uns testes de HD conforme o amigo mick 07 indicou, e ele alertou problemas no HD. Da para veer as imagens abaixo.

 

Em 16/04/2020 às 12:25, mick 07 disse:

Já fez o diagnóstico de hardware da Dell? BIOS atualizado? Temperaturas normais? Fez algum undervolt?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

@mick 07 Eu fiz todos os testes, ficou faltando os da memoria ram e o ultimo do hd, vou fazer eles depois de fazer um backup, mas já queria dar um retorno dos testes que deram alerta. Todos foram em relação ao HD.

 

HD Tune

1251238868_hdtuneprobenchmark.png.184213e52674476c59a71cde4cd6ba68.png338499647_hdtuneproerrorscan.png.abbe28200087e27e978f36c93682476c.png695521101_hdtuneprohealth.png.5b932254547e1703d7d3c866a0e7ef0f.png

 

 

 

WD Data Lifeguard

229354456_WDDATALIFEGUARD_2.PNG.89b627eb6598cfc81790293310448dea.PNG514846544_WDDATALIFEGUARD_3.PNG.ece6ec6dd77365dbf79ee5cc66ebd332.PNG666985147_WDDATALIFEGUARD.PNG.4322fb787e5c6ef48ce72db59af88d52.PNG

 

 

SeaTools Bootable

SeaTools_SHORTDST.thumb.PNG.0fd64ada1e3b2aed5c65ca626e1c40cd.PNGSeaTools_TesteGenerico.thumb.PNG.73c328d791dfc04b4a68ba58f06df5e7.PNG

Postado

Como disse que o note está lento, pode utilizar outro HD para teste, e verificar o desempenho.

Quanto ao HD original, salve os dados, caso ainda seja possível.

 

  • Coordenador
Postado
12 horas atrás, Kevin Perez Escalante disse:

@mick 07 Puts, você sabe me dizer se eu consigo trocar ele por um ST1000LM048 ? Ou pego um WD10SPZX? Recomendaria algum?

Recomendo um SSD, vai melhorar o desempenho do notebook.

  • Coordenador
Postado
22 horas atrás, Kevin Perez Escalante disse:

Mas o ssd não seria só para o sistema operacional?

Não entendi sua pergunta. SSD pode ser usado como se fosse um HD normal, serve pra todo tipo de armazenamento.

Postado

Caso o note tenha o compartimento de DVD, o mesmo pode ser substituido por Caddy e colocar o SSD, apenas instalado o SO, e com isto melhor a funcionalidade do note. Por exemplo instalar um SSD de 60 GB.

E para armazenar os dados em geral, seria em outro HD, que pode ser o modelo tradicional de disco rigido, por exemplo de 500 GB ou mais.

Esta seria uma forma de pensar como diminuir custos.

Como tambem como investimento maior,pode instalar somente o SSD no lugar do HD, porém de maior capacidade, tipo 480 GB ou maior.

 

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