Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Especificações:

FONTE Cougar 500w 80 Bronze  VTE (comprada há ~2 anos)

Placa de vídeo RX 580 8GB (comprada há 1 mes)

placa-mãe Asus ATX, Processador Ryzen 3 1200

VIDEOS

A)Video dele desligando após 5 minutos ligado

B)Computador sem o ruido vindo da fonte

C)Computador com ruido vindo da fonte (com o celular ou fone deu para ouvir, com o desktop ficou ruim)

DESCRIÇÃO

Senhores, preciso de uma ajuda/feedback com o que está acontecendo. Eu não sei mais o que faço e estou gastando MUITO DINHEIRO com ele, atualmente meu computador desliga do nada, há um ruído intermitente saindo da fonte e após isso ele desliga como mostrado em vídeo (C). Consegui capturar um momento (A) que além dele desligar, ele "tenta" continuar funcionando e não consegue (pode ser placa-mãe, fonte ou rede).  Ele desligava e dias depois funcionava...passava horas nele até simplesmente acontecer de novo. Agora está continuamente...ele mal consegue ficar 5 minutos ligado e não há horário para acontecer . Hoje  nem completa o boot.

O problema?  Quando eu o levo para uma loja de informática perto ele funciona normalmente!  Já o levei três vezes e por vários dias ele fica lá ligado, os testes que fazem aparenta que a fonte está ok. Eles forçam o hardware para consumir mais potência, placa de vídeo esquenta mas o computador continua ligado e bem, ininterruptamente. 

Pode ainda ser problema intermitente (placa-mãe, fonte ou rede elétrica) ou mau teste, mas basta eu trazer para casa, ele consegue então ligar e depois há esse problema.  

Pensei em comprar uma fonte nova ou um nobreak (para ter segurança e checar 100% se há uma deficiência na rede). Infelizmente não consegui uma fonte pois todo mundo que conheço tem notebook e fico com receio em gastar com um sem saber onde é a falha. O mesmo vale para o nobreak. Vou estar jogando dinheiro fora. E já gastei DEMAIS (duas fontes, duas placas-mãe, duas placas de vídeo, tempo sem utilizar, eletricista).

Pode realmente ser azar de ser fonte...mas não faz sentido: o problema acontece em casa (testei numa casa adjacente também e dá o mesmo problema). Não é normal falhar placa-mãe (sendo que a motherboard funcionava normal nessa loja especializada em manut de MB), placa de video e fonte em menos de dois anos (ver spoiler)...mas pode ser um azar e coincidência brutal. Tudo me leva a crer que algo na rede elétrica. Se for algo elétrico o que pode ser? Que tipo de teste ou análise posso fazer na rede para reclamar?  Um aparelho que analisa a rede custa de 2500 a 25000 reais. Osciloscópio portátil nao é barato... Alguma sugestão? Moro em SSA/BA. 

HISTÓRICO

Há dois anos eu tive um problema similar. Vou contar do início:

1. Spoiler

1. Primeiro, em 2018, ele simplesmente não ligava e foi detectado que a fonte estava com um dos cabos de energia com tensão baixa (Era uma corsair 550w 80 bronze nova...difícil de dar defeito mas pode acontecer);
    2. Acabei comprando uma nova fonte, a Cougar. Após isso, passei mais de seis meses com um problema: ele simplesmente não ligava em casa de uma hora para outra. Bastava desligar o pc e simplesmente ele podia não ligar mais, passava-se dias até ele simplesmente ligar. O problema? Simplesmente ele ligava normalmente  e funcionava normalmente em duas lojas de informática (uma delas era especializada em reparo de placa-mãe e passei a maior parte da saga indo nela). Na especializada, pela demanda, eles não analisam na hora pois há uma fila no lab para atender as máquinas: Fizeram testes, medições e nunca apresentou problema lá. Sempre ligou normalmente (até na minha frente) e mesmo stressando a potência do software e hardware por um fim de semana inteiro ele nunca desligou lá.
    3. Nesse meio tempo foi avaliado que a fonte estava ok, a placa estava ok, verifiquei e meu tio instalou um terra no meu quarto, chamei um eletricista que não averiguou nada anormal na minha rede além da ausência de terra na tomada que uso (que posteriormente instalei).  Ele mediu a tensão com o multímetro e nenhuma subtensão foi lida. Esperava uma análise melhor desse cara...
    4. Chegaram a trocar um cristal por desencargo de consciência e mesmo assim...chegava em casa e ele funcionava. Depois não ligava mais. Passei mais de 6 meses até que resolvi trocar a placa-mãe. 
    5. Ao trocar a placa-mãe no ano passado, parou de ter esse problema de ele não querer ligar. Passei praticamente 12 meses sem queixa (2019 até agora).
    6. Mas antes, há 1,5 mês parou de dar vídeo e foi detectado que minha placa de vídeo era o problema (uma gtx 1050 ti 4gb, verdade seja dita tinha potência menor que atual). Comprei outra em Março (RX 580 8GB). Funcionou perfeitamente por 1,5 mês
    7. Agora o computador está nesse problema de não ligar. Nas primeiras vezes vinha um ruído periódico similar a um de estática da fonte ("bzzzzzz") e aí ele desligava. E não ligava mais (o led da placa de vídeo acende pelo menos).

Postado
16 minutos atrás, dandefender disse:

O problema?  Quando eu o levo para uma loja de informática perto ele funciona normalmente!  Já o levei três vezes e por vários dias ele fica lá ligado, os testes que fazem aparenta que a fonte está ok. Eles forçam o hardware para consumir mais potência, placa de vídeo esquenta mas o computador continua ligado e bem, ininterruptamente. 

em todas as tomadas eletricas da sua casa o pc apresenta o mesmo sintoma?.. so por isso eu descartaria problema intermitente seja lá de qual componente for.. porque seria uma coincidência miserável esse problema intermitente so acontecer NA SUA CASA em todos os casos.. se o pc ficou DIAS ligado nessa loja de informatica e nao apresenta o suposto defeito mesmo com todos os testes realizados, acho q já dá pra isolar algumas possibilidades

você liga o pc direto na tomada? é uma tomada aterrada? qual a tensão ai?

adicionado 1 minuto depois
17 minutos atrás, dandefender disse:

Pensei em comprar uma fonte nova ou um nobreak (para ter segurança e checar 100% se há uma deficiência na rede).

nobreak nesse caso vai ajudar em nada.. é so perda de dinheiro mesmo

adicionado 2 minutos depois
18 minutos atrás, dandefender disse:

Pode realmente ser azar de ser fonte...mas não faz sentido: o problema acontece em casa (testei numa casa adjacente também e dá o mesmo problema). Não é normal falhar placa-mãe (sendo que a motherboard funcionava normal nessa loja especializada em manut de MB), placa de video e fonte em menos de dois anos (ver spoiler)...mas pode ser um azar e coincidência brutal. Tudo me leva a crer que algo na rede elétrica.

é exatamente o mesmo pensamento meu

Postado

@dandefender suspeito bastante de um problema com a rede. Seria preciso verificar os níveis de tensão na tomada se estão correto, a qualidade da instalação elétrica, pode haver alguma sobrecarga na rede, um mal contato gerando aquecimento, uma subdimensionamento de cabos, etc.

• Curtir 2
Postado

@rodrigo.dcvieira

@Daianne Limeira

Pois bem a tensão é de 110v. Até semana passada era feita com estabilizador (esqueci de falar que também desconfiaram dele e comprei um novo tem uns doi$ anos =\) e só chaveava de vez em quando. Uma frequência normal de uma ou duas vezes por várias horas de funcionamento.

Essa semana comprei um filtro de linha quando esse problema reapareceu. Em comparação ao estabilizador...percebi que o ruído que precedia o desligamento ficou um pouco mais intermitente (pode ser impressão minha) e ele deu esse "reboot fracassado" como mostrado em vídeo após desligar. 

Mas não sei se pode ser determinante já que os efeitos só tem piorado com o tempo nessas 2 semanas.

Mas o que procuro na rede? Sei um pouco de elétrica e meter o multímetro na tomada não vai revelar nada excepcional (no dia que o eletricista veio há 1,5 ano bateu 127v na tomada) mas vou chamar um p/segunda. Já conversei com alguns e não me pareceram ter conhecimento além do básico...

adicionado 8 minutos depois

@rodrigo.dcvieira

Pois é cara, mas os técnicos com que eu converso não fazem ideia do que procurar. O fato de estar 127v no multímetro não quer dizer que sejam 127v estáveis na tomada. Percebi a falta de bons profissionais!

Essa questão não explica o por quê de eu ter trocado a placa-mãe e ter parado com esse efeito por mais de um ano. A menos que a placa-mãe anterior tenha ficado mais sensível nessa minha rede elétrica defeituosa. 

No break só apontaria em definitivo uma  subtensao ou sobretensão. Mas quero evitar desse problema afetar minha fonte e placa-mãe. O que me mata é que NADA na minha casa apresenta problema além do computador ( aparentemente).

Postado

@dandefender você sempre utilizou estabilizador enquanto houveram esses problemas? Recomendo a leitura:

O ideal é utilizar o PC ligado diretamente à tomada, no máximo um filtro de linha pra ajudar. No geral estabilizadores mais atrapalham do que ajudam, até porque a tensão fornecida ao seu PC pela fonte não sofre com oscilações na energia de entrada desde que dentro dos níveis suportados pela fonte (100-240 V).

EDIT: Se sua tensão estiver caindo abaixo de 100 V, a fonte vai desligar. Se a tensão estiver medindo 127V estáveis na tomada e caindo ao colocar carga (o PC), algo está errado na rede.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, dandefender disse:

Essa questão não explica o por quê de eu ter trocado a placa-mãe e ter parado com esse efeito por mais de um ano. A menos que a placa-mãe anterior tenha ficado mais sensível nessa minha rede elétrica defeituosa. 

a grande questao é: você tem usado estabilizadores nesse tempo todo?

porque como tá no artigo aqui do proprio CDH, estabilizadores sao uma desgraça para fontes com PFC ativo e que foram o seu caso, a atual e a que tinha dado defeito antes pelo relato da historia de 2018..

entao pode ser q nesse tempo todo o estabilizador é quem causou todos os prejuizos por ai

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB @rodrigo.dcvieira

Estou ciente deste artigo! Tanto que no início ligava minha máquina direto na tomada, até ter o problema com a primeira fonte (um dos cabos variava a tensão em vez de ficar com 5v). Mandei para garantia e comprei um estabilizador por recomendação do técnico  (ele questionou essas crenças e nova mentalidade de que estabilizador é ruim). Enfim. Não quis arriscar por receio e comprei. Desde então tenho utilizado sem problemas até acontecer pela primera vez esse ano ai usei filtro de linha.

O problema vem acontecendo seja em tomada, estabilizador ou filtro de linha. E não acontece fora daqui.

Conversei com um vizinho novo que mora em frente e trabalha na cia elétrica e ele comentou que de fato a rede elétrica na nossa rua não é boa. Desde que se mudou ele perdeu duas televisões e uma na casa da mãe dele que mora ao lado. Citou outros exemplos, disse que já tem reclamações e ações contra  a Cia elétrica e foi isso. Me falou também que por morarmos no fim de circuito a rua (somos as últimas da rede ) recebemos um baque maior da "sujeira" e qualquer instabilidade, em dias de chuva a possibilidade de fuga aumenta, não há banco de capacitores como em vários lugares etc.

Agora, ele me perguntou sobre o aterramento da casa e que o máximo que poderia recomendar para mim era um estabilizador com aterramento próprio, mas é caro (é um dos que recomenda uso de estabilizador). Sai bem desesperançoso da conversa pois a COELBA não mudará nada na rede só por que dois moradores estão reclamando. Eu nem sei o que procurar para abrir queixa ou reclamar legalmente.

Alguém tem sugestão do que posso fazer para utilizar meu computador na minha  casa? O que usar, o que mudar? Obrigado!

Postado
16 minutos atrás, dandefender disse:

Agora, ele me perguntou sobre o aterramento da casa e que o máximo que poderia recomendar para mim era um estabilizador com aterramento próprio

é mais uma recomendacao vazia, sem nenhum critério.. mesmo q esse cidadão trabalhe numa companhia energética

nao existe esse de estabilizador com aterramento proprio.. sao dispositivos q vendem para enganar, o aterramento adequado e o que deve ser feito realmente é aquele com varoes de cobre abaixo do solo (normalmente 1 vara com 2 ou mais metros de cobre fincados no terreno) apesar de que muitos dizem q o aterramento verdadeiro, de qualidade sao aqueles q se ligam 3 hastes... enfim, eu sempre usei aterramento do simples e é uma coisa q eu de fato recomendo sempre

19 minutos atrás, dandefender disse:

Alguém tem sugestão do que posso fazer para utilizar meu computador na minha  casa? O que usar, o que mudar? Obrigado!

se você nao tem nenhum aterramento, eu sugeriria isso

um aterramento adequado so para seu PC.. 

dentro de casa, usar um filtro de linha da tomada aterrada e ligar o pc nesse filtro de linha.. o que indico fortemente é o da clamper, pois sao realmente de qualidade

quanto aos problemas da rede eletrica e que envolvem tb a companhia energética, ai seria caso de se ver até com o procon, judicialmente, pois há claros indicios (caso o motivo realmente seja esse) de que todos estão sendo prejudicados, principalmente se houve perdas materiais oriundas desses defeitos

o bom seria a avaliacao completa da rede da casa por um engenheiro eletrico para q se possa ter a real dimensao do problema e o que pode ser feito para resolver ou diminuir esses impactos .. porque de pedreiro nao espere esse conhecimento, eles so sabem o basico... e o que mais tem é gente q acha de algo dando pitaco no que nao convem

eu mesmo nao tenho conhecimento nenhum, so o basico.. mas jamais lhe recomendaria comprar outro estabilizador q viesse com esse suposto aterramento, por exemplo.. recomendo o que eu sempre fiz q apesar de ser basico, nunca me causou problema algum

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, dandefender disse:

Mandei para garantia e comprei um estabilizador por recomendação do técnico  (ele questionou essas crenças e nova mentalidade de que estabilizador é ruim).

Não desmerecendo o tal técnico, mas você pode preferir acreditar nele ou num engenheiro especializado que tem um conhecimento muito amplo na área, que é o caso do colega faller aqui do fórum.

O problema não é utilizar estabilizadores, você pode utilizar estabilizadores ou no breaks, desde que sejam adequados. Entre a principal especificação que ele deve ter é a produção de onda senoidal pura na saída, que é o tipo de sinal elétrico fornecido pela rede, no qual todos os aparelhos vendidos no mundo são adequados para trabalhar. Em geral, esses aparelhos são muito caros por terem essa tecnologia, mas a qualidade da energia pode ser dita superior à da rede, pois a rede está sujeita a interferências e falhas.

Eu estudo engenharia elétrica, ainda não tenho conhecimento muito amplo em sistemas de distribuição e instalações elétricas, mas já estudei algumas coisas sobre o assunto. Pelo que eu sei, cabe à concessionária garantir que a energia elétrica chegue corretamente até cada consumidor dimensionando os transformadores e condutores conforme o tamanho da carga, e que eventuais problemas no circuito do sistema de distribuição acionem proteções para que danos maiores sejam evitados. Se não for o caso aí, é responsabilidade deles corrigir o problema. Você até poderia ser indenizado pelos danos causados, mas isso tende a ser bastante burocrático, precisaria de laudos técnicos avaliando os aparelhos danificados, a instalação da sua casa (precisaria estar dentro das normas) e a situação da rede de distribuição, caso a concessionária queira brigar na justiça.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
17 horas atrás, dandefender disse:

Mandei para garantia e comprei um estabilizador por recomendação do técnico  (ele questionou essas crenças e nova mentalidade de que estabilizador é ruim).

De duas, uma: esse "técnico" é 1) Mero apertador de parafusos; 2) Mal intencionado. Aliás, talvez as duas coisas.

17 horas atrás, dandefender disse:

Agora, ele me perguntou sobre o aterramento da casa e que o máximo que poderia recomendar para mim era um estabilizador com aterramento próprio, mas é caro (é um dos que recomenda uso de estabilizador).

Bem, com um funcionário destes, não me admira que a empresa de energia tenha problemas para operar...

16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O problema não é utilizar estabilizadores, você pode utilizar estabilizadores ou no breaks, desde que sejam adequados. Entre a principal especificação que ele deve ter é a produção de onda senoidal pura na saída, que é o tipo de sinal elétrico fornecido pela rede, no qual todos os aparelhos vendidos no mundo são adequados para trabalhar. Em geral, esses aparelhos são muito caros por terem essa tecnologia, mas a qualidade da energia pode ser dita superior à da rede, pois a rede está sujeita a interferências e falhas.

Importante destacar que, no caso de no-breaks do tipo offline ou do tipo linha interativa, a forma de onda é o menor dos problemas, pois a onda retangular será fornecida apenas em momentos que faltar energia. O problema muito mais grave é justamente a presença do "desestabilizador", que opera o tempo inteiro em que há energia e faz a fonte trabalhar no "soquinho", cortando a alimentação constantemente ao selecionar tensões... Cada "tlec" do estabilizador é semelhante a um soco do Conor McGregor na cara da fonte.

Há diversos no-breaks com onda senoidal pura no mercado e, simultaneamente, estabilizador integrado. Ou seja, bombas...

• Curtir 2
Postado

@KairanD é verdade, esqueci de mencionar que precisaria ser no-breaks online de dupla conversão. A parte da forma de onda ainda é válida para os estabilizadores que vão fornecer tensão "estabilizada" sempre. Para computadores e equipamentos eletrônicos em geral seria até melhor se o estabilizador fornecesse uma tensão contínua em vez de uma tensão alternada de onda quadrada, até facilitaria o trabalho dos componentes de entrada.

Postado
Citação

Não desmerecendo o tal técnico, mas você pode preferir acreditar nele ou num engenheiro especializado que tem um conhecimento muito amplo na área, que é o caso do colega faller aqui do fórum.

5 horas atrás, KairanD disse:

De duas, uma: esse "técnico" é 1) Mero apertador de parafusos; 2) Mal intencionado. Aliás, talvez as duas coisas.

Bem, com um funcionário destes, não me admira que a empresa de energia tenha problemas para operar...

21 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

é mais uma recomendacao vazia, sem nenhum critério.. mesmo q esse cidadão trabalhe numa companhia energética

Só citei o que ele falou. Comentei até em pagá-lo para fazer avaliação e ele nem se interessou (mora na frente de minha casa, a 6 m de distância). Acredito simplesmente que os conhecimentos deles são bem rasos e genéricos. Foi bom ter essa conversa pois não sabia dessa percepção de rede local ruim e também já o exclui para possível análise.

22 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

o bom seria a avaliacao completa da rede da casa por um engenheiro eletrico para q se possa ter a real dimensao do problema e o que pode ser feito para resolver ou diminuir esses impactos .. porque de pedreiro nao espere esse conhecimento, eles so sabem o basico... e o que mais tem é gente q acha de algo dando pitaco no que nao convem

22 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Pelo que eu sei, cabe à concessionária garantir que a energia elétrica chegue corretamente até cada consumidor dimensionando os transformadores e condutores conforme o tamanho da carga, e que eventuais problemas no circuito do sistema de distribuição acionem proteções para que danos maiores sejam evitados. Se não for o caso aí, é responsabilidade deles corrigir o problema. Você até poderia ser indenizado pelos danos causados, mas isso tende a ser bastante burocrático, precisaria de laudos técnicos avaliando os aparelhos danificados, a instalação da sua casa (precisaria estar dentro das normas) e a situação da rede de distribuição, caso a concessionária queira brigar na justiça.

É isso. Deveria haver técnico com conhecimento sobre isso mas está bem difícil achar. Não sei se um laudo de um engenheiro de queixa de um único equipamento eletrônico $eja viável com o quanto que já gastei até aqui, mas é o mais confiável. A menos que seja em uma região crítica duvido a concessionária fazer alguma coisa. E os laudos, vindos da minha parte, já devem custar mais do que gastei até agora. Estou entre a cruz e a espada. 

Postado
36 minutos atrás, dandefender disse:

Só citei o que ele falou. Comentei até em pagá-lo para fazer avaliação e ele nem se interessou (mora na frente de minha casa, a 6 m de distância). Acredito simplesmente que os conhecimentos deles são bem rasos e genéricos. Foi bom ter essa conversa pois não sabia dessa percepção de rede local ruim e também já o exclui para possível análise.

sem sombra de duvidas.. de perfis profissionais assim passemos longe todos

• mês depois...
Postado

Não sei se será interessante  mas acho que devo uma resposta ao pessoal que se interessou e postou aqui (podem classificar aqui como respondida/encerrada por favor) :

• O ruído em questão, vem da fonte,e  é o tal do "coil whine". Não há horário padrão mas reparo que soa quando há maior consumo de energia (jogos). Pelo que pesquisei não é prejudicial mas é irritante e não confio em fonte assim. Especialmente com o que tem acontecido com meu computador.
  • Ironicamente esse Coil Whine para se eu inclinar o gabinete, mas volta em alguns minutos.
  • Uma dupla bem confiável de eletricistas não detectou absolutamente nada  de errado aqui em casa. Sugeriram que eu solicitasse através da associação de moradores uma avaliação de potência/qualidade/ não lembro o termo para a rua. Ele comentou algo sobre haver interferência de harmônicas devido à minha rua ser final de circuito de um outro bairro, mas qualquer análise delongo prazo deve ser feito com a Coelba...
  • Esse técnico detectou que o cabo da placa apesar de completamente conectado estava com mal contato na hora. Ele tocou e o computador desligou e depois ligou. Eu colei uma fita crepe para posicionar o cabo de forma que não tensionasse o conector para baixo e causasse mal contato
  • O computador apresentou comportamentos estranhos mas não vale a epna citar aqui. A loja que testou disse que não detectou nada no pc além do coil whine da fonte à medida que era estressada mas jamais desligou.
  • Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!