Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar rede Windows x Linux


Junior Borges
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Bom dia amigos,

 

Sou iniciante no Linux, mas aos poucos com muito estudo em tutorias da internet estou fazendo algumas configurações.

 

Eu já instalei o samba para fazer a comunicação com outra máquina Windows, está funcionando 100%. Mas eu não achei uma forma de deixar o caminho de rede salvo no Linux.

 

Tipo o mapeamento de rede que tem no Windows. Pois tenho uma pasta compartilhada no meu computador Windows e preciso que um usuário acesse um software dentro dessa pasta,

mas quando eu crio um atalho desse software na área de trabalho do Linux, aparece como link quebrado. Mas o usuário linux tem acesso a essa pasta.

com o comando smb.

 

smb://ip_da_máquina/diretório

 

Eu consigo abrir o software.

 

Teria alguma forma via script ou terminal para deixar salvo esse diretório?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Junior Borges Qual distro você está usando?

 

Eu também uso uma pasta compartilhada aqui. O que faço para facilitar é abrir a pasta remota pelo explorador de arquivos e adicionar um marcador com o botão direito, deixando-a fixa para acesso rápido. Meu sistema é o Ubuntu 20.04 LTS.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Junior Borges disse:

Estou utilizando o Mint 19.3, será que tem essa função que você falou?

Sim. Acesse a pasta remota através do explorador de arquivos e, no menu esquerdo, clique com o botão direito e selecione "adicionar marcador". Ela ficará fixada. Depois você pode renomear e deixar aí, para acesso rápido.

 

1 minuto atrás, Junior Borges disse:

Mais uma dúvida que surgiu agora, o Ubuntu é mais leve que o Mint?

O Mint é baseado no Ubuntu, mas a interface GNOME do Ubuntu tende a ser mais pesada que a interface Cinnamon padrão do Mint.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Certo, vou fazer isso então.

 

Desculpa a minha ignorância, mas estou começando no Linux, Obrigado pela sua atenção amigo.

 

 

Meu computador tem 2 GB de Ram e processador Pentium Dual Core.

adicionado 2 minutos depois

@Marcos FRM Perfeito !!

Obrigado Amigo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Junior Borges disse:

Desculpa a minha ignorância, mas estou começando no Linux, Obrigado pela sua atenção amigo.

Não precisa se desculpar por nada... Fico contente em saber que os comentários foram úteis. E, por sinal, nós estamos no mesmo barco. Eu larguei o Windows totalmente não tem nem um mês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!