Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar rede Windows x Linux


Junior Borges
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Bom dia amigos,

 

Sou iniciante no Linux, mas aos poucos com muito estudo em tutorias da internet estou fazendo algumas configurações.

 

Eu já instalei o samba para fazer a comunicação com outra máquina Windows, está funcionando 100%. Mas eu não achei uma forma de deixar o caminho de rede salvo no Linux.

 

Tipo o mapeamento de rede que tem no Windows. Pois tenho uma pasta compartilhada no meu computador Windows e preciso que um usuário acesse um software dentro dessa pasta,

mas quando eu crio um atalho desse software na área de trabalho do Linux, aparece como link quebrado. Mas o usuário linux tem acesso a essa pasta.

com o comando smb.

 

smb://ip_da_máquina/diretório

 

Eu consigo abrir o software.

 

Teria alguma forma via script ou terminal para deixar salvo esse diretório?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Junior Borges Qual distro você está usando?

 

Eu também uso uma pasta compartilhada aqui. O que faço para facilitar é abrir a pasta remota pelo explorador de arquivos e adicionar um marcador com o botão direito, deixando-a fixa para acesso rápido. Meu sistema é o Ubuntu 20.04 LTS.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Junior Borges disse:

Estou utilizando o Mint 19.3, será que tem essa função que você falou?

Sim. Acesse a pasta remota através do explorador de arquivos e, no menu esquerdo, clique com o botão direito e selecione "adicionar marcador". Ela ficará fixada. Depois você pode renomear e deixar aí, para acesso rápido.

 

1 minuto atrás, Junior Borges disse:

Mais uma dúvida que surgiu agora, o Ubuntu é mais leve que o Mint?

O Mint é baseado no Ubuntu, mas a interface GNOME do Ubuntu tende a ser mais pesada que a interface Cinnamon padrão do Mint.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites