Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estive estudando os conversores de nível lógico para adicionar em meus projetos com eproms novas e antigas.

Vi os seguintes modelos:

1: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1288622490-10x-conversor-de-nivel-logico-bidirecional-33v-5v-txs0108e-_JM?quantity=1#position=12&type=item&tracking_id=abd0ffa7-8da0-42c4-9445-23fc0f10991d

Que pelo pesquisei utiliza o chip: TXS0108E

2: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1228972265-conversor-nivel-logico-bidirecional-i2c-5v-33v-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=abd0ffa7-8da0-42c4-9445-23fc0f10991d

Que parece utilizar transistores/fets... não sei exatamente.

3:  O chip: 74ALVC164245

https://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/104080/PHILIPS/74ALVC164245.html

Minhas dúvidas são as seguintes:

os modelos 1 e 2 são realmente bidirecionais?

posso mandar e receber tensões (dentro dos limites) de A para B e de B para A livremente?

E no modelo 3 (que vou ter que usar pois já encomendei),

este modelo pelo que pude perceber no datasheet, é bidirecional, mas tenho que setar isso através de um pino (ligado ao GND ou VCC para escolher a direção), certo?

Este chip tem vários pinos de GND, será que devo conectar todos eles?

Este chip é 16 bits, (2x 8 bits independentes pelo que percebi) já que os dois tem pinos de direção, posso usar cada um em posições diferentes ao mesmo tempo?

Meu objetivo com o uso de tais componentes seria o seguinte:

No gravador de eproms que estou montando (como já postei em outros tópicos aqui do fórum), entendi que os pinos de dados da eprom/flash devem estar cada hora em um estado (para leitura funcionam como saída e para escrever no chip preciso usa-los como entradas).

E como as memórias mais novas funcionam na casa dos 3v, preciso converter o nível pois o resto da aparelhagem trabalha em 5. (pretendo que seja assim, pois quero aprender esta etapa sem salta-la, colocando tudo em 3v).

Então, através do modelo 3, eu setaria o pino de direção para que os pinos da eprom/flash fossem usados cada hora em um estado.

Acredito que dará certo.

Mas pergunto: os modelos 1 e 2 fariam isso diretamente? funcionariam bem para o que eu quero?

Com a experiência de vocês, (excluindo as questões: preço/facilidade de montagem), qual modelo vocês escolheriam?

Obrigado.

Postado
9 minutos atrás, Blumer Celta disse:

E no modelo 3 (que vou ter que usar pois já encomendei),

este modelo pelo que pude perceber no datasheet, é bidirecional, mas tenho que setar isso através de um pino (ligado ao GND ou VCC para escolher a direção), certo?

exato

10 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Este chip tem vários pinos de GND, será que devo conectar todos eles?

sim, caso contrário pode gerar instabilidade

10 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Este chip é 16 bits, (2x 8 bits independentes pelo que percebi) já que os dois tem pinos de direção, posso usar cada um em posições diferentes ao mesmo tempo?

sim, veja bem:

image.png.7f86b3ec94d37cb94cfae15322b8ecda.png

16 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Mas pergunto: os modelos 1 e 2 fariam isso diretamente? funcionariam bem para o que eu quero?

o 1 sim, veja:

image.png.9632ae63f2050521482472a38ed4cea8.png

o 2 não sei, não achei esquema.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Achei um erro no datasheet da philips?

Parece que repetiram 2x o pino 2A4:

erro datasheet.jpg

adicionado 3 minutos depois

este datasheet que estava usando é de 2004...

achei outro de 2010 que foi corrigido.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Me fez lembrar...

Certa feita achei um erro no d.s. da microchip. Mas não sem antes ralar placar alho e perder dias pra achar o defeito: o I2c do sensor [na época lançamento] que estava com pinos trocados não comunicava com um st8xxx. Avisei-os .. corrigiram o d.s. ... zero agradecimento muito menos brinde... t n c ..

Curiosamente ele tinham (não sei se ainda tem) um canal só pra denunciar erro de d.s.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

@Isadora Ferraz ,

Vai se acostumando ...

Eu e um colega achamos um erro nos 386-SX, na sequência de 3 instruções causava um erro quando comparava o resultado com zero, o flag sempre era acionado com qqr valor ... comunicamos o erro à Intel na época, corrigiram o processador, e nada ...

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!