Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um notebook Dell M4700 com processador i7 3740QM. Processador de 3ª mas rende bem ainda hoje.

Nele eu sempre mantive dualboot entre Windows e alguma distro Linux (atualmente W10 e Ubuntu 20.04).
No Windows o processador bate até 3.7GHz com o turbo boost. Em qualquer Linux ele não reconhece o turbo boost ativado na BIOS de jeito nenhum, ficando só em 2.7GHz.
Em /sys/devices/system/cpu/intel_pstate/no_turbo consta 1, confirmando que o sistema não o reconhece como ativado, entretanto o turbo boost está ativado e funcionando perfeitamente no W10.

Já tentei mudar o no_turbo para 0 com os mais variados comandos e não tenho permissão para alterar, ainda que com sudo, su e afins.
Alguém tem alguma ideia?
Agradeço desde já.

• Coordenador
Postado

@AdrianoA3 Onde você está vendo o clock do processador? Para o Ubuntu, confira no i7z: para instalar, digite "sudo apt-get install i7z". Para rodar, digite "sudo i7z" (sim, ele precisa de permissões de root para rodar).

Postado

@KairanD @Eder Neumann

Eu ativei o speedstep na BIOS e isso ativou o turboboost, contudo, ainda assim não consigo chegar nas frequências turbo.
já ativei o intel_pstate no boot, já passar o governor pra performance, nada disso resolveu.
Pelo o que eu pesquise, não tem pra onde correr. Simplesmente não vi soluções pra isso.

• Coordenador
Postado

@AdrianoA3 Você instalou o programa que recomendei para conferir as frequências? Rodou algo pesado e viu se batem?

Meu notebook é equipado com um Core i7 3537U, ou seja, Terceira Geração. Ele já passou por três gerações do Ubuntu: 18.04 LTS, 19.10 e 20.04 LTS. Nas três, o Turbo Boost sempre veio ativado por padrão e sempre funcionou, sem ser necessário fazer qualquer tipo de alteração. Meu desktop tem um Core i5 4670K e também nunca precisei alterar nada.

Você instalou o TLP ou algum outro software para gerenciamento de energia?

Postado

@KairanD sim, instalei o i7z.

Consta que o turboboost está ativado para todas as 4 unidades físicas da cpu. Consta o multiplicador utilizado para cada estado de utilização.

Estressei a cpu com o cpustress, cat /dev/urandom > /dev/null e compilando kernel do Android em todas as 8 threads, fica tudo 100% no htop e chega no teto do processamento normal pelo i7z, mas o turboboost não entra em ação.

• Curtir 1
Postado

o turboboost não entra em ação (ou não tem muito incremento no clock) quando todos os núcleos estão em uso...

adicionado 0 minutos depois

repita o teste com somente 1 núcleo em uso e veja se ele reage...

Postado

@Eder Neumann bom, no Windows todos os 4 núcleos físicos alcançam o turbo boost juntos. De 2.7GHz vão para 3.5GHz. 23% a mais. Segue a regra de 37 pra 1 núcleo, 37 pra 2, 36 pra 3, 35 pra 4.

Eu já tentei bastante coisa, até mesmo reinstalar o sistema, mas nada resolveu. Acho que talvez seja necessário voltar a atenção pro kernel, porém não faço ideia de por onde começar.

• Curtir 1
Postado

@Eder Neumann Eu to me lembrando agora, já que faz um tempo que não booto o W10, que nele eu uso o ThrottleStop e configuro o multiplicador pra 37 mesmo, no talo. Por isso bate 3.5GHz muito fácil. As ventoinhas ficam ligadas quase que direto, já que a pasta deve estar precisando ser substituída.
Então eu vou ver se consigo algo similar pro linux e de já trocar a pasta térmica.

• Coordenador
Postado

@AdrianoA3 E quanto a isto:

Em 02/05/2020 às 05:21, KairanD disse:

Você instalou o TLP ou algum outro software para gerenciamento de energia?

Se você tiver instalado, ele pode estar influenciando. Se não tiver instalado, pode ser uma oportunidade para alterar as configurações. Ele tem uma versão com interface gráfica.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!