Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor sistema para hardware antigo


nikolai5440
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá, preciso saber qual é o melhor sistema, isto é, o que oferece mais recursos e o melhor desempenho, nos processadores da imagem. Ambos estão com 2 GB de RAM DDR2 400 MHz e não tem placa de vídeo dedicada (off-board). Eles estão com o Windows 7 Ultimate, que apresenta um bom desempenho, mas preciso de um sistema atualizado para os dias de hoje, visto que ele já perdeu o suporte e a segurança dele já é desconhecida. Já coloquei o Windows 10 Home 1909 neles mas o desempenho foi bem ruim.

 

 

Processadores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD mas 2GB RAM DDR2 para o linux não daria problema? É muita pouca memória e com frequência extremamente baixa. Se der conta para uso básico, é uma diferença absurda no necessário de ram em comparação com o w10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
45 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@KairanD mas 2GB RAM DDR2 para o linux não daria problema? É muita pouca memória e com frequência extremamente baixa. Se der conta para uso básico, é uma diferença absurda no necessário de ram em comparação com o w10. 

Distribuições como as que recomendei (em especial o Lubuntu) são bem mais leves que o Windows 10. Atendem muito bem para uso básico com essa quantidade de memória.

 

Por sinal, no meu tablet Asus T100, com apenas 2GB de memória ram DDR3 single channel 1066 MHz e processador Atom Z3775, o Windows 10 32 bits funciona muito bem para uso básico (basta respeitar os limites da máquina). Com uma distribuição GNU/Linux leve, funciona ainda melhor.

 

Os computadores em questão são mais limitados que meu tablet tanto em termos de memória quanto processador. Contudo, o Lubuntu ou mesmo o Mint Xfce devem funcionar muito bem.

 

27 minutos atrás, Elder_ disse:

É que precisa ser um sistema fácil de usar, pra navegar na internet, assistir vídeos, estudar, trabalhar, etc. Linux sofre com escassez de facilidade e aplicativos. Mais sugestões?

As duas distribuições que indiquei são extremamente fáceis de instalar e usar, já vêm com navegador instalado (da mesma forma que o Windows), servem perfeitamente para assistir a qualquer vídeo e você tem trocentos pacotes Office gratuitos (ou mesmo o Microsoft Office, instalado pelo PlayOnLinux) para usar. Não sei que tipo de escassez existiria para esse tipo de uso...

 

Eu uso apenas Ubuntu no meu notebook e no meu desktop. Sou usuário avançado, utilizo diversos programas específicos, sou gamer e estou sendo muito bem atendido. 

 

Todas as distribuições Linux mencionadas são extremamente fáceis de instalar e usar e é impossível que não atendam a um usuário básico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Ok, vou instalar o Lubuntu. Mas sobre os drivers, como fica? No Windows eu uso o 3DP Chip para instalar os drivers, isso se o Windows não instalar automaticamente. E, se porventura o Windows instalar o driver errado, posso reverter. No Lubuntu, como fica? Eu vou ter o mesmo desempenho (ou melhor) que o Windows 7, mas com um sistema atualizado e seguro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Elder_ O Lubuntu instala todos os drivers automaticamente durante a instalação, assim como o Mint. Lidar com drivers em distribuições GNU/Linux baseadas no Ubuntu tende a ser mais fácil que no Windows 10. Creio que o Lubuntu também sugere a utilização de drivers proprietários no menu de instalação, assim como ocorre no Mint e no Ubuntu (quando solicitado, conecte-se à Internet e marque essa opção).

 

O Ubuntu é minha distribuição favorita, mas a interface gráfica GNOME utilizada nativamente por ele tende a ser mais pesada e, por isso, não recomendo para computadores mais simples. Contudo, há bons flavours dele, como o Lubuntu. O Lubuntu é bem básico, mas é absurdamente leve: é muito mais leve que o Windows 7. Você pode baixá-lo aqui: https://lubuntu.net/downloads/ 

 

Por ser um sistema totalmente voltado à leveza, o Lubuntu deixa de ter alguns itens, como a loja de aplicativos. Se você achar ele muito básico, pode tentar o Mint na edição Xfce (Xfce é a interface mais leve). Mas mesmo as outras opções do Mint devem rodar bem. O Mint Xfce é leve e eficiente, enquanto ao mesmo tempo é um sistema bem mais completo. Você pode baixá-lo aqui (explore as três interfaces disponíveis): https://linuxmint.com/download.php

 

Sei que essas distribuições irão rodar bem nos seus computadores porque você disse que está satisfeito com o desempenho no Windows 7. Se os computadores conseguem rodar o Windows 7 bem, então serão capazes de rodar esses sistemas bem também (e o desempenho tende a ser melhor). Você pode começar com o Mint, que é mais completo, para avaliar o desempenho.

 

Qual é o seu nível de experiência com sistemas Linux? Com relação ao uso:

 

7 horas atrás, Elder_ disse:

É que precisa ser um sistema fácil de usar...

A instalação desses sistemas é feita da mesma forma que ocorre com o Windows 10. Você cria um pendrive de boot e segue as instruções. É bem tranquilo. O sistema vai instalar os drivers e preparar tudo sozinho.

 

7 horas atrás, Elder_ disse:

...pra navegar na internet...

O navegador já vem incluído e você utiliza da mesma forma que faz com o Windows 10. Pode instalar outros navegadores também, usando a loja de aplicativos ou um terminal.

 

7 horas atrás, Elder_ disse:

...assistir vídeos...

Isso também é da mesma forma que você faz no Windows 10.

 

7 horas atrás, Elder_ disse:

...estudar, trabalhar, etc....

Não sei quais programas serão necessários, mas com relação ao Office: você tem excelentes opções, como o Libre Office, o Open Office e o WPS Office. Se quiser utilizar o Microsoft Office, pode usar a versão online do Office 365 ou instalar as edições 2000, 2003, 2007, 2010, 2013 ou 2016 por meio do software PlayOnLinux. Eu aqui uso o Office 2013, pois preciso enviar documentos constantemente e a formatação de espaços entre o Libre Office e o Microsoft Office pode ter diferenças.

 

Para instalar o PlayOnLinux, basta buscar na loja de aplicativos ou digitar, no terminal (Ctrl + Alt + T para abrir), sem as aspas: "sudo apt install playonlinux". Depois de instalar o PlayOnLinux, instale o winbind: "sudo apt install winbind". Depois disso, faça um update das bibliotecas: "sudo apt update" e depois "sudo apt upgrade". Aí basta abrir o PlayOnLinux, selecionar o Office, indicar onde está o arquivo .exe e instalar, assim como você faz no Windows 10.

 

Considerando a minha experiência com o Ubuntu, consegui fazer tudo o que preciso nele sem muito esforço. Contudo, se você não gostar dos sistemas GNU/Linux, não vejo alternativas senão rodar o Windows 10 de 32 bits mesmo. Teria o Windows 8.1, mas ele também não vai longe e, em termos de peso, não difere muito do Windows 10.

 

É praticamente impossível pegar vírus em sistemas GNU/Linux e todas as distribuições aqui citadas estão sendo apoiadas e atualizadas rotineiramente. São sistemas mais seguros mesmo quando comparados ao Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!