Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos bom dia , 

Estou com um problema um tanto quanto inusitado

Meu PC (desktop) esta derrubando o disjuntor DR de meu apartamento quando encosto o cabo HDMI em algum componente conectado a placa-mãe ou no espelho da própria placa-mãe, não necessariamente preciso conectar o cabo, basta encostar ele.

Desconectei todos os cabos da fonte com a placa-mãe, todos mesmo. Eu ligo a fonte na tomada, ligo o cabo hdmi na TV ( ou qualquer outro ), e basta encostar a outra ponta do cabo em algo que tenha contato com a placa-mãe o disjuntor cai. O mais estranho como eu disse nao tem nada ligado a fonte.

Se eu desligo a fonte da tomada , e encosto nao cai nada, a impressao é que a fonte esta dando algum curto no gabinete que vai para a placa-mãe.

Acabei de me mudar de um sobrado antigo ao qual o PC funcionava sem problema para esse apartamento, e nao consigo fazer o PC ligar de jeito nenhum. 

Alguma ajuda ? 

Postado

Apenas para atualizar, retirei minha placa-mãe do gabinete, liguei ela somente com processador , memoria e placa de video em cima de um papelao e caiu o disjuntor. 
Notei algumas trilhas em baixo de minha placa-mãe danificadas, acredito que deva estar em curto.

Postado
5 minutos atrás, KairanD disse:

@boscolo.fernando A rede elétrica na sua casa é 127V?

Ola bom dia ,

Sim é 127V. 

Andei pesquisando e essas DR´s de apartamentos novos sao muito sensiveis, elas caem com diferença de 0,3A, nao sou conhecedor dessa area mas tudo tende a crer que algo esta em curto. 

• Coordenador
Postado

@boscolo.fernando Quando vejo casos de cabo HDMI transportando corrente e dando choque, geralmente estão relacionados a isto aqui:

image.png

Confira a polarização de suas tomadas. Equipamentos podem ser danificados por isso.

Postado
1 minuto atrás, KairanD disse:

@boscolo.fernando Quando vejo casos de cabo HDMI transportando corrente e dando choque, geralmente estão relacionados a isto aqui:

image.png

Confira a polarização de suas tomadas. Equipamentos podem ser danificados por isso.

O apartamento é "novo" ( 7 anos ), entao todas as tomadas estão no padrão NBR.

Uma coisa curiosa.... fiz um teste ligando em um filtro de linha e segurou por uns 10 segundos ai caiu. 

Postado
22 horas atrás, KairanD disse:

@boscolo.fernando Você tem certeza que o neutro e a fase estão ligados exatamente da maneira descrita acima? Porque é extremamente comum isso não ocorrer, também em apartamentos novos.

Bom dia Kairan, verifiquei as polaridades e estão ok porém nao consegui verificar nas tomadas que a TV esta ligada , preciso tirar o painel e ver mas provavelmente o problema esta nessas tomadas atras do painel, porque notei que o cabo HDMI esta dando choque. 

De certa forma , fiz um teste e consegui ligar o PC, eu utilizei uma extensao que nao tem aterramento, possui apenas o fase e o neutro e o PC ligou sem derrubar o DR. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!