Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A saga das Nvidias e o Windows 10


Greatauk

Posts recomendados

Bom dia pessoal.

 

Vamos lá, li muito sobre o assunto abaixo e embora seja um tanto leigo em questão de problemas com software e SO, consigo me virar na maioria das vezes. Mas essa tá dando nó em pingo d'água.

 

Tenho um note, Asus S46cb ou K46 na versão internacional. Além do que é padrão ele tem uma GPU Nvidia GT 740m e sempre funcionou bem, com o Windows 8 até recentemente com o 10. Nunca tive problema nenhum com drivers, e somente quando o chipset da BIOS queimou o final de Abril é que tive um problema mais sério. BIOS consertada, atualizada o bico voltou pra casa normal, ate que há uns dias atrás, liguei e notei que a imagem estava um tanto saturada, cores berrando, enfim nada que eu fizesse resolvia ou ficava bom.

 

Resolvi abrir o gerenciador de dispositivos e notei que o controlado do adaptador 3d estava marcado com exclamação. Logo depois vi que minha GPU apresentava o mesmo problema e ambos marcados com o código de erro 43. Crendo que tratava-se de mera falha de drivers tentei resolver e depois de muito custo só consegui resolver usando o driver booster. Atualizados os drivers (já que a Asus assinou apenas ate a versão para windows 8.1), a saga começou.

 

Quatro itens estão apresentado erro frequente.

 

1) O Controlador do adaptador 3d. Fácil de resolver, o driver booster atualiza o driver e resolve o problema, mas daí:

 

2) O Intel Management Service Engine para de funcionar e nada resolve, precisei desativá-lo.

3) O vídeo Intel e a Nvidia apresentam falha (cód. 43) e não atualizam os drivers, preciso fazer manualmente com o driver booster e as vezes ele não resolve pro vídeo intel, preciso desinstalar e instalar de novo que aí ele volta.

4) A GPU não funciona. Por mais que eu tente usar os drivers atualizados, ou o Geforce Experience ou o driver booster, o sistema não reconhece nada, não ativa e nem os sistemas Nvidia conseguem instalar drivers. O Windows me diz que o driver mais atual está instalado, mas não ativa a placa. O Geforce Experience ou me diz que não achou hardware compatível ou que o sistema não suporta o driver existente.

 

E pra piorar, quando o note reinicia volta a cangalha de erros no vídeo intel, no adaptador, no Management Engine e etc. Estou preso num loop de erros.

 

Lendo a respeito, vi que a última atualização de outubro do Windows 10 ferrou quem usa GPU Nvidia o pessoal precisa barrar atualização da placa pelo windows e usar somente o Geforce Experience, vi que muitos precisaram voltar ao windows 8.1 pra não ter problemas mais e outros que simplesmente desistiram.

 

Já tentei usar o DDU pra tirar qualquer sinal de driver e tentar fazer manualmente mas não funcionou. O Suporte MS me di que o problema é com  GPU, a Nvidia me diz que o problema é com a Asus e a Asus não me respondeu ainda. 

 

E como sei que o fórum é referência nessas tretas, nada melhor que buscar conselhos e um help. É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a Asus não fez um driver do Windows 10 para a placa de vídeo, infelizmente não tem o que fazer.

Lembrando que nunca devemos utilizar programas que atualizam drivers automaticamente pois se eles interpretarem errado o hardware e instalarem outro driver terá problemas de instabilidade no sistema, tela azul, etc, que é o que parece que você está tendo. Além disso você não sabe o que está sendo instalado e pode ir junto algum backdoor, virus, spyware, malware, etc.

De qualquer forma, o melhor que dá pra fazer seria instalar o driver da placa que a Asus disponibiliza pro Windows 8.1 em modo de compatibilidade e vê no que dá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous, me desculpe se a pergunta parecerá um tanto óbvia, acha que eu perderia muita coisa em voltar para o windows 8.1? Comecei a estudar programação e nao vejo problema em mudar, mas como não sei se o 10 tem alguma modificação que me seria útil (não sou um usuário tão visualizador de mudanças radicais e produtivas), fico na dúvida se faço o downgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra dar aquela ressuscitada no tópico, fiz o downgrade pra windows 8.1, até porque pra mim não faz tanta diferença. as continuo lascado. Todos os drivers funcionam, à exceção do driver do Intel Management Service Engine, do controlador de video 3d e consequentemente, a nvidia não aparece no sistema.

 

E percebi que o note não reinicia direito. Se entrar em suspensão ele não volta. revisei as configurações de energia e está tudo certo, o que posso estar perdendo?

 

E onde consigo apenas o driver do controlador de video 3d? no site da asus está impossível conseguir, esbagacei o site todo e não achei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Greatauk Olha, tenho um notebook da dell com uma grafica intel e uma 740M, já tive esse tipo de problema, isso ocorre ao fazer um upgrade de uma versão do windows para a 10, depois que ocorre esse bug a placa de video secundaria parava de funcionar (740M) só a integrada funcionava, no meu caso voltava ao refazer a ultima atualização da bios, o que era bem bizarro, se for fazer upgrade do windows de novo só precisa desinstalar todos os drivers anteriores e garantir que o windows não vai conseguir instalar eles de novo, a remoção tem que ser completa, depois disso teria que instalar os drivers atualizados, obtidos ou da fabricante do notebook ou os atualizados da intel (tem que ser instalado primeiro, no meu caso) e nvidia, que podem ser obtidos nos respectivos sites delas, na intel basta você procurar com base no seu processador, da nvidia basta colocar a sua 740M durante a busca para download. Tente isso e diga se deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Henrique Pissinin eu acabei voltando para o windows 8.1, até por não ser necessário me manter no 10, mas incrivelmente o driver do controlador 3d agora só fica com conflito. Não acho em lugar nenhum e a unica resposta que obtive da Asus foi atualizar a BIOS, que no site BR vai até 2.07 e  minha BIOS está em 3.11, dada a troca de chipset que precisei fazer. Não sei quem fez o controlador de vídeo 3d para tentar achar o driver e mesmo atualizando com os drivers no site Asus continuo sem Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde. Vamos lá, há tempos atrás iniciei o tópico pois havia trocado o chipset de BIOS e percebi que o windows 10 não parou de reconhecer minha nvidia.

 

Pois bem, o problema ficou restrito a dois dispositivos 1) Intel Management Engine Service e; 2) Controlador de vídeo 3d. 

 

Esse intel eu desativei, mas não vi diferença a anão ser que o note não reinicia, nem desliga se não apertar o botão pra desligar, talvez tenha algo a ver.

 

Porém o problema do controlador persiste. Como o windows 8.1 não acha, entrei em contato com a Asus e perguntei o que fazer. Primeiro me indicaram assistência e disse que como não tenho como gastar com isso agora, achei que deixariam para lá, mas e passaram um link para uma tratativa on line.

 

Perfeito, o sujeito me indiciou um programa e falou, instale o driver e veja se funcionou. O programa se chama driver hub e de fato ele acha o driver do controlador 3d, o unico que não consigo achar, porém, com uma falha crítica. Ao instalar o driver, o sistema do programa faz tudo certo, e eu reinicio o note.

 

Mas ele não inicia. a tela fica preta, piscando, como se tentasse achar o vídeo. Acho que pode ser o driver do controlador, por tentativa e erro percebi que somente ele pode causar isso, e não sei se existe uma forma de resolver isso ou que esta acontecendo, alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, pegando carona no tópico e para não abrir mais um.... colhi bastantes informações nesse tópico aqui (antigo): 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1127916-problemas-com-driver-nvidia-no-windows-10/#comments

 

Estou passando pelo mesmo problema... até que consigo solucioná-lo em parte.... seja no WIn 7 ou Win 10

Mas.......


A placa é reconhecida com drivers antigos... e fica funcionando normalmente... basta não atualiza-los.
Porém, os programas atuais... você instala e eles pedem imediatamente para atualizar o drive da placa de vídeo...não reconhecem ela se você nao atualizar....alguns nem abrem. Contudo, se você atualizar... a placa entra em conflito e não é reconhecida... 

 

Vou ter q parar no tempo com os programas e jogos que aceitam os drivers antigos??


Meu velho de guerra é um Lg A530 5466 - 8gb ram, Gt555m 1.5gb, SSD 480gb, i5. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...