Ir ao conteúdo

Chave Fim de Curso (microswitch)

Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, 

Preciso de um esquema elétrico simples para movimentação de um carrinho no sentido vertical, com limites de fim de curso nas extremidades

Funcionamento: Vou ter um carrinho que vai deslizar no sentido vertical (desce e sobe), para isto preciso de um micro em cada extremidade para limitar seu curso.

Ex: Estou parado com o carrinho na posição superior, um micro vai estar acionado e outro micro na posição inferior vai estar aberto, quando virar a chave H para a posição descida, o carrinho desce abre o micro superior e avança até acionar o segundo micro e desliga. Quando virar a chave H na outra posição o carrinho sobe abre o micro inferior e aciona o micro superior e para novamente.

Obs.: A minha chave H tem a posição central como neutro (desliga), vamos dizer que o meu carrinho está descendo e pretendo para-lo no meio do caminho, então coloco a posição da chave H no meio e assim o carrinho para interrompendo seu percurso, porém quando aciona novamente a chave H para um dos lados o carrinho continua seu percurso até achar um micro para desligar novamente.

Segue um PDF para auxiliar na questão

Atenciosamente,

Claudemir

Apresentação_Movimentação.pdf

Postado

Bom dia, Isadora

Agradeço seu retorno, porém esqueci de mencionar que sou leigo neste assunto e visualizar no google acaba sendo muito genérico para mim e não consigo encontrar o que de fato necessito, são muitas informações juntas, ou seja, até tentei verificar mas infelizmente não encontrei o que realmente atende minha necessidade dentro do que informei no post anterior, por isso que estou solicitando ajuda de vocês

• Coordenador
Postado

@CTM No arquivo que você enviou possui 8 chaves de fim de curso, isso significa que você terá que usar 4 no fim superior e 4 no fim inferior, ou terá que usar 4 delas, duas no limite superior e 2 no limite inferior?

Postado

Oi BCP, desculpe, acabei não detalhando a apresentação. 

Na realidade são apenas duas chaves de fim de curso, pois na apresentação coloquei as fases do movimento.

Digamos que o carrinho esteja estacionado na parte superior com a primeira chave de fim de curso acionada (desliga) e a chave de fim de curso inferior aberta.

E a chave H esteja também na posição central (neutra).

Aí coloco a chave H em uma da posição que faz o carrinho descer. Então quando começa a descer abre a chave de fim de curso superior e o carrinho desce até acionar a chave de fim de curso inferior para parar o movimento do carrinho.

Aí inverto a posição da chave H e o carrinho começa a subir abrindo a chave de fim de curso inferior até acionar a chave de fim de curso superior e interrompe novamente o movimento.

• Coordenador
Postado

Ok! Com apenas dois Switchs é um pouco mais complicado, no momento estou sem ideias para as ligações, mas vamos aguardar, talvez algum colega consiga um "insight" e coloca a solução aqui para nós!...

• Curtir 1
Postado

Oi BCP

Caso necessite de mais switchs não tem problema, pois tenho + 4 switchs reservas.

E se precisar de mais algum componente no esquema, posso providênciar, se for algo simples

Obrigado pela colaboração ! e ficamos no aguardo...

• Membro VIP
Postado

Apesar dos pesares, até que achei este vidinho quase bacaninha...

oriundo dos links que postei.

Por partes: faça a reversão do motor com a chave.

DC-motor-reversing-switch-schematic-wiri

Depois coloque as chaves top e bottom em n.f. e em serie com seu motor pra você entender o conceito de fim de curso na prática... se já não o fez, claro.

• Curtir 2
Postado

Oi Isadora,

Estou verificando suas sugestões...vou fazer os testes e depois retorno.

Novamente obrigado !

Postado

Pra isso funcionar precisa de 2 relés cada um com 1 contato reversível (esses comuns de 5 pinos). 

Duas chaves fim de curso do tipo normalmente fechado, dessa forma quando o tal carrinho acionar a chave o motor desliga. 

E uma chave do tipo HH pra fazer a seleção de modo subida ou descida. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Bom.

Li rapidamente sua primeira postagem.

Não observei as postagens dos colegas com muita atenção.

Apresento minha opção de solução a seguir.

Pode não estar correta.

O botão tem a finalidade de APENAS iniciar o movimento. Quando o carrinho parar devido a ter chegado em um dos extremos, ele só volta a se mover se a chave H estiver na posição "1" ou "2" E o botão for MOMENTANEAMENTE pressionado.

CDH1.thumb.jpg.608c5079655e1f2d94f6b2b320d31c3c.jpg

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

A ideia do Moris é boa pra você testar e entender ainda + os conceitos. No entanto perceba que se você mantiver o botão "move caso..." apertado, os limites vão pro beleléu: o motor vai girar até arrebentar o cabo de aço.. Pra contornar isso, imagine (sem desenho meu mas com o do Moris kk) as chaves limitadoras n.f: a "de cima" entre o +12 de cima e a "bolinha" superior esquerda da chave hh e a de baixo entre a da inferior direita e + 12. Quando uma delas abre, ele não consegue mais rodar a não ser do outro lado que estará fechado...

Se não entendeu nem me peça pra desenhar pois também ...

1 hora atrás, MOR disse:

Pode não estar correta.

🤪

Postado

Oi Pessoal

Testei os comandos conforme o MOR e a Isadora instruirão, funcionou mas com ressalvas, quando o carrinho aciona o switch o mesmo para (legal), mas quando reverto a chave H para retornar o mesmo fica estacionado...

Dúvida: Lembrando que sou leigo em elétrica/eletrônica...a ideia do Renato.88 de adicionar dois relês não vai resolver este problema de ficar parado quando aciono a reversão ? 

• Membro VIP
Postado

Não vejo como teoricamente não giraria pra outro lado com a soma das ideias Mor+minha. Publique seu desenho e fotos.. Mil palavras valem menos que uma imagem...

Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ah.. Renatão... sem desenho? Ajuda nóis aí mano... kk (II)

O motor deve ser ligado aos relés dessa forma:

images?q=tbn:ANd9GcS6I_SE9rXeO2blVaKdSqu

Já os sensores do tipo NF devem escolher qual relé deverá ser desligado:

IMG-20200518-WA0006.thumb.jpg.a4c06c7486e2159faffe832d1f504ee4.jpg

Com o motor no meio do caminho é possível mudar a chave e inverter a posição, pois os dois fim de curso estarão fechados. 

Porém se estiver em cima ou embaixo só um relé poderá ser acionado. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa...

Penso que o amigo tem as chave de reversão de 2 polos e fim de curso cuja corrente é compatível com o motor. Assim sendo, a ideia Moriza ou Izamor, tende a ser mais minimalista e dispensa os relés. Sorry... sem desenhos... mas quase sinto vontade simular...

😁

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, Pessoal

Isadora, como estes esquemas não fazem parte do meu dia-dia, achei show sua simulação, deixa uma visão legal do real funcionamento.

Porém gostaria de agradecer a todos (Isadora, MOR, BCP e ao Renato.88) que tem me auxiliado neste pequeno projeto, que sem ajuda não teria chegado a um final, pois gostaria de esclarecer que está RESOLVIDO ! 

Voltei a testar o projeto enviado pelo MOR e realmente a lógica deu certo ! Estou muito grato e feliz pelo resultado

Obs.: Segue o esquema que utilizei considerando o croqui do MOR. Desculpe pelo meu tipo de esquema, é que não tenho a habilidade de vocês.

Um abraço a todos e boa semana

Atenciosamente,

Claudemir

Resolvido.pdf

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, CTM disse:

Oi Pessoal

Testei os comandos conforme o MOR e a Isadora instruirão, funcionou mas com ressalvas, quando o carrinho aciona o switch o mesmo para (legal), mas quando reverto a chave H para retornar o mesmo fica estacionado...

Dúvida: Lembrando que sou leigo em elétrica/eletrônica...a ideia do Renato.88 de adicionar dois relês não vai resolver este problema de ficar parado quando aciono a reversão ? 

Legal que resolveu.

Eu incluí um detalhe da chave tipo campainha depois, na minha primeira postagem, indicando que a chave seria apenas para o início do funcionamento do motor.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Oi MOR_AL

Este detalhe (...o botão for MOMENTANEAMENTE pressionado) sobre a chave tipo campainha que você acrescentou depois que me chamou a atenção. 

Inclusive tinha um interruptor deste tipo, então resolvi testar novamente e deu certo.

Valeu !

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...