Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com 16 GB de RAM ou gabinete com fonte embaixo?


Posts recomendados

Olá, estou com um orçamento limitado pra comprar um PC e rodar alguns games competitivos a 144fps, já que logo
irei adquirir um monitor 144hz
O problema é simples, consegui montar 2 pczinhos legais, que vai me possibilitar upgrades futuros
Vou pegar essa config:
R3 3200g
A320m k/br asus
KCAS 500W
SSD 250
Já tenho uma RX 570


A minha dúvida aqui é simples, é melhor eu pegar essa config com 8GB de ram e um gabinete com fonte embaixo,
ou, 16GB de ram com um gabinete com fonte em cima ?
Tenho dúvida, porque aqui faz muito calor
Desde já obrigado
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa se você já tem placa de vídeo, não faz sentido escolher o R3. vai comprar usado ou em loja?

 

sobre sua pergunta, os 16gb de ram é um fator que pesa a favor se o intuito for apenas performance, pegue 2 pentes de 8gb e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa

Olá! Como memória RAM é algo que pode ser adicionado a qualquer momento, eu sacrificaria os 8GB a mais para ter um gabinete com fonte na parte inferior (considerando que seja um bom modelo em fluxo de ar). Mais tarde pode colocar outro pente de 8GB ou 16GB.

 

5 minutos atrás, Lázaro Lisboa disse:

R3 3200g
A320m k/br asus
Já tenho uma RX 570
E uma KCAS 500w

Como já tem placa de vídeo dedicada, o Ryzen 3200G não é vantagem, então sugiro tentar pegar no lugar dele o Ryzen 1600AF ou o 2600. A diferença será muito grande em desempenho.

adicionado 4 minutos depois
3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

16gb de ram é um fator que pesa a favor se o intuito for apenas performance, pegue 2 pentes de 8gb e seja feliz.

Como onde ele mora faz muito calor, melhorar a refrigeração do PC é algo eficaz a longo prazo. Na minha visão é mais fácil adicionar outro pente posteriormente do que trocar o gabinete. Caso pegar um gabinete legal desde já, pode durar praticamente a vida toda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa Pegue o 1600AF que é bem melhor que o 3200G. Pegue um dos gabinetes abaixo se quiser boa ventilação de um PC durável:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Versa J24
     

Pegue apenas 8 GB de memória se a grana apertar, depois você acrescenta mais 8.

Troque sua placa-mãe pela Gigabyte AB350M DS3H V2, pois é melhor e vai te dar melhores opções de upgrade no futuro.

Se sua cidade faz muito calor, acrescente todas as ventoinhas que o gabinete suportar. Ventoinhas de qualidade da deepcool, aerocool, cooler master ou thermaltake custam em torno de 20 reais a unidade. Instale pelo menos duas ou três (além da que já vem atrás do gabinete) no ato da montagem se ficar sem grana, compre todas as demais que ele suportar assim que possível.

Memórias boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG.

SSDs bons e duráveis são das mesmas marcas das memórias acrescentando Intel, Samsung e Western Digital.

Placas mãe e de vídeo boas são das marcas MSI, Asus, Gigabyte e, no caso de vídeo, Galax.

Fonte esqueça essa que escolheu. Não vale o preço que custa. Compre uma Corsair VS450 que vai durar e proteger seu investimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Já tinha conhecimento que essa fonte fosse ser ruim, acho que o que faltava pra eu não pegar ela, era eu ler palavras como a sua, haha
Vou sacrificar esse SSD, os 8GB de ram e o PC já montado, e vou comprar peça por peça, e mandar um R5 1600 que sempre quis, e uma VS450. Quanto ao gabinete, vou comprar esse Aerocool Aero One Frost que você recomendou, gostei dele, e memória ram, vou manter os 8GB da XPG
A parte ruim de tudo isso, é que vou ter que ir de A320m mesmo, vou pegar a MSI A320M-A Pro Max, abdicar de OC do processador, e de dissipador... alias, essa placa-mãe tem dissipador das vrm ? 
(Vou meter ventoinhas onde der pra colocar, haha)

Futuramente troco a placa-mãe, preciso desse PC pra mês que vem, por isso estou limitado !
 

adicionado 25 minutos depois
24 minutos atrás, Lázaro Lisboa disse:

@WOZ Dods @Lost Byte @NIGHT FALL Já tinha conhecimento que essa fonte fosse ser ruim, acho que o que faltava pra eu não pegar ela, era eu ler palavras como a sua, haha
Vou sacrificar esse SSD, os 8GB de ram e o PC já montado, e vou comprar peça por peça, e mandar um R5 1600 que sempre quis, e uma VS450. Quanto ao gabinete, vou comprar esse Aerocool Aero One Frost que você recomendou, gostei dele, e memória ram, vou manter os 8GB da XPG
A parte ruim de tudo isso, é que vou ter que ir de A320m mesmo, vou pegar a MSI A320M-A Pro Max, abdicar de OC do processador, e de dissipador... alias, essa placa-mãe tem dissipador das vrm ? 
(Vou meter ventoinhas onde der pra colocar, haha)

Futuramente troco a placa-mãe, preciso desse PC pra mês que vem, por isso estou limitado !
 

 

adicionado 44 minutos depois

@Caio Ferreira Iria com os  16GB mesmo, mas acho que posso pegar mais 8GB futuramente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa Primeiramente, ótima decisão de fazer tudo dentro das suas capacidades. 

 

Contudo, recomendo que não procure nada inferior à Gigabyte AB350M DS3H V2, pois é o minimo que vai precisar para fazer upgrades futuros sem ter que trocar a placa-mãe, que é um dos itens mais importantes do sistema inteiro. OC com qualquer coisa abaixo de B450M DS3H não é recomendável. Mesmo com essa MB, teria que investir extra no arrefecimento.

 

Boa escolha de gabinete, mas a maioria está em falta hoje. O que encontrei recentemente com bom preço foi o E-Shield. Recomendadíssimo inclusive.

 

Se puder invista um extra para pegar a CX450, será ótimo para seu sistema. Não esqueça de adquirir as ventoinhas para melhorar o arrefecimento do gabinete. Ademais, boa sorte com a montagem e com a escolha de componentes. Depois que tiver escolhido tudo poste aqui para avaliarmos e darmos dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado, infelizmente tive que pegar a MSI A320M-A Pro Max, mas como vou usa-la apenas por 2 meses praticamente, vai me atender bem sem OC, devo vende-lá depois e adquirir logo uma placa-mãe concreta com dissipador dos vrm, capacidade pra OC e etc. E futuramente seguirei com fontes melhores também.
Após a montagem, e ligado o PC, é recomendavel atualizar a bios da placa-mãe ?
 

 

 

Tenho receio do PC n ligar por incompatibilidade da placa com o processador
Obrigado pelas dicas.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lázaro Lisboa disse:

Após a montagem, e ligado o PC, é recomendavel atualizar a bios da placa-mãe ?

Sempre.

 

1 hora atrás, Lázaro Lisboa disse:

Tenho receio do PC n ligar por incompatibilidade da placa com o processador

Hoje basicamente todas as placas mães são vendidas já com atualização de BIOS compatível com terceira geração, a menos é claro que você esteja comprando de alguma loja obscura ou de segunda mão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta apenas chegar o Gabinete, Memória ram e o filtro de linha da clamper,
por enquanto vou ter que me contentar com 8GB de memória, de 2666mhz, 1.2v,
pensando nisso, consigo por ela a 3000mhz tranquilamente ? (mantendo os 1.2v) é uma memoria da Team Group com dissipador excelente. (Mês que vem pego mais 8GB)

E pra fazer OC nesse processador, de 3.2ghz pra 3.6 (q é o turbo max dela), vai ter um ganho considerável de fps pra manter os 144fps ? Tenho que mudar a tensão do processador também pra fazer esse OC ? (R5 1600 AF)

Ah, Consegui pegar a placa-mãe AB350M DS3H V2 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o PC, ate o momento esta estável, tudo nos conformes !
Gabinete veio com diversos parafusos, bastante mesmo haha
Me surpreendi MUITO que a BIOS veio atualizada, nunca vinha com att.. Minha placa que já usava encaixou bem nessa config
A ventoinha que já vem nesse gabinete atrás, é bem fraquinha, posteriormente vou trocar, mas no geral, esta ótimo.

Vou tirar uma foto pra vcs avaliarem se ta tudo certinho
1796600194_WhatsAppImage2020-06-03at09_04_43.thumb.jpeg.114f958b1c1a12c62fee34455191ebb7.jpeg

Não tem muita qualidade haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa A foto está bem embaçada, então não dá para avaliar direito sua montagem. No geral, só recomendo que enrole ou prenda os cabos que passam perto de ventoinhas. Com o tempo eles vão se acomodando e podem encostar nas hélices.

Em alguns casos faço espiral com o cabo, em outros só prendo em locais estratégicos do gabinete. Faça como preferir.

Os cabos das ventoinhas do painel frontal poderiam passar por baixo do tampo traseiro ou pelo próprio painel frontal para alcançar a parte de trás, melhorando a estética, mas também melhorando o fluxo de ar.

Os cabos da fonte para a placa de vídeo deveriam estar passando por trás do tampo traseiro e saindo na furação que tem mais próxima dos conectores da GPU. Não tenha medo de redirecionar o conector, pois os cabos vem rígidos para não correrem dentro do das capas, mas não quer dizer que não possam ou não devam ser corrigidos (com delicadeza, claro). O mesmo vale para os cabos da fonte. 

Tenho a impressão de que sua GPU está pendendo um pouco na ponta. Provavelmente reposicionar os cabos PCI-e solucione isso, mas se não resolver, mude os cabos para um orifício mais alto para compensar esse efeito, ou compre um GPU riser.

 

Sobre a ventoinha do painel traseiro estar mais lenta como você disse, observe bem na BIOS. Lá você pode configurar as velocidades das ventoinhas que estão ligadas diretamente à placa-mãe. De maneira geral você não precisa se preocupar demais com uma ventoinha estar um pouco mais rápida ou lenta do que outra, mas deve se preocupar sim com a quantidade de ventoinhas que está fazendo exaustão e admissão. Equilibre isso e não se preocupe demais com o resto. No final o fluxo de ar nunca fica 100% equilibrado, mas pender apenas um pouco para uma direção ou outra não tem impacto perceptível na qualidade de arrefecimento do PC.

 

Depois tire umas fotos diurnas com boa iluminação (e bom foco) para vermos esse gabinete direito. Gostei muito dele, mas ainda não usei para montar nenhum PC. É ótimo ter referência de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu celular é horrivel pra tirar foto, mas tirei do gabinete, pra mostrar como ele é.
Comecei a percebe passagens pra alguns fios só agora, coloquei o ssd lá atrás, porque n percebi q dava pra colocar em cima dos discos rígidos ali, que raiva n ter percebido isso, hahaha, os fios sata estão bem embolados mesmo, assim como todos fios praticamente,  eu acho que pelo stress e ansiedade na hora da montagem, me fez colocar td de qualquer jeito, vou arrumar forças amanhã pra arrumar tudo, e mandar um feedback

E vou apertar aquela ponta da placa de vídeo, abri ela pra por uma pasta térmica, e devo  ter encaixado mal

Quer uma foto mais perto da placa-mãe ?

659522510_WhatsAppImage2020-06-04at21_13_16.thumb.jpeg.450d7d311d954471804def203b541e0d.jpeg556885030_WhatsAppImage2020-06-04at21_13_15.thumb.jpeg.b5976a0bb7aa13a29edf1075ce5ea590.jpeg1124562441_WhatsAppImage2020-06-04at21_13.15(1).thumb.jpeg.185cf328af75338681c1707a97e41a66.jpeg658601421_WhatsAppImage2020-06-04at21_13.16(1).thumb.jpeg.53bd026aa030663464571c255dd93d6c.jpeg1981625170_WhatsAppImage2020-06-04at21_13_17.thumb.jpeg.caa173f2cf729223dd751793251df3d2.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Lázaro Lisboa disse:

E vou apertar aquela ponta da placa de vídeo, abri ela pra por uma pasta térmica, e devo  ter encaixado mal

Mesmo sua GPU sendo usada, não recomendo que desmonte para trocar pasta térmica. Pasta térmica é algo que dura 5 anos fácil sem precisar de reposição em CPUs. Em GPUs geralmente dura a vida útil do produto inteiro. Isso fora o risco de desmontar e danifica-la. 

Sobre a GPU estar torta, acredito que é por causa do peso dos cabos PCI-e que estão puxando ela para baixa. Redirecionar os cabos para virem de cima resolverá isso.

 

Acabei de notar algo muito ruim na sua montagem. A ventoinha de cima está jogando ar para dentro do gabinete. Ela deveria estar jogando ar para fora. O lado que ficam as aletas de sustentação da hélice é o lado para onde o ar flui. Tem setas indicativas nas laterais também. Reinstale essa ventoinha jogando ar para fora, certifique-se de que a traseira também está jogando para fora e as dianteiras estão jogando ar para dentro. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sobre a GPU estar torta, acredito que é por causa do peso dos cabos PCI-e que estão puxando ela para baixa. Redirecionar os cabos para virem de cima resolverá isso.

Adicionalmente, @Lázaro Lisboa , caso o procedimento acima não resolva, talvez você precise de um suporte de GPU, como este abaixo:

79208_index_g.jpg

Algumas placas de vídeo são pesadas por natureza, forçando para baixo mesmo que bem fixadas. A longo prazo pode danificar o slot da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Queria muito ter lido sua mensagem antes ! haha
Passei sufoco essa manhã, fiz tudo certinho, escondendo os cabos atrás, mas, eu abri a placa de vídeo 
e dale, PC n dava video, tive q dar um banho na bixinha de alcool isopropílico, o motivo da troca era ela esta
pegando 70~80 graus em um jogo especifico, COD Warzone, mas no fim deu tudo certo!
Eu percebi a ventoinha de cima do lado errado também quando fui esconder os fios delas, e mudei a posição,
algo ruim dessa ventoinha da OEX, é ela n ter setinha, e eu me baseava muito nelas pra instalar elas..

Sobre a placa torta, n sei muito bem onde vcs estão falando, mas já adiantando que essa abertura no barramento dela,
pode ter causado a impressão de estar torta, ou o angulo que tirei a foto.
Reparem a abertura ali no meio:
03.jpg.ebfe94e3dfd6c0a70f3315560d811df9.jpg

Mas caso esteja torta mesmo, se puderem marca a parte que esta torta, ficaria grato !

Ai o pc ficou assim (Meu celular simplesmente não foca com muita luz assim) 

WhatsApp Image 2020-06-05 at 14.59.05 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-06-05 at 14.59.05 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-06-05 at 14.59.05.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Lázaro Lisboa disse:

Mas caso esteja torta mesmo, se puderem marca a parte que esta torta, ficaria grato !

Não é a placa de vídeo que está torta. Nas imagens dá a impressão que ela não fica totalmente alinhada enquanto encaixada na placa-mãe. Se ela estiver reta, favor desconsiderar o que eu mencionei antes.

 

Para ilustrar melhor o que estou dizendo, neste tópico tem um caso avançado:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa Em situações de superaquecimento a troca da pasta térmica só será eficaz se ela for o problema, a questão é que ela raramente é a culpada. As ventoinhas estarem fracas (elas enfraquecem com o tempo), o gabinete mal ventilado e outros fatores geralmente são a causa. Se trocou com cuidado, ótimo, mas não precisa trocar mais tão cedo. Limpeza pode ser feita apenas com um aspirador de pó ou soprador (odeio sopradores, por sinal, pois sou alérgico a poeira). Se as ventoinhas estiverem fracas, recomendo que anexe uma ventoinha de qualidade de 12 cm à placa, prendendo-a com abraçadeiras plásticas (vide foto abaixo). Isso vai dar uma sobrevida para a placa até o dia que realmente precisar trocá-la.

 

695967701_aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9ULzUvMzA0MzEzL29yaWdpbmFsL2d0eDQ4MC1hYy1leHRyZW1lLTAyLmpwZw.thumb.jpeg.34f5568f51cb5185b3366cc6bca7f058.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito bom, a troca da pasta térmica resolveu o problema !
A que estava na placa era branca, então já sabe ne, ela n passa mais dos 50c, quando ta a 100% de uso !
Em stock, 30 cravado, obrigado a todos pelo suporte.


Tenho uma ultima duvida, dei uma olhada na Bios, e lá n da pra alterar a frenquencia, ou latencia da memoria,
com XMP ela crava a 2666, sem 2.4, achei estranho já que essa memoria é preparada pra OC.
Mesmo q o processador aguente apenas 2666, n era pra dar pra fazer esse OC ?
A opção pra mudar a freq fica cinza lá
Tenho a dúvida, porque vou aderir um 144hz, então, 5~10fps a mais pra mim, é aceitável

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa Realmente não sei o caso de sua MB específica. As que configurei para XMP até hoje, onde a CPU tinha capacidade para aquela velocidade da memória, era só ligar o XMP e definir a frequência manualmente. Em alguns casos tinha que ativar o XMP, reiniciar e então definir a frequência. Veja se tem update de BIOS ou se tem alguma configuração limitando isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...