Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar fonte com cabo de CPU 8 pinos para 4+4


Posts recomendados

Boa noite, gostaria de saber - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1511038548-cabo-8-pinos-cpu2-para-fonte-modular-4-4-pinos-cpu2-macho-_JM  posso comprar esse cabo de 8 pinos que seria destinado para alimentar pci express na fonte, posso usar esse adaptador que utiliza os 8 pinos para usar no 4 pinos extra da TUF x570,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller kk, beleza vou tentar ser mais claro, quero por esse adaptador de 8 pinos na entrada de 8 pinos pcie da fonte, então teoricamente ele deveria ser utilizado em uma gpu, e eu irei por na cpu - como se fosse um segundo EPS, não sei se teria problemas relacionada a Tensões e Watts que essa entrada PCI-E fornece.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luiz Felippe Francisco Silva Qual é a configuração exata?

 

Sua placa-mãe tem uma entrada de 8 pinos e outra adicional de 4 pinos para alimentação do processador, é isso? Essa entrada auxiliar só é utilizada em situações de overclock extremo. Não precisa ligar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei que não precisa ligar, mas tenho tic kkkk, ai tenho 2 opções, ou vendo minha fonte e compro uma com suporte a 2 eps, ou faço essa adaptação, porém já vi que não é possível, o pci-e tem uma arquitetura enérgica diferente , então pode causar alguns problemas, irei trocar a fonte, alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, amigo. Esse cabo aí do anúncio não é para adaptar nada não. É um cabo de 4 + 4 cujo conector do outro lado é para encaixar em uma fonte modular. Ou seja, para quem perdeu o cabo original ou comprou uma fonte modular faltando o cabo. Será mesmo o seu caso, ou seja, na sua fonte tem um slot livre de 8 pinos (funciona como uma tomada para ligar uma extensão) para conectar o cabo? Esses conectores que sua placa-mãe tem, 8 + 4, não são para você conectar um cabo ali e ligar na placa de vídeo não, você está equivocado. Esses conectores são para você conectar os cabos que vem da sua fonte, e a partir daí, por circuitos existentes na sua placa mão, fazem chegar energia extra na própria placa-mãe e nos conectores PCI-E, pois sua placa tem 4 PCI-E, sendo um X16 e 3 X1. Explicando: a alimentação para os conectores PCIE, desde que tal slot foi criado, é fornecido por conectores extras, e se você não sabe o plug da placa-mãe, aquele de 20 ou 24 pinos, os 4 pinos separados são a alimentação da PCIE, tem ground, 12, 5 e 3 volts, se o dono tiver um slot PCIE mas não estiver utilizando, se estiver utilizando o vídeo onboard, nem precisa do conector 24 pinos, basta os 20, por isso são separados. Acontece que com mais slots PCIE foi preciso criar mais conectores, porisso o seu tem 8 + 4, então na realidade são reforço de alimentação para os 4 conectores PCIE, é tudo 12 volts. O conector correto precisa estar ligado na entrada correta para que todos tenham energia. Uma vez que o slot esteja alimentado, aí é que você pode colocar uma placa de vídeo, por exemplo. A placa de vídeo por sua vez, se for simples funciona com essa alimentação, mas se for potente, pode precisar bem mais alimentação, porisso eles tem mais conectores ainda para poder funcionar. Tudo isso que estamos falando diz respeito à alimentação 12 volts, então sua fonte tem que ter capacidade de prover esse tanto de energia. Felizmente, a saída de 12 volts é a que tem menos restrições de potência, mas para saber se sua fonte aguenta utilize essa calculadora:  https://outervision.com/power-supply-calculator . Quanto aos cabos, você pode ver que tipo de conector de energia tem sobrando (molex, sata, 4 pinos, 6 pinos) e comprar um adaptador para o que lhe falta. Se sua fonte for boa, vai dar certo. Você pode até não ligar o conector de 8 pinos, só o de 4, mas seu sistema poderá sobreaquecer, pois no caso da sua placa esses 12 volts também servem para reforçar a energia para os cooler ativos (as ventoinhas), e por isso deram o nome de conector "Procool". Ou seja, estão todos interligados. Entendeu? Ah, sim. Leia o manual da sua placa. https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/TUF_GAMING_X570-PLUS_BR/BP15928_TUF_GAMING_X570-PLUS_BR_UM_WEB.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, Luiz Felippe Francisco Silva disse:

eu sei que não precisa ligar, mas tenho tic kkkk, ai tenho 2 opções, ou vendo minha fonte e compro uma com suporte a 2 eps...

Fontes que contam com esse conector adicional de 4 pinos para alimentação do processador são bem menos comuns e costumam ser muito mais caras. Você precisará pegar uma fonte de grande potência, muito provavelmente superdimensionada para o seu sistema. São pouquíssimas placas-mãe que possuem esse conector extra. Isso é algo que tinha praticamente desaparecido há um tempo atrás (ao menos em placas comuns).

 

Se você tem uma boa fonte atualmente, estará trocando sem necessidade. Você realmente não precisa dessa alimentação adicional, a menos que vá fazer algum overclock muito insano em um processador topo de linha. Esse conector adicional não tem qualquer utilidade para a maioria das pessoas. Se você não for colocar um R9 e puxar o overclock nele até o limite, esqueça isso.

 

Você não poderia, por exemplo, ligar somente a conexão de 4 pinos (adicional), porque aí sim seu sistema poderia superaquecer e ficar instável. Mas você pode perfeitamente conectar apenas o conector de 8 pinos (conforme consta inclusive no manual).

 

Informe a configuração completa.

 

6 horas atrás, Luiz Felippe Francisco Silva disse:

...ou faço essa adaptação, porém já vi que não é possível...

Os conectores EPS e PCI-E têm pinos em posições totalmente diferentes. Isso não vai rolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu, como eu mesmo disse ali a cima, vi que não daria certo até por questões enérgicas, eu primeiro vim perguntar para vocês, e depois pesquisei mais a fundo, então já estou ciente de tudo, sei que a placa apenas com conetor de 8 pinos vai aguentar o ryzen 3800x, mas já quero deixar tudo "certinho" e conectado, por isso vou comprar uma fonte com 2 eps, tem varios modelos, então tranquilo, gastante 800 reais ta na media. 

 

 

Obrigado ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...