Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

O processador do meu PC esta com a temperatura muito elevada, parado no desktop ele fica oscilando em 60º e 70° e quando abro algum jogo ou programa ele chega a 83°.

Isto é normal para este processador?

Atualmente a opção Core Performance Boost está em Auto na Bios. Devo desativar?

Não quero fazer overclock, quero somente usar o básico do processador e preservar a vida útil dele o máximo possível.

Estou pensando em trocar o gabinete atual por um Cooler Master NR400 e trocar a pasta térmica do processador por uma mais de qualidade. Será que pode ajudar também?

Postado

Pelo  que dei uma olhada no seu setup o seu gabinete nao tem sequer uma entrada de ar, talvez seja essa a causa do aquecimento. Pelo que você registrou tem apenas o cooler do processador rodando, e provavelmente ele está recirculando o proprio ar quente de dentro.

Também vi que essa placa nao tem dissipador nos VRMs, acredito que também acabe colaborando pra formar mais ar quente no gabinete.

A quanto tempo usa este setup? Sempre apresentou aquecimento ou nao sabe dizer? A media de temperatura tolerável pra um sistema equilibrado é até 75° nas atividades mais exigentes.

• Curtir 1
Postado

@Silas Neto Comprei a placa-mãe, processador, placa de vídeo e memorias no inicio deste ano. O gabinete eu já tinha e as demais peças também.

Tenho instalado outras 3 ventoinhas de 12cm no gabinete, mas realmente o fluxo de ar dele é bem ruim. Por isso estou vendo para trocar ele o quanto antes.

Sobre a temperatura, não me atentei muito no incio sobre. Mas acredito que o estado atual é constante deste o começo.

Fora essas questões externas, tu acha que tem alguma configuração no Processador que possa estar implicando nisto? Ex a opção de Core Performance Boost em auto que citei.

Postado

Há muito relatos sobre a alta temperatura dessa placa, tenta colocar um bom cooler ou até watercooler nele, e não esqueça de ventilar bem o resto com os coolers restante!

• Curtir 1
Postado
Em 25/05/2020 às 09:45, denisdss disse:

Bom dia!

O processador do meu PC esta com a temperatura muito elevada, parado no desktop ele fica oscilando em 60º e 70° e quando abro algum jogo ou programa ele chega a 83°.

Isto é normal para este processador?

Atualmente a opção Core Performance Boost está em Auto na Bios. Devo desativar?

Não quero fazer overclock, quero somente usar o básico do processador e preservar a vida útil dele o máximo possível.

Estou pensando em trocar o gabinete atual por um Cooler Master NR400 e trocar a pasta térmica do processador por uma mais de qualidade. Será que pode ajudar também?

Deve haver algo bem errado ai. 60ºC é uma temperatura muito alta pra configuração em descanso, recomendo abrir o gabinete e verificaria a instalação do cooler, deve haver alguma presilha aberta e o cooler deve estar mal encaixado.

Seu gabinete não é ruim, muito pelo contrário porém tem um problema que ocorre em 99,9% dos gabinetes. As fans que vem com eles normalmente são extremamente fracas, como o seu possui um filtro na frente, se as fans forem fracas elas não conseguem puxar uma quantidade de considerável de ar, sem ar = sem refrigeração.

Infelizmente não adianta investir no melhor cooler do mundo se o gabinete não possui um bom fluxo de ar, lembre-se que é justamente o AR que remove o calor dos dissipadores, além claro do fato que não é apenas o processador que sofre com altas temperaturas, todos os demais componentes principalmente placa-mãe e placa de vídeo podem perder desempenho ou até mesmo danificar com esse fator.

Verifique a instalação conforme recomendado e poste os resultados para que possamos analisar.

• Curtir 1
Postado

O problema realmente era a ventilação do gabinete antigo e a pasta do processador. O gabinete era extremamente mal ventilado, com apenas uma saída de ar pequena e a pasta estava em excesso.

Fiz um teste de estresse pelo Ryzen Master mesmo e o pico de temperatura foi 44°c, antes dessa atualização ele chegava a 85°c. 

Durante os jogos o processador agora fica entre 30°c e 40°c, anteriormente ele também chegava sempre aos 85°c.

Em Idle esta ficando entre 25°c e 29°c, antes era entre 55°c e 60°c e as vezes até 70°c.

*As configurações do processador sempre estavam e continuam no padrão de fabrica.

Novo Gabinete

Pasta Térmica

1820837855_Semttulo.thumb.png.15906487c01f778076ead6a26d171f2a.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...