Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 provocando lentidão e dano a processadores


N4RDIM

Posts recomendados

Primeiramente um bom dia a todos os usuários!
A algumas semanas atrás eu estava tendo problemas de lag no meu PC, pesquisei em fóruns, entrei em contato com técnicos e acabou q desmontei meu computador e fiz uma limpeza geral em todas as peças. Fiz limpeza do cooler, limpeza de fans, troquei pasta térmica da GPU  e da CPU, fiz limpeza da placa-mãe, fiz um novo cable management e acabou q consegui um bom desempenho no meu PC!

Agora eu estava dando uma olhada em alguns vídeos no YouTube e acabei achando um vídeo retratando q o Windows 10 está supostamente "queimando" processadores, o técnico retratou que o cooler da CPU entrava em uma disparada e quando ele abria o gerenciador de tarefas o uso da CPU estava em 100%. Eu já havia reparado esta "problema" em meu computador!
E quando eu olho o uso do CPU pelo gerenciador de tarefas o clock fica variando muito abaixo do clock base, porém quando eu abro o cpu-z ou o AMD- Overdrive o clock está em 3.5 ghz.
Configs do pc:
Mobo: GIGABYTE 78LMT-USB3
CPU: AMD FX-8320e (Black edition)
GPU: GALAX GTX 950 Exoc White 2gb
Memórias: (2x4) HyperX Fury 4gb 1866Mhz
Fonte: KCAS-500W 80 Plus Bronze

Armazenamento: Ssd Kingston 240gb
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo Opa bom dia amigo, eu estou monitorando a temperatura do pc e eu consegui um ótimo desempenho depois q desmontei e montei o pc novamente. Eu reparei q a temperatura da CPU n está passando de 47°C, o que eu acho q seja uma temperatura relativamente "baixa" por se tratar de um AMD com um cooler minúsculo. Inclusive agora de manhã fiz um teste de estabilidade pelo AMD Overdrive e o cpu chegou em temperatura máxima de 52° C. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@N4RDIM eu  recentemente li isso em algum site, mas não  li tudo à respeito,só vi esse título chamativo do windows estar ou poder queimar CPUs. Até onde eu sei, a cpu queimada é por conta de destrambelho no oc ou oscilação de energia. 

 

O que eu sugiro é entrar em contato com o suporte a microsoft quando notar um problema do w10 e antes de baixar uma atualização, esperar para ver se ela não está dando problema para outros clientes e quais são esses poblemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo exatamente isso q eu estou retratando no tópico amigo kkkkkk. Isso q eu otimizei o meu computador ao máximo com as ferramentas do windows. Estou pensando sériamente em formatar o pc para o windows 8.1!

adicionado 0 minutos depois

@Grande Mestre Lucas Ok amigo muito Obrigado !🤘

adicionado 2 minutos depois

@Grande Mestre Lucas esqueci de colocar no tópico anterior amigo mas o que você acha de eu subir o clock do processador pela bios? È seguro? Compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, N4RDIM disse:

Agora eu estava dando uma olhada em alguns vídeos no YouTube e acabei achando um vídeo retratando q o Windows 10 está supostamente "queimando" processadores, o técnico retratou que o cooler da CPU entrava em uma disparada e quando ele abria o gerenciador de tarefas o uso da CPU estava em 100%. Eu já havia reparado esta "problema" em meu computador!

Sinceramente não creio que o Windows 10 possa "queimar" um processador. Há relatos de problemas de CPU e HD a 100%, mas apenas isso. Processadores modernos possuem sistemas de proteção bem avançados para reduzirem o clock e desligarem antes de alcançarem temperaturas de risco.

 

6 horas atrás, N4RDIM disse:

E quando eu olho o uso do CPU pelo gerenciador de tarefas o clock fica variando muito abaixo do clock base, porém quando eu abro o cpu-z ou o AMD- Overdrive o clock está em 3.5 ghz.

Variar o clock é algo totalmente natural. O processador é programado para utilizar múltiplos estágios, reduzindo o clock quando não está operando de forma intensa. Dessa forma, economiza energia e esquenta menos.

 

6 horas atrás, N4RDIM disse:

Eu reparei q a temperatura da CPU n está passando de 47°C, o que eu acho q seja uma temperatura relativamente "baixa" por se tratar de um AMD com um cooler minúsculo. Inclusive agora de manhã fiz um teste de estabilidade pelo AMD Overdrive e o cpu chegou em temperatura máxima de 52° C. 

O Overdrive não mostra a temperatura, mas a margem térmica. Essa medida você olhou por onde?

 

Processadores AMD FX são conhecidos por apresentarem erros de leitura de temperatura em programas de terceiros (como HW Monitor, AIDA 64 e MSI Afterburner).

 

6 horas atrás, N4RDIM disse:

Estou pensando sériamente em formatar o pc para o windows 8.1!

O Windows 10 é um ótimo sistema e tem pleno suporte. Você pode usar ele ou partir para alguma distribuição GNU/Linux (eu mesmo só uso Ubuntu).

 

Esqueça as versões anteriores do Windows. A Microsoft já determinou a morte delas (e nem faz sentido usar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!