Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo RX5700xt Gigabyte Gaming OC e tela verde


Posts recomendados

Olá pessoal, recentemente (dia 14/05) recebi minha placa de vídeo comprada na Pichau. É uma RX5700xt Gigabyte Gaming OC. Instalei a placa, fiz a instalação limpa dos drivers e coloquei o Adrenalin 20.4.2. Porém em dois momentos totalmente aleatórios ocorreu uma tela verde esquisita. Essa tela fez que meu teclado desligasse e o PC travasse. Uma das vezes ocorreu em um jogo, que estava usando 60% da placa de vídeo (segundo o software da AMD).Desta forma comecei a testar a placa de vídeo. Utilizei o Furmark e coloquei a GPU para ser testada em full load e não obtive nenhuma tela verde, sendo que as temperaturas ficaram em 63º/64ºC. o que pode ter ocasionado isso? Será que é driver? Problemas na placa? Windows (versão 1909)?

PC: ASRock B450M-HDV // 2x8DDR4 2666mhz Xpg ADATA (OC 3200mhz) // Ryzen 5 2600x // RX5700xt // VS600 Corsair

Nunca tive esse problema antes e não sei o que pode ser. Gostaria que alguém pudesse me dar uma luz.

Agradeço a ajuda desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com um problema parecido com o seu. Tenho a versão 5700 gaming OC também comprada na pichau(loja que inclusive não comprarei mais). A minha quando estou jogando e preciso dar um multi tarefa ela começa a piscar linhas aleatórias pretas na tela e depois disso de forma intermitente da uma tela verde que desliga o sinal dos perifericos e de video, testei no pc de um amigo e aconteceu a mesma coisa... Você conseguiu solucionar o problema? Eu ja tentei algumas versões de drivers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A RX 5700 XT lotou o fórum Reddit e o da comunidade AMD com relatos semelhantes.  Eu sou proprietário de uma RX 5700 XT e também passei por alguns problemas.

 

Ao migrar para RX 5700 XT é importante fazer a desinstalação do driver de vídeo e chipset pelo painel de controle para só depois executar o DDU, marcando todas as opções correspondentes à AMD. Os usuários lembram de instalar o driver atualizado de vídeo mas esquecem do driver do chipset da placa-mãe, em algumas situações a remoção dos rastros com o DDU acaba corrompendo também componentes do driver do chipset da motherboard, apesar de estar listado no painel de controle se você tentar removê-lo poderá receber uma mensagem de que o driver já não se encontra mais instalado, instalem a versão atualizada do driver do chipset da placa-mãe!

 

O outro problema da RX 5700 XT está relacionado a fonte de alimentação, no caso de modelos de fontes antigas de entrada com 6 ou mais anos pode haver um desgaste no capacitor do circuito primário, a perda progressiva de capacitância ao longo de vários anos pode provocar queda nas tensões, incluindo a de 12 volts que alimenta a placa de vídeo, nesse cenário podemos ter travamentos e reboot do sistema. Eu tive contato com alguns proprietários da RX 5700 XT e eles tiveram problemas mesmo tendo fontes novas, principalmente linhas de entrada da Corsair, o problema estranhamente foi resolvido quando a fonte foi substituída.

 

Eu tive problemas com uma Seasonic 620W de 6-7 anos, ela estava provocando tela preta em jogos seguido de reboot no sistema, problema 100% corrigído com a troca dela por uma XTR2 da XFX de 650W que também é fabricada pela Seasonic.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Prezados, 

Depois de muito procurar na internet e não encontrar muita coisa relevante pois cada um fala uma coisa, consegui resolver o problema. Não adianta reinstalar driver de chipset, drives da VGA ou nada similar pois o problema não é esse. Para solucionar, é necessário apenas desinstalar o ADRENALINE (software da AMD para o gerenciamento da VGA no qual você instala juntamente com os drivers). Use de preferência um software para desinstalar ao invés do painel de controle do windows, recomendo o revo uninstaller pois ele limpa o registro e restos de arquivos deixados pela aplicação. Após isso, você irá reiniciar a sua máquina sem drives de vídeo instalados e então você instala apenas os drivers da placa sem o adrenaline pelo gerenciador de dispositivos. Fiz exatamente este procedimento e solucionei o problema. Na verdade ocorreu uma tela verde depois disso mas apenas uma vez. O ideal é formatar a máquina para instalar tudo do 0 de novo mais fiquei com preguiça de fazer pois a minha máquina é chata demais para formatar. Mas fica a dica se ainda existe alguém com este mesmo problema e esteja precisando de ajuda. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...