Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí pessoas, tudo certo?

Com minha revisita ao meu antigo Core 2 Quad Q9400, acabei percebendo que o Core 2 Quad mesmo em Overclock(de 2.66GHZ para @3.00GHZ) não é melhor que o Phenom II x4 955 que possuo aqui que desde o começo rodei em stock. A pergunta é se compensa overclockar este Phenom?

Vamos ao resto do PC:

Fonte Corsair CX 430

16GB DDR3 @1333MHz

M4A785TD-V EVO

CPU Cooler Cooler Master Blizzard T2 e alternativamente tenho um Deep Cool Gammaxx 300

Placa de Vídeo AMD R9 270 em Stock

2 discos rígidos SATA somando 1,5TB

E acredito que de informação importante é só.

Cabe algumas observações/preocupações:

1 - A fonte está está sem margem pra Overclock?

2 - Qual dos dois CPU Coolers é mais eficiente?

Desde agradeço pelo suporte!

Postado
3 minutos atrás, Fr4nk disse:

E aí pessoas, tudo certo?

Com minha revisita ao meu antigo Core 2 Quad Q9400, acabei percebendo que o Core 2 Quad mesmo em Overclock(de 2.66GHZ para @3.00GHZ) não é melhor que o Phenom II x4 955 que possuo aqui que desde o começo rodei em stock. A pergunta é se compensa overclockar este Phenom?

Vamos ao resto do PC:

Fonte Corsair CX 430

16GB DDR3 @1333MHz

M4A785TD-V EVO

CPU Cooler Cooler Master Blizzard T2 e alternativamente tenho um Deep Cool Gammaxx 300

Placa de Vídeo AMD R9 270 em Stock

2 discos rígidos SATA somando 1,5TB

E acredito que de informação importante é só.

Cabe algumas observações/preocupações:

1 - A fonte está está sem margem pra Overclock?

2 - Qual dos dois CPU Coolers é mais eficiente?

Desde agradeço pelo suporte!

Overclock ficou para quem tem nescessidade do mesmo

Digo, você está precisando?Não ta conseguindo rodar algum jogo atual?

Se a resposta for SIM vale o risco pra ter ai 2 a 4 fps a mais

Caso contrário eu não correria esse risco

@off

Se prepara pra investir em um air cooler ein pois se pensar em fazer o OC mesmo tua casa vai se tornar uma usina 

• Membro VIP
Postado

Vale sim. O T2 não vai aguentar, experiência própria, o outro não conheço.

Isto aí vai chegar nos ~150W de TDP se mirar algo em torno dos 3.5~3.7GHz. Além da fonte tem que ver se a placa-mãe aguenta.

Com a placa de vídeo pode chegar a ~300W consumidos em full. Dependendo da idade da sua fonte pode ser algo não recomendável.

Enfim, tem que estudar bem aí, e como já disseram, verificar se você precisa deste boost extra.

Postado

@pashaa.dev Jogos atuais e estes processadores não se dão muito bem e isto é fato. Mas suspeito estar sofrendo algum tipo de gargalo por parte do CPU com ambos os processadores quando pareado com a R9 270 mesmo em jogos antigos, será que procede?

Quanto aos jogos que eu jogo, são jogos já antigos mas vou citar alguns:

GTA V, Minecraft com Mods, Watch Dogs, Euro Truck Simulator 2, American Truck Simulator e outros mas estes são os mais jogados. A experiência em alguns deles é comprometida como o Minecraft(Que com mods fica extremamente pesado), Watch Dogs e GTA V que ao meu ver são os que mais penam pra serem rodados. 

Será que não compensa nem a experiência/teste?

Postado

@Fr4nk Ora, vale sim

Tentar subir aos poucos e vê se melhora alguma coisa

Ia falar que poderia ser falta de RAM no mine mas vi que tem 16gb então não seria esse o problema

Tenta fazer ai uns 5% a 10% de OC e deixa o feedback aqui (já da pra perceber alguma melhoria)

....mas alguma coisa me diz que não vai resolver rsrsr

obs: Pelo amor de deus só faz OC se tiver algum conhecimento principalmente em kit amd

• Obrigado 1
Postado

@Phoenyx A fonte tem 5 anos de idade já.

O Deep Cool tem 6 heatpipes versus os 4 do T2. O que me estranha é que mesmo com tantos heatpipes e na caixa do CPU Cooler ter escrito que ele suporta CPUs AMD com até 125W de TDP a temperatura não melhora muito não diria que fica até igual ao T2, beirando 52° em Idle.

Postado

@Fr4nk  Eu já coloquei o meu a 3.9 com 1.37 no vcore, mas virou uma torradeira. Em testes no Prime95 bateu 67º mesmo usando um Hyper Tx3. A temperatura nesse mesmo teste usando frequência padrão era de 56.
Fora que não vi nenhum resultado prático, diferença de 4~5 fps nas máximas que eu considerei muito pouco pra tanto gasto.

Mas a única forma de saber se vai dar certo é tentando, não tem outro jeito.
Já vi uma galera colocando esse Phenom a 4.4Ghz, é uma diferença considerável, se existir realmente um gargalo, pode ser que ajude a ameniza-lo.
Faz alguns testes em benchmark sintético, anota a pontuação e vai subindo os clocks e testando pra ver se ta dando diferença.

• Obrigado 1
Postado

Duvida crucial esta.

O processador é Black Edition, ou seja, de acordo com algumas noticias bem antigas da epoca do lançamento do processador o multiplicador é destravado. Sendo assim suponho eu que pra fazer overclock seja "só" alterar o multiplicador e ir fazendo a progressão + teste de estabilidade. Mas acho que vou deixar isso pra lá, já que estava ignorando alguns fatores

- Fonte já tem certa idade e se somados o consumo das peças fica sobrando uns ~50W de margem

- Gabinete até que é espaçoso, porém o fluxo de ar está compremetido devido a não possibilidade de fazer um Cable Management

- Meu melhor CPU Cooler não segura muito bem as temperaturas.

Só com o fator gabinete já devia esquecer a possibilidade de OC, pois a placa de vídeo é outra "esquentadinha" portanto o conjunto dos dois seria outro big bang rsrsrs. Grato a todos pela ajuda, ter uma segunda opinião é sempre interessante.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!