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Múltiplas Telas azuis e crashs


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Boa tarde.

 

Domingo chegaram algumas peças e eu montei um PC novo pra mim, porém estou com sérios problemas de tela azul e crashs com muita frequência.

 

 

 

O primeiro problema que notei foi no Chrome, do nada as abas atualizam para uma página de erro "Ah, não" com a mensagem: "SATUS_ACCESS_VIOLATION"

A mesma mensagem de erro aparece quando o minecraft apresenta problemas, access violation...

Outros jogos simplesmente fecham sem mensagem de erro.

E com uma frequência um pouco menor, estou tendo tela azul.

 

Até agora ja vi 3 mensagens diferentes nas telas azuis:

-MEMORY_MANAGEMENT

-SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

-KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED

 

vou anexar o dump das 3 ultimas telas azuis que tive.

 

Segue configuração do meu PC e tempo de uso de cada peça:

Placa-mãe: Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR, Intel LGA 1151, mATX, DDR4 (5 dias)

Processador: I5-9400F (5 dias)

Fonte: Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122 (5 dias)

RAM: HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3/8 (2 meses)

Placa de vídeo: GTX 1060 6GB (1 ano)

SSD: kingston 240 gb (1 ano)

 

Coisas que ja tentei:

-formatei o PC duas vezes

-Mudei memória RAM de lugar e passei borracha nos contatos

-Tirei os cabos da fonte e coloquei de volta

-Rodei um programa chamado memtestx86 e não deu erros

-Rodei o diagnóstico de processador da intel e não deu erros

-atualizei minha BIOS

-instalei todos os drivers do site da placa-mãe

-instalei os drivers da placa de video

-troquei minha placa de vídeo com o meu irmão

 

A impressão que dá é que cada vez que eu modifico alguma coisa, o PC melhora por algumas horas, mas depois volta a ficar zoado, estou muito chateado porque ja faz um tempo que gasto uma grana com PC's que sempre dão problema...

 

Próximos testes que estou pretendendo fazer:

Comprar um SSD de 120gb pra instalar o windows nele e ver se continua. Se continuar, vou comprar outro pente de RAM... que são duas coisas que eu já ia comprar se o PC estivesse funcionando normalmente. Se nada disso funcionar, as minhas suspeitas vão para as duas peças novas que chegaram domingo: processador e placa-mãe, que estão provavelmente na garantia mas eu não tenho como ter certeza de qual dos dois está zoado.

 

Não conheço nenhum técnico de confiança na região de São Paulo, justamente porque nunca precisei, sempre resolvi meus problemas sozinho, mas dessa vez, eu já estou totalmente desgastado e seria legal se vocês me recomendassem um técnico competente e honesto!

 

Muito obrigado gente.

 

dumps.txt

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BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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@mick 07

@mick 07
Primeiramente, muito obrigado pela resposta!

 

update: baixei o jogo Valorant, e na hora de abrir o jogo apareceu a seguinte mensagem:
"dx11 feature level 10 is required to run the engine"

mesmo eu tendo o directx atualizado na última versão e "sem falhas", segundo o próprio software do DX.

 

Respondendo suas perguntas:

17 horas atrás, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

BIOS atualizado, temperaturas estão normais, não estou utilizando estabilizador nem no-break, não possuo aterramento, nunca fiz overclock nem undervolt, possuo apenas um pente de memória e ja testei ele em todos os slots. Meu processador e RAM são compatíveis com minha placa-mãe, inclusive a frequência da RAM.

 

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17 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

Executei o comando sfc /scannow.
O prompt me retornou que foram encontrados arquivos corrompidos, mas ele não conseguiu corrigi-los
tentei abrir o arquivo de LOG e recebi uma tela azul nova: "SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED"


Executando o RestoreHealth
travou em 60.2% com uma mensagem de erro: 
"Erro:3017

Falha na operação solicitada. É necessário reinicializar o sistema para reverter as alterações feitas.

O arquivo de log do DISM pode ser localizado em C:\Windows\Logs\DISM\dism.log"

nesse arquivo tem muitas linhas com informações que parecem úteis, mas não sei se é seguro compartilhar aqui. Se for, me avise que eu incluo um anexo.

 

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17 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

Nos testes de memória, nenhum erro foi detectado.
Rodei tanto o diagnóstico do windows, quando o Memtest86.

 

 

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17 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):


No teste de diagnóstico da intel, também não foi encontrado nenhum erro.

 

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17 horas atrás, mick 07 disse:

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.


1) Sim, está especificado no tópico, minhas peças mais recentes são a placa-mãe, processador e fonte... mas o computador não estava funcionando mesmo antes de trocar essas peças. Ele ligava e não carregava o SO.

2)Sim, atualizei os drivers recentemente, nas duas vezes que formatei o PC.

3)Apenas drivers, programas de diagnóstico e jogos para testar.

4)Fiz a inicialização limpa do windows e mesmo assim o problema persiste.

5)Iniciei o windows em modo seguro mas nesse modo, não da nem pra testar direito, fica sem internet e não da pra abrir jogo.

6)Os dumps gerados pelo BlueScreenView estão no tópico anexados em .txt.

 

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17 horas atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do HD/SSD.

-Integridade do SSD
1) Troquei o cabo SATA troquei de slot na MB e não resolveu.
2) o comando me retornou o status OK para o meu SSD.
3) Já havia utilizado o programa da kingston para verificar meu SSD e não foi encontrado problemas.
4) o programa HD Tune também não encontrou problemas com o meu SSD.
5) o Western Digital Data Lifeguard não encontrou erros também.

 

CONCLUSÃO

Dos testes que você pediu para fazer, apenas o de integridade do SO apresentou problemas, ou seja, o que provavalmente está causando um problema sejam arquivos do Windows corrompidos... Resolver isso seria fácil, se fosse apenas isso. Se levar em consideração que eu já formatei o windows duas vezes, usando duas mídias de instalação diferentes e duas chaves diferentes (uma pirata e outra original), e mesmo assim não resolveu, existe algo que está com defeito que esses testes não detectaram.

 

OBS: percebi que os arquivos que eu baixo da internet, principalmente instaladores, já são baixados corrompidos, por exemplo o instalador do driver da NVIDIA ou alguns desses testes que você pediu pra eu fazer, alguns eu precisava baixar duas vezes pra rodar...

 

EDIT: enquanto estava tentando executar o restorehealth de novo, recebi uma outra tela azul:

"KERNEL_MODE_HEAP_CORRUPTION", ou seja, agora são 5 mensagens de tela azul distintas!!

 

EDIT2: estou formatando o Windows pela terceira vez, vamos ver se muda algo dessa vez.

 

EDIT 3: Deu tela azul enquanto formatava o Windows, tentei de novo e foi, porém, problema persiste.

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  • Membro VIP
21 horas atrás, mick 07 disse:

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

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  • 3 semanas depois...

Update pra quem tiver o mesmo problema.

 

Fiquei alguns dias pesquisando a fundo todos os tipos de erro que eu estava tendo, e a grande maioria deles apontava para RAM.

Minhas principais suspeitas eram a placa-mãe e o processador, já que a RAM passava em todos os memtests que eu rodava.

 

Há dois dias chegou minha RAM nova e até agora o PC não apresentou mais problemas, vou usar durante mais alguns dias pra ter certeza de que era a RAM mesmo e posto outro update aqui.

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