Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comportamento aberrante do mouse


Ir à solução Resolvido por cabfenrir,

Posts recomendados

Boa tarde pessoa, tudo bem?
Já faz um tempo que estou enfrentando um comportamento muito chato no meu computador. Ocorre que o computador liga normalmente, consigo utilizar tudo normal por algum tempo, digamos 20 minutos. Depois disso, sem nenhum motivo aparente, não consigo mais clicar na barra de tarefas, na parte do relógio, wifi, nos aplicativos abertos, etc. Além disso, se eu pressiono Windows + x para acessar a área de trabalho, ao clicar com o botão esquerdo do mouse, em um local totalmente diferente de onde cliquei aparece aquele menu que é acessível ao clicarmos com o botão direito do mouse no desktop. 

Hoje eu estava com uma tela do OneNote do windows aberta sem ser em tela cheia, e uma do chrome também. Quando ocorreu de repente esse problema do mouse, como tem acontecido umas 15 a 20 vezes por dia, ao clica na janela do chrome o computador interpretava que eu estava clicando no OneNote. Dar 2 cliques maximizava a tela do OneNote. Clicar e arrastar resultava em arrastar a janela do one note. O engraçado é que, os locais por onde meu mouse passa "brilham", como ocorre ao passarmos nosso mouse acima do ícone de X, de minimizar e de maximizar as janelas, eles ficam mudam sua cor de fundo, ou seja, identifica que o mouse está acima deles, mas ao clicar não são ativados, e sim outro local da tela o é. 

Tudo se resolve ao apertar Ctrl+Alt+Del. Detalhe que não basta trazer o gerenciador de tarefas via ctrl+shift+esc, apenas usar ctrl alt del, ai o mouse volta a clicar onde está sendo apontado, ou  seja, a ter o funcionamento normal. 

Como eu disse, preciso fazer essa manobra de ctrl+alt+del diversas vezes por dia, tem sido extremamente incômodo. 
Já tentei realizar aquele scf /scannow no prompt de comando, já reinstalei o windows, já usei o privazer e o regseeker, nada adiantou.

Obrigado desde já,
Natan Viola. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natan Viola 

 

Começo pela pergunta mais básica e óbvia: você já tentou trocar o mouse? Não é algo caro e você pode resolver seu problema em questão de minutos.

 

Suponho que seja um mouse óptico. Qual a interface dele? PS/2 ou USB? Independente da interface, esse tipo de mouse trabalha com um sensor que transmite o movimento do mouse e consequente posicionamento do cursor através de imagens refletidas internamente. Se qualquer componente desse processo estiver defeituoso, irá impactar na correta funcionalidade do mouse.

 

Agora to aqui pensando nos problemas e possibilidades que já vi, parecidos com o quê você descreve:

 

1 - malwares (RATs/Trojans) são capazes de alterar o comportamento do seu mouse, inclusive alterando o botão direito, pelo esquerdo. Como você diz que "reinstalou" o Windows - o que suponho que tenha sido uma formatação e reinstalação completa -, é provável que não seja esse o problema. A menos que você esteja com a máquina infectada por um rootkit, mas aí é história pra um tópico na área de infecção e remoção de malware;

2 - resolução: Alguns aplicativos são projetados em determinada resolução, e ao serem rodados em uma resolução maior, bugam na área de clique de seus botões. Como você descreve que o problema acontece com o Windows de modo geral, não acredito que seja esse o problema;

3 - mouse defeituoso: já vi um antigo mouse óptico PS/2 defeituoso que causava, esporadicamente, movimentos involuntários do cursor. O problema foi resolvido ao trocar o mouse PS/2, por um USB.

 

De início, compre um mouse novo USB. Se não adiantar, vamos estudar mais isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem? Muito obrigado por sua resposta! Realmente, deveria ter incluído esse detalhe, meu mouse é novo, é um Logitech G403, interface USB. Já testei trocar pelo meu mouse antigo, mas o problema permanece. Se eu uso meu mouse num outro computador, não acontece isso. 

Esqueci de dizer também que formatei apenas uma unidade do meu computador. Tenho 2 discos rígidos e um SSD (o windows está instalado no SSD). A compra do SSD foi bem recente, e formatei apenas o HD onde estava o windows. Já o outro eu deixei com meu backup, então acredito que, se era um arquivo infectado, ele possa não ter sido apagado. 

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Natan Viola  Sugiro então que você abra um tópico na área de remoção de malware. Não consigo pensar em outra causa que não seja essa. Marque minha resposta como a melhor (pra que esse tópico seja encerrado), e abra um novo lá. Depois eu vou lá acompanhar o novo tópico, pois quero saber no quê vai dar isso aí. E lembre de explicar essa situação dos 2 HDs.

 

https://www.clubedohardware.com.br/forum/89-remoção-de-malware/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!