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Postado

Boa tarde,

 

Não sei se estou postando no lugar certo, se não for me desculpem, já faz alguns dias que do nada aparece uma tela azul informando que ocorreu um erro, depois o sistema é reinicializado e pronto, mas isso está ficando cada vez mais recorrente, saberiam me informar o que pode ser?

 

Obrigado,

Amilcar

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Postado

@Felipe Barbosa Melo Segue:

 

 

Processador AMD Ryzen 7 2700, Cooler Wraith Spire, Cache 20MB, 3.2GHz (4.1GHz Max Turbo)

Placa-Mãe Asus TUF X470-Plus Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa de Vídeo Asus AMD Radeon RX 580 OC 8GB

Memória HyperX Fury, (2) 8GB, 2666MHz, DDR4

Fonte EVGA 700W, 80 Plus Bronze - 100-BR-0700-K

 

Obrigado

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Postado

@mick 07 verifiquei os 3 HDs e no SSD acusou o erro que está anexo, não uso mais estabilizador, não atualizei a BIOS e nem fiz nenhum overclock, baixei o BlueScreenView e não apresentou nenhum erro

Estou fazendo as outras recomendações.

 

Obrigado por enquanto,

 

Amilcar

 

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  • Coordenador
Postado

@Amilcar Ponchelli você disse que tava tendo tela azul, então o BlueScreenView deveria mostrar os dados do arquivo dump. Você usa algum programa pra monitorar sua internet? Abra o Gerenciador de Dispositivos e verifique se existe algum dispositivo com exclamação em amarelo.

Postado

@mick 07 verifiquei no gerenciador e não tem nenhum dispositivo com exclamação em amarelo, agora que reparei que existe a minha tela azul que está anexa e que tem outra tela azul representada por erros, que não é o meu problema, me desculpe a confusão, eu só sei trabalhar com computador...rs 

 

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