Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumento a velocidade do fan do R3?


Posts recomendados

Rapazeada tenho um ryzen 3 3200g, ele fica à uns 70 graus jogando... eu queria aumentar um pouco a velocidade do FAN dele, parece que está meio lento, eu já baixei o SPEED FAN, mas ele não reconhece o processador. Minha placa-mãe é a a320m-s2h, não achei lá na bios para aumentar o RPM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Cara, 70 graus tá ok, ainda mais levando em conta que é um processador com vídeo onboard. Sua bios vem com a configuração automática (de fábrica) pra aumentar o rpm conforme o processador esquenta (ao menos na  minha tá assim) tenho um r5 1600af com uma ab-350m.

 

Se ainda assim quiser aumentar a velocidade da fan, tente nas configurações M.I.T na bios, e vá em definições de ventoinha inteligente (na minha está assim).

 

Na sua pode estar também nas configurações avançadas de cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

Concordo com o @Paragoth sua temperatura está boa, mas na maioria das bios  tem uma opção de ventoinha inteligente e você poderá la aumenta a velocidade do CPU cooler,mas seu gabinete apresenta uma boa ventilação? esses 70 graus foi em teste de stress? Quanto tempo você tem esse seu processador? 

adicionado 0 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é uma APU mas eu uso uma placa de vídeo OFFBOARD a rx 470...

Vou mandar fotos do gabinete, eu percebi que essa lateral de acrílico esquenta mais os componentes... eu abri ela diminuiu uns 10 graus do processador kkkk

 

Eu comprei esse PC faz umas 2 semanas e meia, é um amigo meu que me vendeu por preço de custo, todas as peças são novas, estavam na caixa e tudo mais.

Ryzen 3 3200g

A320M-s2h

RX 470 asus mining edition

2X4gb 2400mhz depois vou colocar 2x8.

Fonte 500w 80 plus

WhatsApp Image 2020-06-14 at 12.49.55.jpeg

WhatsApp Image 2020-06-14 at 12.49.55(1).jpeg

WhatsApp Image 2020-06-14 at 12.49.55(2).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

Não é a lateral de acrílico que esquenta e sim a ventilação do seu gabinete que apresenta ai, esses fans que estão no mesmo parece que não são muito bons e tem a questão q seu amigo pode ter comprado faz um tempinho e que sua pasta térmica esteja seca mas muito é improvável, acho que é mais questão do gabinete em si mesmo ou das ventoinhas de ventilação que apresenta nele, vou pega um exemplo se seu processador fica muito em stress, ele solta um vento bastante quente(Cpu cooler trabalhando para ventilar ele, mas o vento quente fica dentro do gabinete) nisso criasse uma estufa dentro do gabinete e se suas ventoinha não são capazes de pega esse vento e joga pra fora do gabinete, tem algo errado ou elas são muito fracas para tal, pode ser também que suas ventoinhas estão do lado ao contrário, na frente tem que puxar o ar de fora e na parte de dentro ali no exaustor puxar o ar de dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então parece que quando o pc ta em jogo eu boto a mão na frente dos fans frontais dentro do gabinete e eles estão jogando ar quente, tipo? e ai parece que quando eu coloco a mão na frente do gabinete ta mais friozinho sabe? Não sei se ficou claro a explicação... tipo eu não tenho nenhuma perde de desempenho nos games e tal, mas acho que a direção dos fans está errada, e assim que possivel vou trocar esse cooler box que não é muito bom. Os 2 fans da frente são da cooler master então são de boa qualidade sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

Dá um pesquisada, tem tutoriais ensinado você bota um coolers do lado certo(Normalmente tem uma seta mostrando onde e a direção), 

Recomendo você pegar um AirCooler Gamemax pra refrigerar o processador, já tive um e curtir muito ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GomesDavi Aquele modelo Deepcool é legal?!

adicionado 24 minutos depois

@GomesDavi E cara notei aqui que o "core voltage" do meu ryzen 3 3200g, ele fica em 0,9 e 1,0 as vezes ele da uma mudada para 1,4 mas é bem rápido. E em outros videos a tensão do ryzen 3 3200g tam sempre 1,4. Tem algum problema o meu estar mais baixo ? ou devo aumentar a tensão pelo ryzen master.

 

Obs  : a mobo é uma a320m-s2h

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tuas ventoinha da frente tão pra fora ou é impressão minha?

vira elas pra dentro que mehlora um pouco... senão ele vai puxar o ar do topo do gabinete e pode vir o ar quente que sai por trás. ai forma um bolsão de ar quente ao redor do gabinete e realimenta o cpu com ar quente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Minhas ventoinhas estão para dentro do gabinete, elas são de 12mm   é o tamanho exato ali, ai parece que ela ta passando um pouco pra fora, mas está dentro!

adicionado 4 minutos depois

@GomesDavi Eu tenho o Ryzen master e lá da para fazer overclock e mexer na tensão, você me recomendaria alguma tensão? Vi que a maioria das pessoas não passa de 1,35v 1,4v algo assim... será que poderia setar para 1,2v e já era?

 

Pois a minha fica variando de 0,9 ~ 1,0... veja a imaagem que  upei, teve um pico de 1,5v

CPU HW.png

adicionado 24 minutos depois

@GomesDavi Fui no Ryzen master setei para 1,3v, mas mesmo assim no CPU-Z e no HW MONITOR continua variando... segue a print.

volts.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Mas como você identificou isso? A única coisa que achei estranha mesmo, é que por exemplo agora que só estou com abas do navegador aberto e o computador está "frio" eu boto a mão na frente do gabinete na saída de ar sabe? e ta "geladinho" ar fresco... e quando estou jogando o computador está quente né, ai boto a mão ali e o ar está quente... Então é por isso...

adicionado 7 minutos depois

@Eder Neumann  Mas no caso seria eu só virar ao contrario a ventoinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, carbonii disse:

Mas no caso seria eu só virar ao contrario a ventoinha?

exatamente.

 

tome cuidado pra não ficar "pegando" no gabinete.

adicionado 0 minutos depois
10 minutos atrás, carbonii disse:

Mas como você identificou isso?

sou bichão das aerodinâmica hehehehehe

por uma caracteristica construtiva do mancal do eixo o suporte fica pro lado que empurra o ar, e notei que estava pro outro lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!