Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoas. queria tirar algumas dúvidas com quem entende mais sobre energia, seguinte, mesmo sabendo ser errado acabei utilizando estabilizador por anos para ligar o pc, pois sempre aconteceram muitos problemas elétricos na região, mas acabei de comprar um setup novo e consequentemente uma fonte de qualidade melhor e etc...
A fonte é uma GM600 da gamemax, fonte testada e aprovada em testes do teclab, ou seja, uma fonte com boa qualidade de construção, a duvida é a seguinte, possivelmente eu só conseguirei adquirir o filtro de linha após alguns dias apos as peças chegarem, e para me livrar desse risco chamado estabilizador precisarei ligar ele diretamente na tomada, a questão é : Onde moro a casa não tem aterramento, quais os riscos de eu ligar ele diretamente em uma linha sem aterramento ?
E outra questão : Comprarei um iclamper 5 tomadas, sabendo que ele tem o pino de terra, as tomadas de casa também tem, mas não contam com aterramento real, o filtro de linha ainda fara sua função anti-surtos ou ele sera inutilizado por falta de aterramento ?
Desde já agradeço

Postado

O ideal é providenciar o aterramento, inclusive como proteção contra choque elétrico que é a função principal. Mas caso não seja possível o neutro é aterrado e quebra um galho. Seria bom revisar como está o aterramento do neutro no medidor de energia, caso seja uma casa.

Lembrando que caso a internet chegue ao PC com cabo de rede e a internet chegue via cabo coaxial ou cabo telefônico estes meios devem ser protegidos também, e o filtro indicado seria o Clamper Multiproteção. Caso seja WiFi não é necessário.

Postado

Primeiro de tudo, não use o estabilizador para nada, a não ser que queira transformar ele em um filtro de linha você mesmo (apesar que você já comprou um filtro, mas pode usar em outros aparelhos como TV e video-game).

Segundo, entre em contato com um eletricista para saber quanto fica para instalar o terra, aliás eu começaria pelos chuveiros da casa rs, depois o computador. Prevenir os choques é o principal motivo de ter o terra, como já citado pelo colega Ricardov.

Mas enquanto isso, é direto na tomada mesmo, só cuidado com eventuais choques ao tocar na fonte ou no gabinete quando ele estiver ligado. Na parte do anti surto, acredito que continua funcionando mesmo sem o terra também, mas eu não entendo muito da área, posso estar errado rs. Aqui um outro post de outro fórum no mesmo assunto: Usar filtro de linha sem um aterramento - Está certo?

Postado
46 minutos atrás, Ricardov disse:

neutro é aterrado e quebra um galho

Tem filtros da Clamper que fazem isso, mas como foi dito é um quebra-galho temporário até providenciar o aterramento

Pois o neutro fica energizado e pode dar choque

adicionado 8 minutos depois

A Clamper tem um dispositivo barato que é o Pocket, não sei o nome correto

Funciona como um T, ligue ele na tomada e depois ligue o seu aparelho nele

• Coordenador
Postado
18 horas atrás, Lil Wermuth disse:

E outra questão : Comprarei um iclamper 5 tomadas, sabendo que ele tem o pino de terra, as tomadas de casa também tem, mas não contam com aterramento real, o filtro de linha ainda fara sua função anti-surtos ou ele sera inutilizado por falta de aterramento ?

O filtro DPS, na ausência de aterramento, continua sim fornecendo proteção, mas apenas no modo diferencial (o que já é suficiente para a maioria dos surtos de tensão do dia a dia).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...