Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aventura no diagnóstico da placa-mãe do Dell N4050


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Este é um velho notebook de família que foi sendo passado de um parente para outro até chegar em minhas mãos para dar o destino de reciclagem, ele não liga mas, pisca o led da placa-mãe e a ventoinha, às vezes pisca a tela, como se estivesse ligando e desliga em seguida. A alguns anos atrás ele já apresentava o defeito de ligar quando queria, tipo o usuário tinha que tentar várias vezes até ele ligar. A placa é esta:

1.jpg.1009f2454d3d0ece5d647ea0ea83d817.jpg

2.jpg.33d51d6f8b7fc1f11533dad96f2d049d.jpg

Vi alguns vídeos na internet e fiquei muito interessado em fazer eu mesmo o diagnóstico do defeito dele.

Fiz vários testes com multímetro e osciloscópio que me levaram a conclusão de que a fonte está boa, bem como o botão de ligar.

Ainda não sei bem como se liga os terminais dos aparelhos e não tenho o esquema elétrico dela, não quis pagar para obter porque acho que nem vou entender.

Mal consegui compreender o livro de eletrônica do Gabriel Torres e acho que talvez entenda alguma coisa na prática.

Ao tentar medir os componentes destacados em vermelho...

3.jpg.71d7e7478760428268688a0c36a9dd32.jpg

...o notebook ficou ligado mais tempo que o normal.

Também tenho ferro de solda e soprador térmico.

Qualquer ajuda é bem vinda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eder Neumann Não sei dizer. O processador sai, tem o socket PGA 989.

adicionado 35 minutos depois

Fiz um vídeo:

 

adicionado 43 minutos depois

Funciona assim também sem a memória e também com o vídeo, o qual pisca no mesmo ritmo.

Medi umas peças quadradas e cada uma mantém a sua tensão, exceto por esta (1RS 202 PAE):

4.jpg.5525edef9b7bc2ae0ac8fec682103db8.jpg

Que segue o mesmo ritmo, mostra 0,00 Volts quando a ventoinha para e sobe para entre 1.03 e 1,06 quando a ventoinha gira.

É algo intermitente, as vezes não segue o ritmo e fica com a tensão constante.

As vezes também não fica piscando, fica ligado direto a ventoinha e o LED mas, sem mostrar o vídeo.

adicionado 46 minutos depois

Passei o termômetro digital ao longo da placa, na maior parte deu 24°, perto da entrada de energia deu 25° e deu 27° no que parece ser o co-processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

borrife alcool isopropílico na placa e veja em quais partes ele seca primeiro, identifique os componentes em questão e teste-os.

Isto seria para localizar os componentes que estão esquentando?

Posso fazer isto com a placa ligada?

O teste pode ser feito sem remover o componente da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Pincipi disse:

Isto seria para localizar os componentes que estão esquentando?

exatamente, normalmente onde há possiveis curto circuitos (alimente com fonte de bancada e monitore a corrente, lembre-se de limitar a corrente ao mínimo e ir aumentando aos poucos)

 

14 minutos atrás, Pincipi disse:

Posso fazer isto com a placa ligada?

sim

 

e

14 minutos atrás, Pincipi disse:

O teste pode ser feito sem remover o componente da placa?

sim

com o datasheet do componente entenda como ele se liga à placa e teste para curtocirucitos no componente (pra isso é interessante desligar a alimentação), teste as tensões nos terminais dele para ver se estão funcionando de acordo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pincipi disse:

Este é um velho notebook

Informe o modelo da placa-mãe, levante o adesivo ao lado do slot da memória ram.

 

16 horas atrás, Pincipi disse:

Medi umas peças quadradas

Tem que medir a tensão em todas as bobinas, a fim de saber qual está faltando.

 

17 horas atrás, Pincipi disse:

como se estivesse ligando e desliga em seguida

Faça o reset da bios.

Deixe o flat da tela desconectado, e ligue um monitor na saída vga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... parece que ainda vejo a cpu soqueteada..

Esqueci de mencionar, eu tirei tudo mesmo, inclusive a CPU, memória e ventilador, neste caso a placa liga e o led fica acesso direto.

Colocando só a ventoinha ela também fica girando direto.

Quando acrescenta o processador, fica no esquema de ligar e desligar, mesma coisa com a memória.

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

alimente com fonte de bancada e monitore a corrente, lembre-se de limitar a corrente ao mínimo e ir aumentando aos poucos

Estava usando a fonte do notebook, minha fonte de bancada é de 15V, serve? Porque a fonte do notebook é de 19V.

54 minutos atrás, Reset2020 disse:

Informe o modelo da placa-mãe, levante o adesivo ao lado do slot da memória ram

Não achei nenhuma referência a placa-mãe debaixo do adesivo. Na internet os anúncios se referem a esta parte:

pl.jpg.40ea32ec98de1dc03b17f4b66d586618.jpg

Fica na parte de baixo, oposta a posição do HD, não removi o adesivo que fica embaixo do HD.

54 minutos atrás, Reset2020 disse:

Faça o reset da bios

Já estou fazendo os testes sem a bateria da BIOS.

54 minutos atrás, Reset2020 disse:

Deixe o flat da tela desconectado, e ligue um monitor na saída vga.

Estou sem nenhum monitor VGA, eu emprestei o meu para uma professora, para ela dar aulas virtuais.

 

Medi estes dois componentes no multímetro:

C1.jpg.66cf053d17a3f372fd6c5b931d4f9fcb.jpg

c2.jpg.89ca05314202d55d779f57f79d2c1062.jpg

Estes resultados são normais? A ponteira preta liguei no aterramento e a vermelha nos pontos indicados.

 

adicionado 46 minutos depois

Retificando:

pl2.jpg.034defd48b8792408afa829be0f61921.jpg

Este é o modelo correto da placa-mãe, fica embaixo do adesivo do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Sobre este vídeo, na primeira parte do reparo, menciona curto na fonte assimétrica, que indicou problema no mosfet.

Fiz a ligação com a minha fonte Yaxun 703D de 15V, fui até o máximo 15,7V com o ponteiro da corrente em zero, ai medi de novo os dois capacitores mencionados acima e deu o mesmo resultado.

Eu imagino que se tivesse dado curto na fonte, seria problema do mosfet e como não deu curto, posso dar meus mosfets como bons, será? Já na tensão dos capacitores eu não tenho ideia.

adicionado 18 minutos depois
1 hora atrás, Pincipi disse:

Deixe o flat da tela desconectado, e ligue um monitor na saída vga

Liguei na VGA da TV, não deu sinal.

adicionado 50 minutos depois

Olhando este post:

http://www.andrecisp.com.br/index.php?/topic/6124-dell-inspiron-n4050-placa-dv14-hr-mb-não-liga/

No meu caso o PU4101 não esquenta:

PU4101.jpg.cb89e127df57c5254aa8d24068b31683.jpg

Como localizo o pino 16? Uso a marca redonda e começo a contar no sentido horário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nada esquenta na placa, medi dos dois lados, usei a ponta do dedo e depois o termômetro digital, variou entre 24 e 27 graus. Não tenho o álcool isopropilico.

adicionado 7 minutos depois

Achei um esquema aqui:

https://onedrive.live.com/?authkey=!AEz_0kMFNp_5GIc&cid=91E527FB2CD42704&id=91E527FB2CD42704!3941&parId=91E527FB2CD42704!509&o=OneUp

Segue o arquivo:

dell_inspiron_n4050_wistron_enrico_caruso_14_rev_a00_sch.pdf

Só falta saber se é o certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tinha publicado o arquivo da BIOS quando na realidade eu queria ter publicado o esquema elétrico da placa que segue abaixo:

dell_inspiron_n4050_wistron_enrico_caruso_14_rev_a00_sch.pdf

 

adicionado 0 minutos depois
Em 17/06/2020 às 14:00, Eder Neumann disse:

nem os capacitores?

Nem eles, ficam em 24°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pincipi disse:

Fiz a ligação com a minha fonte Yaxun 703D de 15V, fui até o máximo 15,7V com o ponteiro da corrente em zero

Se sair injetando tensão desta forma, vai acabar queimando a placa.

O valor de tensão a ser injetado, caso esteja a procura de um possível curto de componentes, tem de ser igual ao valor da linha de tensão daquele circuito.

Portanto tem de ser verificado no esquema, o valor que pode ser injetado.

Mas de forma geral, pode injetar até 1 ( um ) Volt, limitando a corrente, na parte que deseja verificar possível curto.

 

3 horas atrás, Pincipi disse:

Medi estes dois componentes no multímetro:

Foi medido a tensão nos capacitores eletrolíticos.

O lado que tem uma tarja é o negativo, por isto vai sempre estar em zero

 

2 horas atrás, Pincipi disse:

Como localizo o pino 16? Uso a marca redonda e começo a contar no sentido horário?

Note que na placa, existe um marcador, tipo triangulo ( canto superior esquerdo ). Portanto o 1o. pino superior esquerdo, este é o pino 1. Conte descendo, do 1 ao 6, ou seja sentido anti horário.

Este chip tps 51125 não é o seu defeito, por ser um pwm primário, que gera os 3,3 V e 5 V, E que já encontrou estas tensões nos capacitores medidos.

Este chip deve ser medido somente com ponta agulha, e muito cuidado, devido um de seus terminais ter 19 V. E tem o risco de fechar curto nos terminiais. Sendo aconselhado sempre, fazer medição nos circuitos interligados, como capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Levei num técnico para orçamento, depois de uma semana devolveu dizendo que só trabalha com o notebook montado, que não faz o reparo tendo apenas a placa-mãe, levei de novo o notebook montado e mudou a versão, disse que não trabalha com notebook, levei em outro, apenas a placa-mãe com a memória, o processador, o cabo de energia e o plug de ligar, depois de uma semana deu o orçamento de R$ 190,00 que foi aprovado pela dona do notebook.

O técnico não abriu mão do segredo profissional do serviço que ele fez, primeiro disse que trocou o processador depois deu outra versão, disse que não trocou o processador mas, que dá garantia de 90 dias em tudo.

Eu inspecionei a placa com o microscópio à procura de sinais de alguma intervenção, não achei nada. Liguei ela normalmente apenas na fonte e no monitor, liguei e desliguei várias vezes, sem problemas, parece estar tudo perfeito.

Na hora de montar o notebook não ligava ou ficava piscando a tela, ou dizia estar sem sistema, não consegui acessar o SETUP, tentei iniciar pelo CD e as vezes travava e as vezes dava tela azul, até que consegui acessar o SETUP e vi que a versão está em A06 e se não me engano estava na A08.

Verifiquei o HD em outro computador, a partição dele ainda está lá mas, os dados são 0 bytes, sumiram, exclui a partição e estou tentando instalar de novo o Win10. Está dando tela azul na maioria das tentativas, em algumas consegue ir até a tela de configurar mas, hora o teclado não responde, hora o mouse não responde.

Que dor de cabeça.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Pincipi disse:

piscando a tela

Pode ter várias linhas de análise deste defeito, desde arquivo incompatível de bios, até defeito de solda BGA.

Tem defeitos que a placa na bancada, sem qualquer periférico ligado, funciona de acordo, porém quando é colocada no gabinete e ligada a tela lvds, aparecem os defeitos, que podem ter um simples mal contato de solda no super io, ou defeito de cabo flat e tela.

Enfim, tem de testar por partes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora está assim: formatei e instalei o Win10, ativou normalmente, o que me leva a crer que a chave digital não mudou.

Fui no site da Dell e executei o assistente, o número da etiqueta de serviço conferiu com o número detectado, o que me leva a acreditar que o técnico deve ter apenas feito uma recuperação voltando a versão anterior da BIOS, eu imaginava que ele tinha copiado a BIOS de outra placa e gravado nesta.

Executei a atualização da BIOS para a versão A08, ai eu me lembrei que já havia tentado atualizar esta BIOS antes:

E pelo que escrevi, eu não atualizei ela e a versão que estava nela é a A06 mesmo.

54 minutos atrás, Reset2020 disse:

tem de testar por partes

Sim, é o certo. Acrescentando uma por uma dá tudo certo mas, quando reinicio ou desligo e ligo aparece um erro aleatório, uma hora uma coisa e outra hora outra coisa.

Depois que formatei, parou de dar tela azul e está ligando e reiniciando normalmente sem apresentar os erros aleatórios.

Agora estou atualizando os drivers, depois disto vou atualizar o Win10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já posso dar como certo o reparo realizado pelo técnico, o único inconveniente é ficar sem saber o que ele realmente fez. O que eu queria saber mesmo é o diagnóstico, o que aconteceu com a placa. No momento eu não consigo atualizar o Win10 para a última versão, ou dá erro ou o note desliga sem eu ver o que aconteceu, assunto de outro post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, Reset2020 disse:

Pela descrição na sua primeira mensagem, foi regravação da bios.

Considerando que a placa não ligava, será que ele deu um flash na BIOS? Tipo, usou um aparelho próprio para regravar? Ele tinha uma outra placa igual na bancada mas, a única ferramenta visível era o microscópio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 16/06/2020 às 16:34, Pincipi disse:

Este é um velho notebook de família que foi sendo passado de um parente para outro até chegar em minhas mãos para dar o destino de reciclagem, ele não liga mas, pisca o led da placa-mãe e a ventoinha, às vezes pisca a tela, como se estivesse ligando e desliga em seguida. A alguns anos atrás ele já apresentava o defeito de ligar quando queria, tipo o usuário tinha que tentar várias vezes até ele ligar. A placa é esta:

1.jpg.1009f2454d3d0ece5d647ea0ea83d817.jpg

2.jpg.33d51d6f8b7fc1f11533dad96f2d049d.jpg

Vi alguns vídeos na internet e fiquei muito interessado em fazer eu mesmo o diagnóstico do defeito dele.

Fiz vários testes com multímetro e osciloscópio que me levaram a conclusão de que a fonte está boa, bem como o botão de ligar.

Ainda não sei bem como se liga os terminais dos aparelhos e não tenho o esquema elétrico dela, não quis pagar para obter porque acho que nem vou entender.

Mal consegui compreender o livro de eletrônica do Gabriel Torres e acho que talvez entenda alguma coisa na prática.

Ao tentar medir os componentes destacados em vermelho...

3.jpg.71d7e7478760428268688a0c36a9dd32.jpg

...o notebook ficou ligado mais tempo que o normal.

Também tenho ferro de solda e soprador térmico.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Olá boa noite estou com problema no meu notebook está mesma placa 

agora, Márcio Siqueira galego disse:

Olá boa noite estou com problema no meu notebook está mesma placa 

Ele queimou mosfet  não sei bem nome perto do LED fica do lado de um amarelo não consigo indetificar vi alguma número perto no final um e ,c6102

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Márcio Siqueira galego Pelo que entendi, se identificou que queimou um mosfet, imagino que basta trocar e continuar com os testes para ver se tem mais alguma coisa queimada, é isto?

Eu não tenho mais a imagem da placa que fiz na época e assim não tenho como ver qual seria a referência:

418696636_pertodoled.jpg.8b716768c0a8ba853d3d8e6d76e82d24.jpg

Os quatro de baixo são os Leds, acima deles tem dois mosfets, acima do componente amarelo tem mais três mosfets, sem contar o que está na esquerda dele. O esquema da placa está no post #14 mais acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!