Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe asus ou placa-mãe gigabyte?


Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

estou montando um pc gamer, e estou em duvida de 2 placas mãe

 

a primeira é Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 link: https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMIopvGraWb6gIVk4aRCh2DFwIOEAkYASABEgLGJvD_BwE

 

a segunda é Placa-Mãe Gigabyte B450M S2H, AM4, mATX, DDR4 link https://www.kabum.com.br/produto/103415/placa-mãe-gigabyte-b450m-s2h-am4-matx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMIopvGraWb6gIVk4aRCh2DFwIOEAkYAyABEgKy__D_BwE

 

qual é a melhor opção de placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

estou montando um pc gamer, e estou em duvida de 2 placas mãe

 

a primeira é Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 link: https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMIopvGraWb6gIVk4aRCh2DFwIOEAkYASABEgLGJvD_BwE

 

a segunda é Placa-Mãe Gigabyte B450M S2H, AM4, mATX, DDR4 link https://www.kabum.com.br/produto/103415/placa-mãe-gigabyte-b450m-s2h-am4-matx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMIopvGraWb6gIVk4aRCh2DFwIOEAkYAyABEgKy__D_BwE

 

qual é a melhor opção de placa-mãe?

 

Depende de qual processador vai ser ligado nela e se vai fazer overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, NIGHT FALL disse:

 

Eu iria de Asus. Tem mais portas Sata, 4 slots de memória e ainda é mais barata.

Eu não iria de Asus não tem dissipador no VRM que considero impensável para durabilidade de um placa.

 

Por eliminação iria de Gigabyte, mas a melhor mesmo das baratas, mas ainda assim a mais cara na faixa das barata, tão boa que se esgotou. https://www.terabyteshop.com.br/produto/11110/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-chipset-b450-amd-am4-matx-ddr4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique PP disse:

Eu não iria de Asus não tem dissipador no VRM que considero impensável para durabilidade de um placa.

 

Condenar a placa apenas pela falta do dissipador sem levar em conta o projeto do VRM é ser muito exagerado.
Se fosse assim placas com dissipador não causariam thermal throttling o que nem de longe é verdade, ou placas A320 que não tem dissipador teriam vida útil menor que as demais placas o que também não é verdade.

A placa atende perfeitamente o público ao qual é destinada (Intermediário).

 

Spoiler

 

 

Spoiler

 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A320 que não tem dissipador teriam vida útil menor que as demais placas o que também não é verdade.

Quer dizer que um VRM fritando com altas temperaturas não reduz a vida util da placa?

@Matheus Dutra Iria de B450-DS3H, dissipadores no VRM, 4 slots de RAM e mais barata que  as outras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL  Não duvido que Asus prime seja uma boa placa e barata, mas aumentar a dissipação com um dissipador nos VRM ajuda a placa a tentar viver 10 anos (geralmente é isso o tempo máximo de vida, quem passa de 10 é top), nem minha placa-mãe do meu FX aguentou 10 anos ela morreu com 6 anos de uso (mas usava todo dia 8h/dia), e olha que foquei na dissipação. Pois o meu FX-8320 é bem esquentadinho. Acho que ASUS Prime sem dissipador nos VRMs não deve passar de 3 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Quer dizer que um VRM fritando com altas temperaturas não reduz a vida util da placa?

 

É você quem está dizendo, não eu.
 

O que mais tem no mercado corporativo é placa básica com 3 fazes no Vcore que dura 8, 10, 12 anos sem um sistema de refrigeração considerado ideal.

Fora o fato de que vocês ignoram todo o projeto do VRM apenas pela falta do dissipador.

 

Acho que o vídeo (E o próprio título) é auto explicativo.

Spoiler

 

 

15 horas atrás, Henrique PP disse:

@NIGHT FALL  Não duvido que Asus prime seja uma boa placa e barata, mas aumentar a dissipação com um dissipador nos VRM ajuda a placa a tentar viver 10 anos (geralmente é isso o tempo máximo de vida, quem passa de 10 é top), nem minha placa-mãe do meu FX aguentou 10 anos ela morreu com 6 anos de uso (mas usava todo dia 8h/dia), e olha que foquei na dissipação. Pois o meu FX-8320 é bem esquentadinho. Acho que ASUS Prime sem dissipador nos VRMs não deve passar de 3 anos.

 

P exagero que citei no meu post anterior é porque a galera olha pra placa, não tem dissipador não presta, sendo que pro uso do colega em um processador de 65w sem overclock atende perfeitamente e sem nenhum risco de aquecimento excessivo nos vrms (Os testes deixados acima mostram perfeitamente isso).

Eu concordo plenamente que um dissipador bem dimensionado conserva a vida útil do hardware e também da sua importância em situações específicas como pra overlcock, processadores mais exigentes ou mesmo pra quem vai usar a placa pra render por exemplo, mas existem outros cenários onde a placa atende bem assim como para alguns até mesmo as A320 atendem tranquilamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

P exagero que citei no meu post anterior é porque a galera olha pra placa, não tem dissipador não presta, sendo que pro uso do colega em um processador de 65w sem overclock atende perfeitamente e sem nenhum risco de aquecimento excessivo nos vrms (Os testes deixados acima mostram perfeitamente isso).

Eu concordo plenamente que um VRM bem dimensionado conserva a vida útil do hardware e também da sua importância em situações específicas como pra overlcock, processadores mais exigentes ou mesmo pra quem vai usar a placa pra render por exemplo, mas existem outros cenários onde a placa atende bem assim como para alguns até mesmo as A320 atendem tranquilamente.

Isso é verdade... Afinal se ao colocar mais mosfet para dividir a carga na própria fase isso tira a pressão, dividindo o trabalho o mesmo pode funcionar na melhor faixa de eficiência, liberando assim menos calor, maioria dos mosfets tem faixa de eficiência maior (quando mais estragam de energia e menos liberam de calor) em cerca de 30% de seu máximo. Ou eja se exige deles em torno de 30% eles vão se manter frio, se eles esquentam demais perdem eficiência e com isso vida útil.

 

Eu tenho como base a temperatura ideal... (embora testes sejam feitos em 25ºC) no nosso corpo ocorre desnaturação da proteína por febre a partir dos 43ºC (paciente geralmente morre se chegar aos 43ºC), logo para peças de hardware considero 50º a partir disso ele vai envelhecer mais rápido. e o limite considero 70ºC, que também é o limite da desnaturação proteica permanente (proteína não volta mais ao formato original).

 

Mas isso é só meus pensamentos relacionados ao nosso corpo. Mas no hardware quanto mais frio melhor desde que não seja inferior a 4ºC (isso a nível do mar), abaixo disso a agua e condensação podem se tornar um problema sério.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!