Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R5 3600 quente mesmo com WC


Ir à solução Resolvido por Henrique Souza Espindola,

Posts recomendados

Ola a todos.


Comprei um PC usado ontem (6 meses de uso com o dono anterior). Ao realizar alguns testes, percebi que no AIDA64, após 15min de execução do teste, o CPU ficou em 86ºC com maxima de 92ºC. Pensei que talvez fosse o problema de ser um gabinete muito pequeno e fechado, refiz entao o teste com ele aberto e ficou em 84ºC com maxima de 88ºC. Usando em aplicações leves (chrome) ele fica e 50ºC +-

 

Por ter um water cooler, esperava uma temperatura mais baixa (apesar de saber que o 3600 é um processador mais quente).

 

Sobre tal situação, o que vocês me aconselhariam? Será que é defeito/má qualidade do watercooler? Não está bem instalado? Pasta térmica colocada não é de qualidade? 

 

Minha config:

Ryzen 3600 (estoque)

GTX Gigabyte 1660 OC 6G
TUF X570 Plus gaming
16gb Memoria XPG D41 RGB (2x8gb)

SSD team group delta RGB

500w Thermaltake 
3x fans frontais

Water cooler 120mm AIGO TRACER DT-120

Gabinete Pichau kronen

 

Sei que nao é possivel ter um ''diagnostico'' apenas lendo essas informações. Eu sou sou muito leigo em questão de montagem, vou precisar pagar alguém pra fazer isso pra mim, gostaria de talvez ter uma noção do que fazer (tenho medo de comprar outro watercooler e nao resolver). Me ajudem por favor! 🙄

 

*OBS: A pessoa que me vendeu, me deu junto uma garrafa com água própria pro WC, disse pra eu trocar daqui 6 meses pois ele havia trocado recentemente. Achei estranho, pois achei que fosse um WC selado, sem a necessidade de manutenção...

 

 

aa590d1d-c7ea-44cb-86b9-8bbf6dbdf975.jpg

cc71db7c-3cb6-445f-9a8b-f7750faaf86d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Ikazuch1 disse:

Pelo que da a entender o esse watercoller não da conta, caso seja usuário avançado  você pode fazer underolt mantendo a mesma frequência. Também pode trocar a pasta térmica, e de ultimo caso (caso possa investir) compraria um watercoller 360mm  e colocava na frente

Obrigado por responder. Um de 240mm daria conta? Consigo investir sim, so tenho medo de acabar gastando e não resolvendo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Kesley Albert disse:

*OBS: A pessoa que me vendeu, me deu junto uma garrafa com água própria pro WC, disse pra eu trocar daqui 6 meses pois ele havia trocado recentemente. Achei estranho, pois achei que fosse um WC selado, sem a necessidade de manutenção...

E é... Pelo jeito ele já foi aberto e mexido. Acho que essas mangueiras não são originais.
E, ao que tudo indica, não está legal. Eu desfaria essa compra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ikazuch1 disse:

Sim, mas onde pretende colocar no gabinete? na parte de cima?

Sim, pretendia deixar um cooler na traseira, 3 na frente e o WC de 240 na parte de cima

adicionado 2 minutos depois
6 minutos atrás, Shaman93 disse:

E é... Pelo jeito ele já foi aberto e mexido. Acho que essas mangueiras não são originais.
E, ao que tudo indica, não está legal. Eu desfaria essa compra...

Obrigado pela resposta! Entao, é que o valor estava muito bom. Paguei 4mil em tudo. julgando pelo preço do dolar e a atual situação, mesmo com o WC parecia que valeria a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Kesley Albert disse:

Obrigado pela resposta! Entao, é que o valor estava muito bom. Paguei 4mil em tudo. julgando pelo preço do dolar e a atual situação, mesmo com o WC parecia que valeria a pena...

Sim, ótimo preço. Se não pensa em OC agressivo, um air cooler 'simples' dá e sobra. O Gammaxx 400 é um dos com melhores custo benefício, sai pelos R$ ~100 e é até melhor que o Wraith Prism que acompanha os R7 3700-3800 / R9 3900. Leva até um OC leve-moderado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Ikazuch1 disse:

Poxa então vai dar bom hein, agora só ter escolher o watercooler mesmo e saber quais conectores usa. (exemplo: o sangue frio usa porta sata). 

beleza, vou pesquisar entao certinho pra tentar comprar um legal e nao fazer besteira, ja ouvi falar bem desse sangue frio que voce disse, parece bacana.

 

16 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Kesley Albert Arrume um cooler barato pra testar. Pode ser problema no WC.

Verdade, vou tentar arrumar emprestado com um amigo. O meu grande problema é pra retirar e instalar outro, tenho medo de fazer ********** kkkkkk. Aí ja que vou acabar pagando alguem pra fazer, talvez seja mais fácil eu ja comprar outro ne 😕. Eu tenho o cooler box que veio com o 3600, mas pelo que li ele nao dá conta do recado tambem, sera que seria melhor?

 

14 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sim, ótimo preço. Se não pensa em OC agressivo, um air cooler 'simples' dá e sobra. O Gammaxx 400 é um dos com melhores custo benefício, sai pelos R$ ~100 e é até melhor que o Wraith Prism que acompanha os R7 3700-3800 / R9 3900. Leva até um OC leve-moderado.

Ah é? otimo saber, acho que acabei ficando ''encucado'' com essa temperatura apesar de estar com um watercooler. Mas agora com esse alerta, tudo indica ser ele mesmo problema ne kkkk. Vou entao providenciar algum cooler novo, torcer pra resolver... Nao pretendo fazer overclock nao, só estou preocupado pois meu quarto é muito calor no verão e por estar no inverno e já bater essa temperatura, fiquei preocupado pros proximos meses...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Water cooler mexido nunca é um bom sinal, esses selados levam anos para que tenha que fazer algo neles. Mangueiras que mais parecem mangueiras de carro e mesmo se estiver tudo certo com ele water coolers de 120mm não tem uma boa eficiência, ficando atrás até mesmo de um bom air cooler na mesma faixa de preço deles. Procure um bom de 240mm ao menos. 

 

Recomendo o que estou usando atualmente, ele atingia 95°C em stress stock, hoje com "Oc" ativando o PBO não passa de 67°C em stress, provavelmente menos full stock + undervolt, 30°C de diferença é muita cosia. Sei que é um cpu diferente mas ambos parecem esquentar de forma similar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Water cooler mexido nunca é um bom sinal, esses selados levam anos para que tenha que fazer algo neles. Mangueiras que mais parecem mangueiras de carro e mesmo se estiver tudo certo com ele water coolers de 120mm não tem uma boa eficiência, ficando atrás até mesmo de um bom air cooler na mesma faixa de preço deles. Procure um bom de 240mm ao menos. 

 

Recomendo o que estou usando atualmente, ele atingia 95°C em stress stock, hoje com "Oc" ativando o PBO não passa de 67°C em stress, provavelmente menos full stock + undervolt, 30°C de diferença é muita cosia. Sei que é um cpu diferente mas ambos parecem esquentar de forma similar.

 

Bom dia, obrigado pela resposta. Ah sim, achava que um de 120mm quebrava o galho, mas melhor ir de 240 pr garantir mesmo entao ne kkk. O que voce acha desse? https://m.kabum.com.br/produto/108473/water-cooler-nox-hummer-h-240argb-240mm-rgb-nxhummerh240argb

 

Vi que está na promoção, queria tentar colocar um com rgb endereçavel, mas só caso ele for bom mesmo... Caso n for bom, coloco sem rgb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Kesley Albert Pelas especificações eu ainda iria no Gammaxx L240T. 

2 horas atrás, Kesley Albert disse:

Tenho mais uma duvida. Será que alguém compraria esse WC? Nao sei ele tem concerto ou algo do tipo, apesar de tudo ele é bem bonito e de repente pode ser util pra jogos mais leves e tal. Queria saber se eu jogo fora (tiro só a ventoinha pra mim) ou consigo vender kkkkk

Tudo depende, se você colocar o preço de um air cooler que iria competir com ele em temperatura, talvez alguém compre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@José H. Não sou o autor do tópico mas estive diretamente envolvido na escolha dele. Como eu disse o Gammaxx L240T é melhor no desempenho, tanto nas fans do radiador quanto na bomba. Não sei o quanto isso pode ser ruim até porque o desempenho dele é incrível e sair de um incrível pra um quase incrível não me parece uma escolha ruim. Se você faz questão de RGB e não uma cor fixa, é decente sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!