Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia galera dia galera eu montei um circuito com o CD4093, que vai ser acionado dependendo dos pinos 1 e 7 que vem de outro circuito os sinais de comando ok, o restante de meu circuito não coloquei todo porque o problema estar aqui nessa parte do circuito, bem o que estar ocorrendo o CD 4093 estar esquentando um pouco, eu separei de todo o circuito e o apenas alimentei com o VCC E O GND com uma tensão de 9V ok o consumo que deu foi de 150mA e estar esquentando, ta vcs podem falar troca o componentes, mas isso já fiz e comprei 4 em lojas diferentes que tem aqui, eu testei se o ci estava com algum curto, troquei de protoboard, mas nada até porque se fosse curto minha fonte de bancada iria ficar bipando indicando curto em algum local, já pensei na possibilidade de muito azar os quatros com um problema, mas isso que não entendo se fosse curto eu teria identificado sem problema e não estaria escrevendo para vocês, a pergunta que faço como isso é normal de ocorrer com o CD4093? 

image.thumb.png.8f93d6c9c4ec81a3a9760832821c2eb7.png

1388662785_WhatsAppImage2020-07-12at11_37_38.thumb.jpeg.36275d719ddfaa734518986e2a111dba.jpeg

verifiquei no datasheet https://html.alldatasheet.com/html-pdf/50862/FAIRCHILD/CD4093/405/1/CD4093.html tem 4 pagina e vi que a operação recomendada:

-  Alimentação de 3 a 15V

- Faixa de temperatura operacional  -40 a 85ºC

desde já agradeço a ajuda de todos 👍

• Membro VIP
Postado

Você só esqueceu de falar se funciona como esperado mesmo esquentando. Provavelmente não. Neste caso você deve ter feito uma bela cagadinha. Verifique e reverifique várias vezes a montagem. Publique fotos dela.

Postado

@Isadora Ferraz

caro amigo, funcionou, só estou com duvida se é normal esquentar

adicionado 0 minutos depois

parece que você não leu

adicionado 11 minutos depois

quando falo que alimentei o ci apenas com 9v e gnd estou a dizer que alimentei o pino 7 e 14 para ver se o problema de esquentar aparecia novamente, ficou esquentando um pouco so ligando o pino 7 e 14 só a, alimentei com 9v pino 14 e gnd pino 7, tensão e corrente de consumo que me aparece é essa na imagem de minha fonte de bancada.  a pergunta que fiz depois de eu ter feito vários teste, troquei ci.... o 4093 independentemente que eu troque ele ainda fica aquecendo um pouco, isso é normal mesmo??????

há ligando com o outro circuito que não envie aqui ele funciona porém o que eu quero saber é sobre esse aquecimento é normal ?

espero que tenha entendido e lido direito

28 minutos atrás, ivo pa disse:

1388662785_WhatsAppImage2020-07-12at11_37_38.thumb.jpeg.36275d719ddfaa734518986e2a111dba.jpeg

verifiquei no datasheet https://html.alldatasheet.com/html-pdf/50862/fairchild/cd4093/405/1/cd4093.html tem 4 pagina e vi que a operação recomendada:

-  alimentação de 3 a 15v

- faixa de temperatura operacional  -40 a 85ºc

desde já agradeço a ajuda de todos 👍

• Triste 1
Postado

@rmlazzari58 pois ze os dois são iguais na parte onde eu tenho o flip-flop, so que para o meu preciso de uma nand, daria para utilizar um flip-flop do 4013 e uma nand do 4093, mas circuito ficaria maior

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 tenho a impressão de que também não funciona com o botão de borracha esse do 4093.

2 horas atrás, IVO PA disse:

@rmlazzari58 pois ze os dois são iguais na parte onde eu tenho o flip-flop, so que para o meu preciso de uma nand, daria para utilizar um flip-flop do 4013 e uma nand do 4093, mas circuito ficaria maior

Dá pra usar a parte RS do 4013 e fazer uma porta AND com dois diodos e um resistor. 

Eu sei que você disse NAND, mas o 4013 trabalha invertido. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...