Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador R5 3600x aquecendo muito


Posts recomendados

Recentemente realizei a montagem de um setup com o Ryzen 5 3600x (não sou nem um técnico na área) apenas saí montando pois sempre tive o sonho de ter uma máquina boa para jogar. Mas acho que ele está esquentando muito, em jogos como: Warzone já chegou em 86ºc,  nunca mexi na pasta térmica pois foi montado tem apenas 1 mês, poderiam me ajudar ? ele está em uma temperatura normal ?  Essa minha fonte poderia estar gerando esse problema por ser muito fraca ?
meu setup contém as seguintes especificações:
Ryzen 5 3600x 
Cooler uso o que vem no processador (Warth Spire
Fonte Corsair CX500
Placa de video Rx 580 8gb Sapphire nitro +
Memória Ram 2x 8gb 3000mhz Xpg Gaming Adata D41 Tuf
placa-mãe Asrock b450 Steel Legends ATX 
SSD Kingston A400 120gb
HD 280gb
3Fãns Frontais jogando ar frio para dentro, 2 baixo jogando ar frio para cima(pegando na placa de video), 1 traseiro jogando ar quente para fora,1 superior jogando ar quente para fora
Gabinete LIKETEC Artic Blue tampa lateral de vidro


Agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, Patricke disse:

nunca mexi na pasta térmica

Excesso de pasta térmica causa superaquecimento também.

 

30 minutos atrás, Patricke disse:

Essa minha fonte poderia estar gerando esse problema por ser muito fraca ?

Acho que uma 500W já supre, mas aqui no fórum já registramos problemas com a linha CX da Corsair esse ano, o @KairanD já fez um post maravilhoso sobre. Dá uma olhada!

 

 

Mas o mais importante, qual software você usou para medir as temperaturas, nem sempre os programas são precisos, a não ser que esteja dando thermal throttling, ou seja, diminuindo o clock para diminuir a temperatura, não há muito com o que se preocupar. 86°C é uma temperatura um pouco elevada mas nada tão preocupante como 110°C, além da sua mobo ser bem construída e ter bons VRMs é bom ficar de olho, faça testes com outros medidores de temperatura e poste aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patricke LIKETEC Artic Blue, famosa estufa com nome de gabinete.

Lateral de acrílico totalmente fechada, parte da frente super restritiva aliado ao fato de que a esmagadora maioria das fans originais desses gabinetes são terrivelmente fracas creio que simplesmente não tem ar entrando ai.
Se tiver um ventilador em casa é bem simples fazer o teste, remova a tampa lateral do gabinete, coloque o ventilador virado para dentro do gabinete e meça novamente as temperaturas e veja o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Mas o mais importante, qual software você usou para medir as temperaturas, nem sempre os programas são precisos, a não ser que o jogo esteja dando thermal throttling, ou seja, diminuindo o clock para diminuir a temperatura, não há muito com o que se preocupar. 86°C é uma temperatura um pouco elevada mas nada tão preocupante como 110°C, além da sua mobo ser bem construída e ter bons VRMs é bom ficar de olho, faça testes com outros medidores de temperatura e poste aqui.

Usei o CPUID HWMonitor e chegou nessa temperatura de 86ºC 1843757485_TemperaturaR5.jpg.429a666b5d0700157d0cd6e8be214b8b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patricke teu gabinete é um terror, como o colega falou, testa abrindo a tampa lateral e ver se ameniza o problema. eu estava tendo um problema parecido, não mexi nem no vcore, apenas desabilitei o turbo boost e setei manualmente a frequência que eu queria e desapareceu. meu vcore (no auto!) agora não passa de 1.1 e a cpu em jogos não atinge sequer 60º, e olha que moro em Fortaleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, RS Faria disse:

@Patricke

 

A placa de vídeo fica em que temperatura?? Grande chances de ser falta de ventilação do gabinete..

A placa de video estou estressando pouco, pois estou travando o fps em 60 ( meu monitor é 60hz ) e está aquecendo pouco, chegando no máximo 62ºc jogando. Quando jogando acima de 120 fps ela chegou em 75ºC, acredito que esteja em uma temperatura normal.
2143727705_TemperaturaPlacadeVideo.jpg.2e614ea77402c2853d48cdeae65576e4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patricke

 

Placa de vídeo tá em ordem.. Imagino gabinete, por causa desse painel frontal de vidro, que fica colado nas fans..

 

Primeira coisa seria tirar esse painel frontal, pra ver se melhora.. Veja também, o quanto de Vcore, a placa-mãe aplica na CPU.. Se for muito, seria outro motivo disso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RS Faria disse:

 

Primeira coisa seria tirar esse painel frontal, pra ver se melhora.. Veja também, o quanto de Vcore, a placa-mãe aplica na CPU.. Se for muito, seria outro motivo disso..

Vou dar uma pesquisado sobre Vcore pois sou bem leigo no assunto, mas agradeço desde já OBRIGADO.
Você acha que poderia ser o cooler da cpu ? O TDP do Ryzen 5 3600x é 95W esse poderia ser um dos motivos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Patricke disse:

Vou dar uma pesquisado sobre Vcore pois sou bem leigo no assunto, mas agradeço desde já OBRIGADO.
Você acha que poderia ser o cooler da cpu ? O TDP do Ryzen 5 3600x é 95W esse poderia ser um dos motivos ?

O cooler é pra dar conta, em condições normais..

 

Agora, se o gabinete esquenta demais ou se a placa-mãe aplica mais tensão do que precisa, foge do normal..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RS Faria disse:

O cooler é pra dar conta, em condições normais..

 

Agora, se o gabinete esquenta demais ou se a placa-mãe aplica mais tensão do que precisa, foge do normal..

Tem como analisar o Vcore por esse print ? "se tiver tem como me dizer algo a respeito" obrigado
edit: Nesse print estou utilizando o gabinete sem a lateral de vidro
Vcore.jpg.b4dbff4ae0d7ddbfaa0ce609628e5707.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!