Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galera, se puder me ajudem.
Dei um upgrade no meu pc, comprei ryzen 7 3800x, placa-mãe Asrock Pro x570, cooler Gamax 400 120, memoria Corsair 16gb XMP 4000hz. O resto é do pc antigo a placa de vídeo é minha antiga Geforce gtx750 TI, fonte é XFX Pro750W XXX Edition Semi-Modular.

Bem quando faço overclock do processador pra 4.5 ghz, coloco a tensão 1.4, ele inicia bunitinho e tal, porém quando vou jogar GTA ele reinicia o PC. Alguns jogos ate entra e roda, mas outros ele reinicia.

O que isso pode ser? Rodando em stock ele roda os jogos normalmente.

Postado
7 minutos atrás, Wesley002 disse:

Bem quando faço overclock do processador pra 4.5 ghz, coloco a tensão 1.4

Tensão absurdamente alta. Seu chip vai degradar em questão de semanas a dias, se é que já não degradou. A tensão máxima que se recomenda por aí é 1.325 V e com coolers muito melhores que o Gammaxx 400, WCs de 240~360 mm. Na sua situação, eu não passaria de 1.2 V, ainda mais com o tranco que o chip não deve ter tomado a 1.4 V.

"Ah, mas em stock ele pega 1.45 V"... Isso é simplesmente a leitura que o software de monitoramento te dá. Na prática isso é determinado por um algoritmo complexo, que varia a tensão dependendo da carga exigida, qualidade do silício, temperatura, entre outros fatores, e não necessariamente corresponde a realidade. Tensão manual, 1.325 V de limite com excelente refrigeração e 1.2 ~ 1.25 com cooler simples.

E não entendo o intuito do OC, seu processador é absurdamente excessivo pra 750Ti, mesmo que você capasse o clock dele em uns 3 GHz ainda seguraria ela em 100% com folga... Seu ganho em jogos com OC é absolutamente nulo.

Postado

@Wesley002 Desconheço da fonte, então pode ser o problema dela não estar dando mais a potência que ela deveria. Pode ser também temperatura em clocks mais elevados. Tem que averiguar melhor as temps e o uso do processador durante os jogos pesados, mas com certeza seu pc tá te dando sinais de que esse OC está desbalanceado.

Postado
6 minutos atrás, EnzzoS disse:

@Wesley002 Desconheço da fonte, então pode ser o problema dela não estar dando mais a potência que ela deveria. Pode ser também temperatura em clocks mais elevados. Tem que averiguar melhor as temps e o uso do processador durante os jogos pesados, mas com certeza seu pc tá te dando sinais de que esse OC está desbalanceado.

Em stock eu to acompanhando a tensão, quando ele bate no auto 4.4 ela chega a 1.42.

por isso coloquei 1.4. Acabei deixando o processador em stock,

Postado
18 minutos atrás, Wesley002 disse:

E ai galera, se puder me ajudem.
Dei um upgrade no meu pc, comprei ryzen 7 3800x, placa-mãe Asrock Pro x570, cooler Gamax 400 120, memoria Corsair 16gb XMP 4000hz. O resto é do pc antigo a placa de vídeo é minha antiga Geforce gtx750 TI, fonte é XFX Pro750W XXX Edition Semi-Modular.

Bem quando faço overclock do processador pra 4.5 ghz, coloco a tensão 1.4, ele inicia bunitinho e tal, porém quando vou jogar GTA ele reinicia o PC. Alguns jogos ate entra e roda, mas outros ele reinicia.

O que isso pode ser? Rodando em stock ele roda os jogos normalmente.

Não faz nem sentido overclocar um Ryzen 7 pra empurrar uma Gtx 750, tudo que vai conseguir é gastar mais energia e reduzir a vida útil do seu processador.

A resposta pra sua pergunta é bem simples, seu chip não suporta o overclock que foi definido. A máquina ligar não quer dizer que o over foi bem sucedido. Eu no seu lugar faria era reduzir a tensão pra economizar energia e reduzir o aquecimento, até com turbo boost desligado esse R7 empurra sua placa de vídeo com as mãos amarradas nas costas.

Postado
8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Não faz nem sentido overclocar um Ryzen 7 pra empurrar uma Gtx 750, tudo que vai conseguir é gastar mais energia e reduzir a vida útil do seu processador.

A resposta pra sua pergunta é bem simples, seu chip não suporta o overclock que foi definido. A máquina ligar não quer dizer que o over foi bem sucedido. Eu no seu lugar faria era reduzir a tensão pra economizar energia e reduzir o aquecimento, até com turbo boost desligado esse R7 empurra sua placa de vídeo com as mãos amarradas nas costas.

Sim na verdade eu não vou usar assim, é porque queria fazer um teste dele a 4.5.
Pretendo pegar uma placa de vídeo top, mas esperar o preço ficar melhor.
você disse que o chip n guenta o clock, sera ? Sera que se eu colocar uma placa de vídeo top, não vou conseguir fazer o overclock?

Postado
39 minutos atrás, Wesley002 disse:

você disse que o chip n guenta o clock, sera ? Sera que se eu colocar uma placa de vídeo top, não vou conseguir fazer o overclock?

É bem provável, os Ryzen dão de cara com uma parede na casa dos 4.3~4.4ghz, só com bastante sorte que você consegue 4.5. E aparentemente, você não foi um premiado.

Comece baixando esse clock e essa tensão. Ah, e outra coisa, reduza a frequência da sua RAM para ficar com menos de 3800mhz, Ryzen perde desempenho com qualquer valor acima disso. Baixe para 3600 sem mexer em mais nada, depois você se preocupa em tunar a RAM.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Wesley002 disse:

Sim na verdade eu não vou usar assim, é porque queria fazer um teste dele a 4.5.
Pretendo pegar uma placa de vídeo top, mas esperar o preço ficar melhor.

Defina placa de vídeo top? Rtx 2070? Rtx 2080?

14 horas atrás, Wesley002 disse:

você disse que o chip n guenta o clock, sera ? 

Se com tensões absurdamente altas ele não foi capaz de estabilizar, isso já responde sua pergunta, seu chip chegou ao limite.
Outro detalhe é que apenas no clock padrão já é um processador bem forte, se você pretende comprar uma placa "top" imagino eu que não seja pra jogar em full hd (Até porque nem faz sentido) então esse overclock acaba sendo irrelevante pois em resoluções maiores (2.5k e 4k) o peso recai todo sobre a placa de vídeo e mesmo processadores mais fracos que o seu (Como R5 3600) são capazes de empurrar uma placa dessas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!