Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de um nobreak somente para um notebook , modem e roteador que uso para trabalhar. Gostaria somente de um nobreak para não perder a conexao com a internet para poder salvar e fechar o que estou fazendo. 

Qual o de melhor custo benefício ?

Postado
13 minutos atrás, Cristiano Nascimento disse:

Gostaria de um nobreak somente para um notebook , modem e roteador que uso para trabalhar. Gostaria somente de um nobreak para não perder a conexao com a internet para poder salvar e fechar o que estou fazendo. 

Lembrando que notebook normalmente nem vai precisar de nobreak, se você tiver carga na bateria.

O modem/roteador dificilmente passam de 50W.

Um nobreak de 600VA, que custa em torno de R$ 300 é mais do que suficiente para o que você precisa. 

Postado
1 hora atrás, Cristiano Nascimento disse:

Alguma marca e modelo para me indicar ? os da APC são os melhores ?

então posso ligar o notebook num filtro de linha e o modem e o roteador no nobreak ?

Não costumo usar nobreak mas, pelas especificações, este parece de boa qualidade e suficiente para a sua aplicação: https://www.kalunga.com.br/prod/no-break-station-ii-ust-600va-4-tomadas-bivolt-27395-sms-cx-1-un/446896?pcID=39

Quanto ao notebook, sim, pode usar apenas um bom filtro de linha e cuidar para que a bateria sempre mantenha carga suficiente para o tempo que você precisa para concluir as tarefas em andamento.

Eventualmente, esse nobreak tem capacidade excedente para você poder ligar também o notebook, porém a sua autonomia ficará menor.

• 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado
Em 27/07/2020 às 16:35, Wal SJC disse:

Não costumo usar nobreak mas, pelas especificações, este parece de boa qualidade e suficiente para a sua aplicação: https://www.kalunga.com.br/prod/no-break-station-ii-ust-600va-4-tomadas-bivolt-27395-sms-cx-1-un/446896?pcID=39

Esse é um no-break de linha interativa, com estabilizador interno e onda retangular. Está relacionado a dois problemas:

1. Enquanto há energia, o estabilizador opera, causando todos os danos inerentes a qualquer estabilizador comum;
  2. Quando não há energia, a onda fornecida após ativação do inversor é de formato retangular, sendo um desastre para qualquer equipamento, mas especialmente danosa para fontes com PFC ativo, como as de notebooks modernos.

image.png

Em 27/07/2020 às 12:45, Cristiano Nascimento disse:

No-breaks "de verdade" (online, senoidais, de dupla conversão) são bem caros (pode considerar pelo menos uns R$ 1.000,00). Esses baratinhos podem matar seus equipamentos aos poucos. Você só deve usá-los se não tiver saída (se a conexão com a Internet for indispensável para salvar seu trabalho, porque o notebook em si já tem uma bateria). 

12 horas atrás, Cristiano Nascimento disse:

ok. obrigado. as melhores marcas são APC e SMS ?

A maioria dos no-breaks dessas empresas são short-breaks ruins.

Postado
34 minutos atrás, KairanD disse:

Esse é um no-break de linha interativa, com estabilizador interno e onda retangular. Está relacionado a dois problemas:

1. Enquanto há energia, o estabilizador opera, causando todos os danos inerentes a qualquer estabilizador comum;
  2. Quando não há energia, a onda fornecida após ativação do inversor é de formato retangular, sendo um desastre para qualquer equipamento, mas especialmente danosa para fontes com PFC ativo, como as de notebooks modernos.

image.png

No-breaks "de verdade" (online, senoidais, de dupla conversão) são bem caros (pode considerar pelo menos uns R$ 1.000,00). Esses baratinhos podem matar seus equipamentos aos poucos. Você só deve usá-los se não tiver saída (se a conexão com a Internet for indispensável para salvar seu trabalho, porque o notebook em si já tem uma bateria). 

A maioria dos no-breaks dessas empresas são short-breaks ruins.

O problema dele é apenas manter o modem/roteador da operadora de internet funcionando, para poder salvar os dados da operação on-line em andamento, e encerrar a sessão, no caso de faltar energia.

O notebook não vai ficar dependente do nobreak, porque tem bateria própria, apenas será ligado eventualmente no nobreak na hora que faltar energia, caso sua bateria esteja no final, no momento que faltar energia.

Algo que acontece 3 ou 4 vezes por ano, pelo menos aqui onde eu moro.

Não se justifica imobilizar mais de mil reais em algo top das galaxias, que será usado meia hora por ano, em situações extraordinárias.

Mas cada um sabe das suas condições, e do melhor custo benefício para o seu dinheiro.

Postado
40 minutos atrás, Cristiano Nascimento disse:

quanto tempo duraria o modem e o rotedor se usasse esse nobreak ?

aqui na minha cidade Porto Velho, em epoca de de chuva nao sao 4 vezes ao ano , pode ser ate 4 vezes na semana.

Compensa ? 

Ai, você precisa analisar as sua prioridades:

Um nobreak que demora mais mili-segundos para atuar, causa mais oscilações, ao entrar em ação.

Um nobreak de onda não senoidal, com o uso prolongado, pode encurtar a vida útil dos equipamentos ligados a ele.

Não é  algo imediato e fatal, mas espera-se um encurtamento da vida útil do mesmos, por estarem sendo alimentados por uma energia "suja", por assim dizer.

O nobreak de onda senoidal pura de dupla conversão é melhor, e também o mais caro.

A diferença está no seguinte: 

O chamado "short break" é o mais simples e mais barato possível, possui proteções limitadas, gera oscilações de tensão ao ser acionado e tem onda quadrada.

O interativo é um pouco melhor e mais caro, também tem proteções simples, mas gera menos oscilações ao atuar, porque entra em ação mais rápido. E geralmente também tem onda quadrada.

O de dupla conversão com onda senoidal pura é o mais seguro, porque não gera oscilações ao entrar em ação e tem proteções mais elaboradas. E a onda senoidal é uma energia mais "limpa", por assim dizer. A desvantagem é que esse tipo é  o mais caro, e que gasta mais energia. 

Mas se for para uso repetitivo ou prolongado, principalmente com equipamentos eletrônicos que precisam ser preservados, é a opção mais segura.

Aí você analisa o custo benefício e opta, de acordo com características dos equipamentos que serão ligados, e o provável tempo e frequência com que costumam ocorrer os cortes de energia. 

• 5 meses depois...
Postado

Olá pessoal, boa tarde!

Desculpe "reviver" o tópico, mas estou com essa mesma dúvida (e não queria criar outro tópico para isso 😅). 

Tenho um No break da SMS New Station ust700bifx e no manual diz que ele é Senoidal por aproximação - retangular PWM, ou seja, não é retangular mas também não é Senoidal pura. Ele é bom? Quero ligar meu roteador e uma central de alarme. A ideia é a seguinte: alguém tentar desativar a energia, a internet vai continuar funcionando e eu irei receber notificações no celular. Hehe. 

Obrigado pessoal!

Abraços,

Gustavo Vinhal

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!