Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esse módulo tem entrada mini usb mas também pode ser usado para carregar baterias 18650 através dos terminais na placa, bastando aplicar ali os mesmos 5v que viriam pela mini usb. Para poder usar apenas um carregador tanto para o celular quanto para a bateria está soldado nesses terminais um jack usb, do tamanho normal. A ideia era que, carregada a bateria o carregador passasse a carregar o celular ou vice versa. Para não privilegiar a bateria, o resistor que gerencia a corrente para a carga da bateria foi trocado: em lugar do original 1k2 botei um 2k, que limita a corrente em 580mA. (É aquele smd logo na frente do sinal de "IN-", na plaquinha).modulo-carregador-de-bateria-de-litio-tp4056-D_NQ_NP_787467-MLB40789971556_022020-F.thumb.jpg.33d58acceb53fe3c879687cd85d028d0.jpg

0Z89W.png.7be6d1caac62d5aede2d47cb9b08105a.png

O resultado é que a bateria realmente está levando mais tempo para carregar. Na prática, a carga que levava 2hs, 2:30hs está levando 4h. Mas esse não é o problema. O problema é que quando conecto o celular na USB grande, ele vai perdendo a carga. Quando conectei o celular ele estava com 74% carregado. Meia hora depois estava com 46%.

Pensei em colocar um diodo ali para a corrente só ir num sentido mas um diodo abaixaria a tensão. Encontrei um esquema na Internet mas não sei se faz sentido... seria colocar, antes do USB grande, um resistor de baixa resistência e alta "wattagem". (Aqui a pessoa usou 5ohm/2w mas talvez outro seja melhor...)

4to5cellphonechagercircuit.thumb.png.b53c9aa55188cf86b50338953f7a3a38.png

Será que alguma dessas coisas corrigiriam esse "dreno"?

Postado

Ola.

Agora eu fiquei curioso e vou acompanhar este post .

Acredito que não aprendi tudo ( ou já esqueci ) sobre o TP4056 .

Eu já montei trocentas luminárias de emergência customizadas com esse chip com o layout que voce desenhou, mas ali a saída na box verde eram ligados apenas os LEDs . ( cujo consumo seria limitado aos 4.2V )

Tentar carregar um celular por ali eu  não sabia que funcionaria. 

Pelo menos os atuais que em tese já tem na sua placa de circuito um dispositivo similar programado para receber os MESMOS 5V que estão entrando no TP , seja pelos pinos IN+/- ou pela USB de entrada .

Eu havia aprendido que as saídas + / - eram alimentadas pela bateria em carga  e não pelo TP . O CI DW01 e o FET duplo 8205 fazem  fazem a função over/underload  da bateria em 4.2V e 2.4V. 

No meu parco entendimento a bateria de celular certamente pode ser carregada por esse modulo , mas FORA do celular.   Daí poderia conectar tanto nas saidas B+/B-   ou nos terminais  de saida +/- da placa caso queira transferir a carga da 18650 para a bateria do celular .

Lembro que já existiu carregadores de parede para celulares ( bem ) antigos cuja tensão fornecida era os ditos 4.2V  , mas os celulares atuais foram padronizados com entrada de no mínimo 5V , e também tensões de 9 ou 12V  para os que suportam  FastCharge .

O Datasheet do TP4056 diz que ele é um single cell charger , mas já vi gente colocando duas 18650 em paralelo e obtendo exito ( apesar do maior tempo necessario )  mas isso tambem sempre nas saidas B+/B- .

Não ajudei, né ? 

Vamos ver os próximos comentários .

'_'

• Curtir 1
Postado
Em 29/07/2020 às 19:57, rmlazzari58 disse:

está soldado nesses terminais um jack usb, do tamanho normal.

esse jack usb está soldado na marcação B+ B-, né.. verifica se você não soldou o conector usb invertido..

a7078286265ab4d253aa2269a0eaa980.png

• Curtir 1
Postado

A ideia era que, com o carregador de celular atachado no TP4056, como a USBzona está paralela à USBzinha, carregaria, além da 18650, o celular, talvez mais lentamente mas carregaria. Mas não... ele esquenta prá burro e ainda drena, da bateria do celular para a 18650.

Enquanto a fonte era um carregador de celular, dava o pau que descrevi. Agora, com um conversor 110v/220v -> 5v-3A está funcionando direitinho: tanto a 18650 quanto o celular estão carregando normalmente. Como teste, esvaziei os dois, tentei carregá-los usando o carregador e só a 18650 se carrega, o celular não. Mas mudando novamente para a fonte, ambos são carregados.

Experimentei também retirar a 18650 e, tentando carregar só o celular com o carregador, não funciona. Como depois do TP4056 tem um step-up (MT3608) ligado direto, mesmo sem colocar nada depois desse step-up, parece que há alguma interferência dessa dupla (TP4056 e MT3608) que impede o celular de ser carregado. Bom... há a possibilidade do gerenciador de carga interno ao celular e/ou da bateria dele estarem ruins. E mesmo esse carregador que tenho não é original.

Medindo a tensão de saída desse carregador sem nada atachado a ele, ela oscila, fica pulando entre mais ou menos 5,5v e 4,2v (não tenho osciloscópio e o multímetro que uso atualiza a 2Hz). Já a fonte de 5v é estável, conectada a alguma carga ou não. Talvez o carregador tenha circuito interno para gerenciar o carregamento de baterias, mesmo... Além do circuito interno ao celular. A fonte 5v direto no celular o carrega bem.

17 horas atrás, Tito Fisher disse:

O Datasheet do TP4056 diz que ele é um single cell charger , mas já vi gente colocando duas 18650 em paralelo e obtendo exito ( apesar do maior tempo necessario )  mas isso tambem sempre nas saidas B+/B- .

Sim, isso funciona. Demora mas funciona. Tenho em duas caixinhas, cada uma delas com duas 18650. Em uma delas, o carregador é de celular mas está dedicado às 18650. Na outra há uma saída USBzão para carregar eventual celular, mas está depois do step-up. Assim também funciona só que, se a caixinha estiver em uso, a carga do celular demora horrores. Funciona até com o TP4056 desconectado. Foi uma tentativa de fazer dessa caixinha também um power bank pobrinho, com apenas duas 18650 (algo como 5Ah), quebrar um galho. Mas além de demorar a carregar algum celular conectado nessa USBzona, isso exaure as 18650 rapidinho. Bom, é só para quebrar um galho, mesmo.

Bom... aqui apenas troquei o carregador de celular pela fonte e ficou tudo ok.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...