Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No meu caso quem fez a instalação desse apartamento que estou morando deve ser louco, mas vamos lá.

Aqui tem 4 fios para fazer a ligação do chuveiro.

Como de costume o pessoal não põe nas cores padrão.

Então esses 4 fios, sendo 2 fios pretos separados ligados juntos e é o fase já testei, pois bem separei os 2 fios e tem fase nos dois, agora qual é 127v ou 220v ?

Ou os 2 ligados da qual tensão?

Sendo que não sei qual tensão tem cada fio.

No meu entender os dois fios devem ser 110v totalizando 220v.

Agora a outra questão é que os outros 2 fios também são fios separados ligados juntos, sendo 1 fio azul claro e 1 preto um pouco mais fino que o azul claro.

Tinha chamado alguém alguém aqui para instalar o cara instalou e funcionou por um tempo, acho que 1 mês.

Mas simplesmente o chuveiro parou de funcionar.

Eu penso que queimou a resistência do chuveiro mas não tem nenhum cheiro de queimado ou nada preto, pois abri o chuveiro para ver e parece tudo show. 

Mas não funciona. Ah lembrando que o disjuntor é de 63A.

Postado
16 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

No meu caso quem fez a instalação desse apartamento que estou morando deve ser louco, mas vamos lá.

Aqui tem 4 fios para fazer a ligação do chuveiro.

Como de costume o pessoal não põe nas cores padrão.

Então esses 4 fios, sendo 2 fios pretos separados ligados juntos e é o fase já testei, pois bem separei os 2 fios e tem fase nos dois, agora qual é 127v ou 220v ?

Ou os 2 ligados da qual tensão?

Sendo que não sei qual tensão tem cada fio.

No meu entender os dois fios devem ser 110v totalizando 220v.

Agora a outra questão é que os outros 2 fios também são fios separados ligados juntos, sendo 1 fio azul claro e 1 preto um pouco mais fino que o azul claro.

Tinha chamado alguém alguém aqui para instalar o cara instalou e funcionou por um tempo, acho que 1 mês.

Mas simplesmente o chuveiro parou de funcionar.

Eu penso que queimou a resistência do chuveiro mas não tem nenhum cheiro de queimado ou nada preto, pois abri o chuveiro para ver e parece tudo show. 

Mas não funciona. Ah lembrando que o disjuntor é de 63A.

O chuveiro eu não conheço, mas a fiação elétrica deve ser: pretos: fase / verde: terra / azul: neutro

Edit.: esse é o padrão, se o instalador fez burrada, só Deus sabe!

Postado

Essa ligação com 4 fios é assim: 2 fases + neutro + terra, porque foi feito assim? porque dessa forma é possível ligar chuveiros 220V ou 127V sem precisar mexer no quadro de distribuição, se houver. O chuveiro vem com 3 fios, sendo obrigatoriamente uma fase e o terra, o fio que sobrou você liga na outra fase se o chuveiro for 220V ou liga no neutro se o chuveiro for 127V.

Postado
2 horas atrás, Vitor do Nascimento disse:

Testou esse também?

É fase ou é neutro?

Sua casa recebe que tipo de padrão? Só 110, só 220 ou os dois?

Minha opinião é o seguinte: usaram dois fios finos pra não ter que comprar um só mais grosso.

Se estavam juntos é porque são o mesmo fio (saem do mesmo lugar lá no seu quadro de força).

Postado
51 minutos atrás, Renato.88 disse:

usaram dois fios finos pra não ter que comprar um só mais grosso.

pensei a mesma coisa...

agora tem que testar com o multimetro para saber se é a mesma fase...

Postado
56 minutos atrás, Renato.88 disse:

Minha opinião é o seguinte: usaram dois fios finos pra não ter que comprar um só mais grosso.

Se estavam juntos é porque são o mesmo fio (saem do mesmo lugar lá no seu quadro de força).

Eitcha! Aí a gambiarra tá solta, bicho!!! kkkkkk

Postado
40 minutos atrás, Phenom_X4 disse:

pensei a mesma coisa...

agora tem que testar com o multimetro para saber se é a mesma fase...

@Wal SJC Sim eu teria que ter esse aparelho pra saber a tensão.

4 horas atrás, Wal SJC disse:

O chuveiro eu não conheço, mas a fiação elétrica deve ser: pretos: fase / verde: terra / azul: neutro

Sim esse padrão eu sei. Mas a questão é que aqui na minha casa o padrão é 110/127v esses 2 fios pretos que falei os 2 são fase, mas eles são fios separados, mas estavam ligado juntos. E sim vem do mesmo lugar, do mesmo buraco na parede.

adicionado 1 minuto depois

Sim esse padrão eu sei. Mas a questão é que aqui na minha casa o padrão é 110/127v esses 2 fios pretos que falei os 2 são fase, mas eles são fios separados, mas estavam ligado juntos. E sim vem do mesmo lugar, do mesmo buraco na parede.

adicionado 3 minutos depois

@Wal SJC Sim esse padrão eu sei. Mas a questão é que aqui na minha casa o padrão é 110/127v esses 2 fios pretos que falei os 2 são fase, mas eles são fios separados, mas estavam ligado juntos. E sim vem do mesmo lugar, do mesmo buraco na parede.

adicionado 7 minutos depois
1 hora atrás, caolne disse:

Essa ligação com 4 fios é assim: 2 fases + neutro + terra, porque foi feito assim? porque dessa forma é possível ligar chuveiros 220V ou 127V sem precisar mexer no quadro de distribuição, se houver. O chuveiro vem com 3 fios, sendo obrigatoriamente uma fase e o terra, o fio que sobrou você liga na outra fase se o chuveiro for 220V ou liga no neutro se o chuveiro for 127V.

@caolne  É assim como eu falei tem 2 fios pretos sendo os 2 fase, mas são fios separados mas estou ligados juntos, e os outros 2 também a mesma coisa são 2 fios 1 sendo preto e outro azul claro, os 2 ligados juntos. Esses 2 não tem corrente, não tem tensão, agora não sei se 1 desses 2 é Terra, que poderia está ligado junto com o neutro, até porque o fio preto é mais fino que o azul claro. Coisa de 6mm pra 4mm

adicionado 14 minutos depois
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Testou esse também?

É fase ou é neutro?

Sua casa recebe que tipo de padrão? Só 110, só 220 ou os dois?

@Renato.88 Assim os fios me parece que são de 6mm só que tem 1 que parece ser 4mm tendeu ? Minha casa é 110/127V.

e sim teste os fios, são 2 fases separados ligado juntos, e são 2 fios que não tem corrente e nem tensão, que também são separados ligados juntos.

Ao meu ver o fio mais fino que seria 4mm deve ser terra que está ligado junto com o neutro.

Todos os fios vem do mesmo lugar na parede. Ou seja o Chuveiro tem 3 fios, fase, neutro e terra, só que aqui como eu disse são 4.

E estava ligado como se fosse somente 2 fios, no caso fase e neutro.

Como eu falei, os 2 fases pretos ligados juntos no fase do chuveiro e os outros 2 fios que é preto e azul ligados somente no neutro do chuveiro.

E o que sobra ????

Sobra o terra pendurado, ligado em nada.

adicionado 23 minutos depois

O chuveiro elétrico é um Hydra Fita Eletrônica segue o link de referência https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1137013651-ducha-eletrnica-hydra-fit-220v-ou-127v-super-promoco-_JM?matt_tool=26177295&matt_word&gclid=Cj0KCQjwyJn5BRDrARIsADZ9ykGNJrhu-H6KCrw3kZRVkkF8zzHAM6V_M3wtbwwti410hBukVeKDyKwaAgvrEALw_wcB&quantity=1

adicionado 25 minutos depois

O chuveiro é 220v/127v
Potência 6800w para 220v e 5500w para 127v (potencia máxima)

Postado
56 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

Sim eu teria que ter esse aparelho pra saber a tensão.

56 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

são 2 fases separados ligado juntos, e são 2 fios que não tem corrente e nem tensão, que também são separados ligados juntos.

como você sabe que não tensão, se você não tem multimetro? você está usando aqueles testes de fase?

para saber se esses 2 fios pretos são fases diferentes ligue uma lampada 220V entre eles, se a lampada ascender confirma que são duas fases mesmo, se não ascender é porque os 2 fios estão ligados na mesma fase.

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Vitor do Nascimento disse:

Minha casa é 110/127V.

e sim teste os fios, são 2 fases separados ligado juntos, e são 2 fios que não tem corrente e nem tensão, que também são separados ligados juntos.

Os dois fios pretos são a mesma fase. Não precisa fazer mais teste nenhum, pois se fossem fases diferentes já teria queimado tudo há muito tempo.

Resta saber agora se o neutro funciona, pois a chave teste não acende mesmo tendo energia no neutro.

Como o amigo @Phenom_X4 já disse faça testes com uma lâmpada, vá colocando ela nos fios de toda maneira possível. Se acender é porque tem fase e neutro.

Se não acender é porque pegou fase-fase, neutro-neutro ou a instalação está interrompida seja no quadro ou dentro do conduíte.

Postado
59 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

@Phenom_X4 ue não precisa ter multímetro pra saber se tem fase, usei chave de testes que eu tenho. Só que infelizmente essa chave que eu tenho não mostra a tensão, é uma chave de teste simples, colocou,ascendeu, tem fase. 

Se você olhar na caixa de luz, lá deve ter fase e neutro identifcados. Pelo simples motivo que o neutro vem da rede da concessionária e distribui pela rede da sua casa junto com a fase. E o terra não vem da rede da concessionária.

Se voce olhar na caixa de luz, no circuito que sai para o chuveiro, os dois fios pretos devem estar ligados na mesma fase, a qual vem da rua e o azul no neutro, que também vem da rua.

Aí, você segue a fase e o neutro da entrada da caixa até o circuito que sai para o chuveiro e vê a cor dos fios que saem.

Provavelmente a fase estará ligada nos dois fios pretos (juntos) e o neutro no fio azul claro.

São esses fios que chegam no chuveiro, mais o terra.

Por exclusão, o fio que sobrou deve ser o terra, provavelmente ele deve estar conectado em um fio que desce para o chão e provavelmente também estará conectado na própria caixa. É o fio que não vem da rede da concessionária.

Aí você confirma se ele é aquele fio mais fino que está chegando no chuveiro.

Postado
4 horas atrás, Phenom_X4 disse:

você está usando aqueles testes de fase?

ue não precisa ter multímetro pra saber se tem fase,

eu perguntei exatamente se você usou a chave teste...

como você já sabe, não precisa de multimetro para saber se tem tensão no fio, mas para saber se os 2 fios estão com a mesma fase, ou se estão com fases diferentes você precisa sim do multimetro... 👍

Postado
5 minutos atrás, Phenom_X4 disse:

para saber se os 2 fios estão com a mesma fase, ou se estão com fases diferentes você precisa sim do multimetro... 👍

Depende, se tiver um "rabicho" com lâmpada, dá para descobrir...

Postado

@Phenom_X4 sim nessa questão para fazer esse teste eu preciso do multímetro, olha isso da uma bagunça, uma gambiarra que só vocês precisavam ver. Dentro do apartamento só tem 1 quadro de luz que tem 2 Disjuntores, 1 desliga a casa toda mas não o banheiro, e o outro desliga só o banheiro. 

Postado

@Phenom_X4 sim nessa questão para fazer esse teste eu preciso do multímetro, olha isso da uma bagunça, uma gambiarra que só vocês precisavam ver. Dentro do apartamento só tem 1 quadro de luz que tem 2 Disjuntores, 1 desliga a casa toda mas não o banheiro, e o outro desliga só o banheiro. 

Disjuntor bipolar?

(no circuito do banheiro)

Postado
15 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

@Wal SJC Não. São 2 Disjuntores separados. Os 2 de 63A, e não é do preto não é daquele outro, acho que disjuntor DR, aquele branco. 

Que perigo isso... 

Se der um curto numa lâmpada ou tomada vai pegar fogo, esse disjuntor de 63A não desarma com fio abaixo de 10mm².

Os disjuntores para a casa devem ser de no máximo 20A. Porém, pra funcionar as instalações devem ser separadas por cômodos. 

Enquanto que o do chuveiro no máximo de 50A e só pra ele. 

Os disjuntores pelo visto são DIN (o padrão mais novo). 

3 horas atrás, Wal SJC disse:

Disjuntor bipolar?

(no circuito do banheiro)

No apartamento dele não parece ter 127/220. Só 127V mesmo, logo não precisa de disjuntor bipolar. 

• Obrigado 1
Postado
36 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

@Wal SJC Não. São 2 Disjuntores separados. Os 2 de 63A, e não é do preto não é daquele outro, acho que disjuntor DR, aquele branco. 

Então, se for disjuntor DR,  melhor ainda.

Os dois fios que passam pelo disjuntor DR, obrigatoriamente um é a fase e outro é o neutro, se você estiver trabalhando em 110/127V.

O fio terra não passa pelo disjuntor, ele vai direto.

Observe se aqueles dois fios pretos que chegam juntos no chuveiro, são os mesmos que estão saindo juntos, de um dos polos do disjuntor. E se o azul é igual o que está saindo do outro polo. Se for isso, eles são a fase (os dois fios pretos) e o neutro (fio azul).

O fio que está sobrando (preto mais fino), se não está passando pelo disjuntor, provavelmente é o fio terra.

adicionado 2 minutos depois
14 minutos atrás, Renato.88 disse:

No apartamento dele não parece ter 127/220. Só 127V mesmo, logo não precisa de disjuntor bipolar. 

Se for disjuntor DR, ele tem que ser, obrigatoriamente, bipolar.

Se o neutro não passar pelo disjuntor, o DR não funciona. 

...e por falar nisso, estamos fugindo do tema. Mas, voltando a ele, eu acho que o "defeito" é exatamente o fato do DR estar atuando, porque o chuveiro pode estar dando fuga de corrente, então o disjuntor DR desarma direto

• Obrigado 1
Postado

@Wal SJC acontece que o disjuntor não desarma, até porque o chuveiro nem liga ue, claro se tiver algum curto o disjuntor ia fazer seu papel. Mas como eu falei antes o chuveiro funcionava normal, mas parou do nada, e como eu falei, abri o chuveiro para ver a resistência e ao que me parece não tem nada queimado, nada preto, nada com cheiro. 

Postado
2 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

@Wal SJC acontece que o disjuntor não desarma, até porque o chuveiro nem liga ue, claro se tiver algum curto o disjuntor ia fazer seu papel. Mas como eu falei antes o chuveiro funcionava normal, mas parou do nada, e como eu falei, abri o chuveiro para ver a resistência e ao que me parece não tem nada queimado, nada preto, nada com cheiro. 

A tensão está chegando, o disjuntor permanece armado e o chuveiro não está esquentando, é isso?

Então, é defeito do chuveiro, não tem nada a ver com a instalação elétrica da sua casa e nem com as cores dos fios!

Postado

@Wal SJC eu vou mandar uma foto pra vocês verem com o está a gambiarra do quadro de luz que falei pra vocês.

Até mesmo na ligação do chuveiro está.

Lembrando que essa foto que vou mandar é antiga onde tinha 2 Disjuntores normal daquele preto, ainda por cima só de 20A.

Da fiação do chuveiro no banheiro eu tinha a foto mas apaguei, e agora estou na rua.

Mas olhem essa ai.

Lembrando que os disjuntores atuais não são esses. 

P_20200720_163211_vHDR_Auto.jpg

adicionado 0 minutos depois

@Wal SJC eu vou mandar uma foto pra vocês verem com o está a gambiarra do quadro de luz que falei pra vocês.

Lembrando que essa foto que vou mandar é antiga onde tinha 2 Disjuntores normal daquele preto, ainda por cima só de 20A.

Da fiação do chuveiro no banheiro eu tinha a foto mas apaguei, e agora estou na rua.

Mas olhem essa ai.

@Wal SJC Analise bem a foto, eu ainda não tirei a foto com os disjuntores atuais. Mas a fiação é essa bagunça ai mesma, só trocou os disjuntores. 

P_20200720_140837_vHDR_Auto_HP.jpg

adicionado 5 minutos depois

@Wal SJC tem tensão nos 2 ue e sim o disjuntor fica ligado. 

adicionado 8 minutos depois
7 minutos atrás, Vitor do Nascimento disse:

Mas olhem essa ai.

Mas olhem essa ai.

@Wal SJC Analise bem a foto, eu ainda não tirei a foto com os disjuntores atuais. Mas a fiação é essa bagunça ai mesma, só trocou os disjuntores. 

P_20200720_140837_vHDR_Auto_HP.jpg

adicionado 5 minutos depois

@Wal SJC tem tensão nos 2 ue e sim o disjuntor fica ligado. 

Quero ter certeza se alguma bagunça nas fiações ou se o chuveiro queimou realmente. 

Postado
1 hora atrás, Vitor do Nascimento disse:

Mas olhem essa ai.

Mas olhem essa ai.

Cara, eu aconselho você a não mexer na sua instalação elétrica, se a tensão estiver chegando até o chuveiro.

Você pode até usar um rabicho com lampada para testar os fios, se acender está ok, pois já funcionou por um tempo e ninguém mexeu, então não deve ter ligação errada.

Quanto ao chuveiro, pelo simples fato de ter "eletrônico" no nome já é um indício de "fragilidade".

Um negócio que trabalha com água, em um ambiente cheio de vapor de água (umidade), não sugere que vá trabalhar durante anos sem dar defeito, como acontecia com os bons e velhos chuveiros lorenzetti.

Grande chance do defeito ser no tal "chuveiro eletrônico" e não na fiação.

Lembrando que não estou desfazendo do chuveiro, acredito que ele deve ter ótimos recursos para controle de temperatura, mas certamente não é algo tão robusto como os chuveiros mais antigos, que só tinham a resistência e o diafragma para dar defeito.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Vitor do Nascimento disse:

Quero ter certeza se alguma bagunça nas fiações ou se o chuveiro queimou realmente

Ao que parece, o chuveiro queimou mesmo. 

Porém deve arrumar esse quadro, não é muito seguro esse monte de fio no mesmo disjuntor. 

Não tenho certeza se o que está aí atualmente é DR. Se for, ele não protege a instalação de curto circuito. 

Tem três fios no mesmo disjuntor (o de cima), o correto são 3 disjuntores, um pra cada fio. 

Para o chuveiro deve ter um disjuntor só pra ele. Aí tem a a gambiarra dos dois fios pretos juntos, não é adequado mas passa. 

Ao que vejo, também não parece ter aterramento, pois os fios pretos, azuis e verdes dão a impressão de estar todos juntos. Estou certo, ou tem outra emenda por trás? 

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Ao que parece, o chuveiro queimou mesmo. 

Porém deve arrumar esse quadro, não é muito seguro esse monte de fio no mesmo disjuntor. 

Não tenho certeza se o que está aí atualmente é DR. Se for, ele não protege a instalação de curto circuito. 

Tem três fios no mesmo disjuntor (o de cima), o correto são 3 disjuntores, um pra cada fio. 

Para o chuveiro deve ter um disjuntor só pra ele. Aí tem a a gambiarra dos dois fios pretos juntos, não é adequado mas passa. 

Ao que vejo, também não parece ter aterramento, pois os fios pretos, azuis e verdes dão a impressão de estar todos juntos. Estou certo, ou tem outra emenda por trás? 

Ele disse que isso já foi mudado. Pelo que estou vendo aí, antes tinha um disjuntor de 20A para o chuveiro e outro para o resto da casa, e o neutro passava direto. Com a instalação do DR o neutro também passou pelo disjuntor, pelo menos é isso que eu imagino, senão não haveria sentido em instalar DR.

Postado
18 minutos atrás, Wal SJC disse:

Ele disse que isso já foi mudado. Pelo que estou vendo aí, antes tinha um disjuntor de 20A para o chuveiro e outro para o resto da casa, e o neutro passava direto. Com a instalação do DR o neutro também passou pelo disjuntor, pelo menos é isso que eu imagino, senão não haveria sentido em instalar DR.

Sim, mas veja o que ele disse antes:

10 horas atrás, Vitor do Nascimento disse:

Dentro do apartamento só tem 1 quadro de luz que tem 2 Disjuntores, 1 desliga a casa toda mas não o banheiro, e o outro desliga só o banheiro. 

4 horas atrás, Vitor do Nascimento disse:

São 2 Disjuntores separados. Os 2 de 63A, e não é do preto não é daquele outro, acho que disjuntor DR, aquele branco

Desse jeito ainda continua errado. 

O correto é que se tenha o DR e o disjuntor comum. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...