Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock de memoria ram


Visitante
Ir à solução Resolvido por carbonii,

Posts recomendados

Olá pessoal estou pensando em montar um setup com um ryzen 5 1600! Estou com dúvida na escolha da placa-mãe e da memoria ram. Tem um cara no youtube que faz 3600mhz em memoria ram num ryzen 5 2400g com uma gigabyte ab350m ds3h v2, na especificação da placa-mãe diz que suporta memorias de até 3200mhz.

ATUALIZAR BIOS da AB350M + Como ligar o XMP nas Memórias 3600Mhz #DicaTito

Então como ele consegue rodar a 3600mhz? Será se eu entendi bem galera os ryzen por ser tudo AM4 roda qualquer frequencia de memória? pois o controlador de memória está na cpu e não na placa-mãe. O ryzen 1600 consegue rodar memorias acima de 3600mhz?

adicionado 3 minutos depois

É estranho galera. Ajudem ai!😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "máximo" da placa-mãe não é um limite, na realidade foi só o maior valor que o fabricante testou. Ela pode muito bem passar disso nas condições certas.

 

Não é bem assim. O controlador realmente está no processador, e é verdade que ele pode ser um fator limitante. Mas não é o único. Aliás, ele geralmente é o que menos importa, quase sempre a qualidade da placa-mãe (tanto hardware quanto firmware) é que vai te limitar. E no caso específico dos Ryzen, tem também a Infinity Fabric, que sofre OC junto com a RAM.

 

Improvável, processadores de 2a geração não constumam conseguir um OC muito alto na RAM. E mesmo que conseguisse, é inútil passar de 3800mhz com Ryzen por causa da IF, que a partir disso reduz pela metade o clock e faz o desempenho despencar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente. Pode ser que rode, mas a probabilidade não é tão alta, ou pelo menos não de rodar decentemente. Sendo uma B450 e 3a geração, é mais jogo. Mas sendo B350, que não são tão boas, e/ou considerando um processador de 2a geração, que não consegue clock tão alto, espere não pegar.

 

Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

 

adicionado 1 minuto depois

você diz que O "máximo" da placa-mãe não é um limite, na realidade foi só o maior valor que o fabricante testou. E no caso das placa-mãe para processadores intel é do mesmo jeito por exemplo uma placa que diz suportar no máximo 4000mhz ela pode passar disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque isso se chama "overclock". Se fosse simples de só apertar um botão e funcionar, você pode apostar que todos os fabricantes venderiam para ter mais desempenho e ganhar uma vantagem sobre a concorrência. De novo, eu nunca disse que VAI pegar ou que NÃO VAI de maneira absoluta: eu disse que pode ser que você dê sorte e funcione, como o cara que você viu, mas que é mais provável que não consiga, ou que consiga e tenha desempenho ruim por causa de outros fatores.

 

É que nem dizer que qualquer pessoa consegue correr a maratona das olimpíadas só porque tem uma centena de gente que consegue; você pode até chegar no nível delas, mas é mais provável que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Imakuni disse:

O "máximo" da placa-mãe não é um limite, na realidade foi só o maior valor que o fabricante testou. Ela pode muito bem passar disso nas condições certas.

 

E no caso das placa-mãe para processadores intel é do mesmo jeito por exemplo uma placa que diz suportar no máximo 4000mhz ela pode passar disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2020 às 14:30, Imakuni disse:

Porque isso se chama "overclock".

ele só ativo o xmp nas memorias de 3600mhz não é overclock como pode funcionar 3600mhz numa placa-mãe que diz que só suporta até 3200mhz?

adicionado 9 minutos depois

mais qualquer placa-mãe ryzen seja ab350, a320, b450, todas elas fazem overclock pra 3600mhz mesmo dizendo que só vai até 3200mhz?

adicionado 10 minutos depois

os 3600mhz funciona em qualquer ryzen 1 2 e 3 geração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por parte da RAM, dizer que ela é de "3600mhz" na realidade só quer dizer que o fabricante testou esse overclock e viu que o pente aguentou, mas nem por isso deixa de ser OC. E isso é só por parte do pente, a placa-mãe e/ou processador, ou mesmo uma combinação específica de peças podem ser incapazes de rodar nessa frequência.

 

Já disse e vou repetir: se fosse 100% garantido, todo mundo ia vender desse jeito por padrão. O simples fato de não ser assim já deve ser algum indicativo de que talvez você tenha alguma complicação.

 

Acho que você ainda não entendeu... mas vamos lá. Essas placas

 

TALVEZ,

Quem sabe,

POSSIVELMENTE,

Com sorte,

 

conseguem rodar mais que o valor máximo testado.

 

Leia de novo "valor máximo testado", não necessariamente que não passe disso. E na mesma vibe, não é garantia de que chegue nele também!

 

Ficou claro agora que PODE SER que funcione, do mesmo jeito que PODE SER QUE NÃO?

 

Vide acima.

 

Perfeito, então ao em vez de ficar andando em círculos, diga, você já tem algum processador e placa-mãe ou ainda vai comprar os dois? Se ainda for comprar, diga quanto pode investir e a gente te fala o que comprar e você esquece essa salada toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava olhando site da amd uma lista de chipset todas funcionam overclock só não a a320 ai eu pesquisei pela 

ASUS PRIME A320M-K e diz que vai até 3200mhz ela pode passar disso ou não? porque no site da amd diz que o chipset a320 é  Para usuários plug-and-play e overclock está desabilitado não entende pode me explicar

adicionado 2 minutos depois

@Imakuni então uma gigabyte ab350m com um ryzen 5 2400g funciona 3600mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!